Comissão de Autovaliação Comissão de Autovaliação

Comissão de Autoavaliação e Planetamento Estratégico

Coordenadora:  Profª Lucinalva Andrade Ataíde de Almeida

Membros internos: Prof. Valdir Bezerra dos Santos Junior, Prof. Gustavo Henrique da Silva Lima, Profa. Aline Renata dos Santos, Profa. Maria Fernanda dos Santos Alencar.

Representantes discentes: Anderson José Francisco Silva (representante do Mestrado); Islayne Barbosa de Sá Gonçalves (representante do Doutorado); Maria Júlia Carvalho de Melo (representante egressa)

Representante Técnico: Fernando Henrique Mineiro (Secretário do PPGEduC)

Membro externo: Carlos Eduardo Ferraço (UFES)
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PPGEDUC (2025-2028)
 

Este documento apresenta o planejamento estratégico do Programa de Pós-graduação em Educação Contemporânea (PPGEduC) da Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico do Agreste, para os anos de 2025 a 2028. Ele foi elaborado a partir das demandas específicas do Programa e em diálogo com o Plano de Desenvolvimento Institucional da UFPE (2025–2029) e o Plano Institucional de Pós-Graduação da UFPE (2021–2025). O planejamento evidencia o mapeamento e conhecimento da realidade atual do PPGEduC, identifica mudanças necessárias e fornece uma orientação estratégica para ações a serem implementadas nos próximos quatro anos, tendo como referência cinco objetivos prioritários do PDI: ampliar a produção científica; expandir projetos extensionistas; fomentar ações de permanência para estudantes em situação de vulnerabilidade; ampliar ações de inclusão e diversidade; e consolidar a internacionalização em ensino, pesquisa, extensão, inovação e gestão.

A seguir, apresentam-se os objetivos gerais e específicos definidos no planejamento:

Objetivo Geral:
Promover a formação de mestres e doutores em Educação (pesquisador e docente), por meio do desenvolvimento da pesquisa e da análise do fenômeno educacional em suas múltiplas relações sociais e culturais, em espaços escolares e não escolares. O Programa visa contribuir com a consolidação da pesquisa acadêmica no interior de Pernambuco e com a descentralização da produção de conhecimento.

Objetivos Específicos:

  1. Formar profissionais que atendam, quantitativa e qualitativamente, à expansão do ensino superior na área de Educação, com ênfase na diversidade sociocultural e suas implicações na experiência formativa;

  2. Preparar pesquisadores que desenvolvam pesquisa em Educação, enfocando diversas modalidades e dimensões do fenômeno educativo, em contextos escolares e não escolares;

  3. Desenvolver reflexão e propor caminhos que auxiliem o enfrentamento das grandes questões e desafios colocados pelos novos paradigmas científicos e educacionais, pelas demandas do sistema educacional e pelas práticas educativas desenvolvidas em espaços escolares e não escolares.

A partir desses objetivos, foram definidos 12 objetivos estratégicos para o quadriênio 2025–2028:

  1. Reestruturar as linhas de pesquisa com base nas disciplinas, orientações, projetos e vocação do Programa;

  2. Incentivar o envolvimento docente na construção de políticas públicas e na assessoria a redes de ensino municipais e estaduais;

  3. Intensificar a socialização das produções do PPGEduC, por meio de publicações, parcerias e fortalecimento das revistas do Programa;

  4. Viabilizar projetos de internacionalização, com base em acordos de co-tutela e parcerias institucionais, especialmente latino-americanas;

  5. Ampliar as relações com coletivos diversos, como fóruns, conselhos de educação, movimentos sociais, povos indígenas e populações tradicionais;

  6. Fortalecer as práticas de avaliação e autoavaliação por meio da elaboração e implementação de um plano de autoavaliação;

  7. Intensificar a participação de docentes, discentes e egressos em eventos científicos, com incentivo à produção acadêmica e extensão;

  8. Fortalecer a formação de pesquisadores e docentes da educação básica e superior, considerando demandas e temas emergentes da região;

  9. Ampliar a infraestrutura do Programa, com melhorias em espaços físicos e recursos tecnológicos;

  10. Ampliar a visibilidade do PPGEduC no cenário local, com estratégias de divulgação e comunicação institucional;

  11. Fortalecer a relação com os egressos, criando mecanismos de acompanhamento e integração às ações do Programa;

  12. Implementar ações extensionistas, articulando docentes, discentes e egressos em projetos voltados para demandas regionais.

Este documento orienta o PPGEduC na realização de suas atividades acadêmicas, científicas e sociais, reafirmando seu compromisso com o desenvolvimento regional e com a formação crítica e comprometida com a transformação social.

Confirma o documento completo aqui
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PPGEDUC (2021-2024)
Este documento apresenta o planejamento estratégico do Programa de Pós-graduação em Educação Contemporânea (PPGEduc) da Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico do Agreste para os anos de 2021 a 2024, elaborado pela Comissão de Autovaliação e Planejamento Estratégico. Tal planejamento evidencia o mapeamento e conhecimento da realidade atual do Programa, identificando as mudanças necessárias e fornecendo uma orientação em caráter de sugestão para as ações e iniciativas a serem implementadas nos próximos quatro anos. O documento serve de instrumento norteador de ações e iniciativas que serão realizadas ou iniciadas no biênio seguinte – 2025 e 2028.
Abaixo, seguem os objetivos objetivos, retirados do documento, para referência:
Objetivo geral
Promover a formação de mestre em educação (pesquisador e docente), por meio do desenvolvimento da pesquisa e da análise do fenômeno educacional, em suas múltiplas relações sociais e culturais em espaços escolares e não escolares. 

Objetivos Específicos:
1) Formar profissionais que atendam, quantitativa e qualitativamente, à expansão do ensino superior na área de Educação, com ênfase na diversidade sociocultural e suas implicações na experiência formativa;
2) Preparar pesquisadores que desenvolvam pesquisa em Educação, enfocando diversas modalidades e dimensões do fenômeno educativo, em contextos escolares e não escolares;
3) Desenvolver reflexão e propor caminhos que auxiliem o enfrentamento das grandes questões e desafios colocados pelos novos paradigmas científicos e educacionais, pelas demandas do sistema educacional e pelas práticas educativas desenvolvidas em espaços escolares e não escolares.

A partir do objetivo geral de dos objetivos específicos, foram construídos 10
objetivos estratégicos
para o quadriênio 2021 a 2024, definindo para cada um
ações, indicadores e metas (a versão detalhada encontra-se aqui).
1. Ampliar o corpo docente do PPGEduC.
2. Consolidar as linhas de pesquisa.
3. Incentivar o envolvimento do corpo docente do programa na construção de políticas públicas na área de educação e áreas afins, promovendo a articulação, apoio e assessoria às redes municipais de ensino.
4. Intensificar a socialização das produções do PPGEduC.
5. Viabilizar projetos de Internacionalização. a partir de acordos de co-tutela.
6. Ampliar as relações do PPGEduC com os Coletivos Diversos: Fóruns, Conselhos de Educação, Movimentos Sociais, Povos Indígenas e Populações Tradicionais. 
7. Fortalecer as práticas de avaliação e autoavaliação do PPGEduC.
8. Intensificar a participação de docentes, discentes e egressos em eventos científicos local, regional, nacional e internacional.
9. Fortalecer a formação do pesquisador e do docente da educação básica e superior.
10. AmpIiar a Infraestrutura para melhor responder aos objetivos do Programa.