PPGMúsica - Programa De Pós-Graduação Em Música
Produção em destaque Produção em destaque
Attena: Repositório digital
Repositório oficial de Dissertações e Teses com a produção discente do programa
Manguebeat: A Cena, O Recife e o Mundo
Livro de Luciana Mendonça, docente da linha Música, Cultura e Sociedade
Idiossincracias na construção de rabecas
Artigo de Jorge Ventura e Erasmo Estrada aborda a produção de Airon Galindo em Caruaru
Música, Espaço Curricular e Professores
Artigo de Critiane Almeida e Carlos Lima analisa a rede pública de ensino em Petrolina
Produção Docente Produção Docente
ANDRADE, KLESIA. Problema, criatividade e ensino remoto emergencial: reflexões sobre a prática docente no ensino superior. Revista da Abem, v. 30, p. e30103, 2022 |
BARROS, M. H. F.; BELTRAME, J. A. . Educação musical, tecnologias e pandemia: o que aprendemos e para onde vamos?. Revista da ABEM, v. 31, p. 1, 2022 |
BARROS, M. H. F.; PENNA, M. L. F. . Problem-based learning (PBL) in music teacher education. International Journal of Music Education, p. 025576142211305, 2022 |
BARROS, M. H. F; Maura Penna. Resgatando / estabelecendo / construindo relações: propostas de exploração de funks a partir da intertextualidade. Música na Educação Básica, v. 11, p. 8-21, 2022 |
BEZERRA, AMILCAR ALMEIDA; MANSUR, A. ; DE OLIVEIRA, Marcos Vinícius Barros. Cantautores e produção colaborativa na mostra Reverbo: agregar para reverberar. Revista Terceira Margem, v. 26, p. 95-116-116, 2022. |
COUTO, A. C. N. ; MORAIS, Jorge Ventura de. INDIVIDUALISMO E PERFIL PROFISSIONAL ENTRE MÚSICOS ACADÊMICOS: UMA PROPOSTA DE TIPOLOGIA. DEBATES - CADERNOS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA, v. 26, p. 1-25, 2022 |
FERREIRA, D. M.; PEROSA, G. ; LEBARON, F. . O espaço das desigualdades educativas em São Paulo e Recife. EDUCAR EM REVISTA, v. 38, p. 1, 2022. |
LA BARRE, Jorge de. Introduction: Sounds and Silence in the Pandemic City. Streetnotes, v. 28, p. 1-8, 2022. |
LA BARRE, Jorge de. Lockdown, Soundscapes, Dreams: A Diary (July 25, 2020 - August 8, 2021). Streetnotes, v. 28, p. 216-250, 2022 |
MENDONÇA, Luciana F. M.. Sonorities and Cities (in Times of Crisis). Streetnotes, v. 28, p. 9-30, 2022 |
NOGUEIRA, Bruno. Vote50Capas - Associações entre ideologias políticas e gosto musical na guerra cultural. REVISTA ECO-PÓS (ONLINE), v. 25, p. 342-360, 2022 |
SALLES, Sandro Guimarães de; GALINDO, N. A. S. . EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA EM PERNAMBUCO: NOVOS PARADIGMAS PARA UMA EDUCAÇÃO ESCOLAR OUTRA. DEBATES EM EDUCAÇÃO, v. 14, p. 638-657, 2022. |
SANDRONI, Carlos. Notas sobre etnografia em Mário de Andrade. Estudos Avançados, v. 36, p. 205-224, 2022 |
FERREIRA, DANIELA; PEROSA, G. ; LEBARON, F. . Os Efeitos Diferenciados Da Segregação Social Em Recife e São Paulo. In: IV ISA Forum of Sociology, 2021, Porto Alegre. Book of Abstracts accepted for presentation at the IV ISA Forum of Sociology. On line: International Sociological Association, 2021 |
LA BARRE, JORGE DE. Sound, Image, Silence: Art and The Aural Imagination in The Atlantic World, by Michael Gaudio. Visual Studies (Print), v. 1, p. 1-4, 2021. |
LA BARRE, JORGE DE. La photo numérique. Une force néolibérale. Visual Studies (Print), p. 1-2, 2021. |
MENDONÇA, LUCIANA F. M. Armoriais e mangueboys: conflitos prático-conceituais em torno das culturas populares. In: 20º Congresso Brasileiro de Sociologia, 2021, Belém do Pará (online). 20º Congresso Brasileiro de Sociologia - CP 13 Sociologia da Cultura, 2021. |
ESTRADA, E. ; MORAIS, JORGE VENTURA DE. Idiossincrasias na construção da rabeca em Pernambuco: o caso de Airon Galindo, Caruaru-PE. OPUS (BELO HORIZONTE. ONLINE), v. 27, p. 1-24, 2021. |
NOGUEIRA, BRUNO. É LIVE OU AO VIVO?: Pensando as apresentações ao vivo de música durante a pandemia do Covid19 como possível categoria de produto midiático. In: SIMPÓSIO POPFILIA: QUE POP É ESSE QUE NOS HABITA?, 2021, Recife. Anais Simpósio Popfilia 2021, 2021. |
SANDRONI, CARLOS. Patrimonializações e concepções sobre gêneros de música/dança: os casos do samba de roda e do forró. In: 32da Reunião Brasileira de Antropologia, 2020, Rio de Janeiro. 32 Reunião Brasileira de Antropologia - Saberes insubmissos: diferenças e direitos. Brasília: Associação Brasileira de Antropologia, 2020. |
SANDRONI, CARLOS. Brazilian Popular Music During the First Half of the XXth Century. Nova York: Oxford University Press, 2020 (Artigo de divulgação na internet). |
SPANOS, KATHLEEN A. ; BEZERRA, AMILCAR ALMEIDA . Dancing between Pedagogy and Performance: Guerreiros do Passo and the Case of Brazilian. DANCE CHRONICLE, v. 43, p. 3-31, 2020. |
BEZERRA, AMILCAR ALMEIDA; FERREIRA, DANIELA MARIA . Um oásis num sistema poluído. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, v. 75, p. 110-128, 2020. |
BEZERRA, AMILCAR ALMEIDA; RIBEIRO, LUIZ . O Big-bang tropicalista: mediações cosmopolitas entre os Beatles e a Banda de Pífanos de Caruaru. Eco (UFRJ), v. 23, p. 140-165, 2020. |
BEZERRA, AMILCAR ALMEIDA.; MOREIRA, D. G. ; BARBOSA, R. M. . Recantar Caruaru: produção transmídia de conteúdos para a TV Pernambuco. REVISTA ABTU, v. 7, p. 42-50, 2020. |
BEZERRA, AMILCAR ALMEIDA; BARCELOS, P. L. . Cantando a dor do outro: o caso Zuzu Angel e a canção como testemunho na obra de Chico Buarque. Revista Eletrônica de Comunicação, informação & inovação em saúde, v. 14, p. 880-891, 2020. |
COUTO, ANA CAROLINA. Resenha de Music, informal learning and the school: a new classroom pedagogy, de Lucy Green. OPUS (BELO HORIZONTE. ONLINE), v. 26, p. 1-10, 2020. |
COUTO, ANA CAROLINA. Música popular e currículo: uma sociologia do conhecimento profissional na obra de Lucy Green. In: Encontros Regionais Unificados da ABEM, 2020, Natal. Anais do Encontro Regional Nordeste da ABEM, 2020. v. 4. |
LA BARRE, JORGE DE; MATOS, E. C. S. . Do que falamos quando falamos de música? Relatos de uma oficina de escuta. EL OÍDO PENSANTE, v. 8, p. 106-133, 2020. |
LA BARRE, JORGE DE. The universal machine. Visual Studies (Print), v. 35, p. 498-499, 2020. |
MENDONÇA, LUCIANA F. M.. Manguebeat: a cena, o Recife e o mundo. 1. ed. Curitiba: Appris, 2020. v. 1. 3013p |
MORAIS, JORGE VENTURA DE. Luteria, Rabecas e Reciclagem. Mirada, Recife, 23 ago. 2020. |
MORAIS, JORGE VENTURA DE; BARBOSA, Mayara . A Tradição da Luteria da Rabeca Pernambucana: uma Apreciação da Obra de Zé de Nininha. Mirada, Recife-PE, p. 0 - 0, 16 ago. 2020. |
MORAIS, JORGE VENTURA DE; COSTA, Ícaro. A Construção de Rabecas em Pernambuco: O caso Cláudio Rabeca. Mirada, Recife-pe, p. 0 - 0, 09 ago. 2020 |
BEZERRA, AMILCAR ALMEIDA; FONSECA, L. C. R. S. . Caruaru é Roma pegando fogo: mediações cosmopolitas nas crônicas musicais de Carlos Fernando. In: XXI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, 2019, São Luís. Anais Intercom. São Paulo: Intercom, 2019.
BEZERRA, AMILCAR ALMEIDA; FONSECA, L. C. R. S. Estetizando a memória afetiva: cidade, memória e narrativa nas crônicas musicais de Caruaru. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2019, Belém. Anais da Intercom. São Paulo: Intercom, 2019.
COUTO, ANA CAROLINA. . Sociologia do currículo: o aporte teórico de Ben Kotzee para pensar a formação do educador musical. In: XXIV Congresso da Associação Brasileira de Educação Musical, 2019, Campo Grande. Anais do XXIV Congresso da Associação Brasileira de Educação Musical, 2019.
MARTINS, L. R. S. ; FERREIRA, DANIELA. . REFLEXÕES SOBRE OS PROCESSOS CULTURAIS NO CAVALO MARINHO. In: Semana Pedagógica do Centro de Educação UFPE, 2019, Recife. Anais da Semana Pedagógica do Centro de Educação (2019),. Recife: Centro de Educação/ UFPE, 2019. v. 1.
OLIVEIRA, E. N. D. ; FERREIRA, DANIELA. A PEC 55 BATEU NA MINHA PORTA E EU OCUPEI! UM ESTUDO SOBRE OS PROCESSOS FORMATIVOS NOS ESPAÇOS DE SOCIALIZAÇÃO POLÍTICA.. In: Semana Pedagógica do Centro de Educação UFPE, 2019, Recife. Anais da Semana Pedagógica do Centro de Educação (2019),. Recife: Centro de Educação/ UFPE, 2019. v. 1.
FERREIRA, DANIELA.. Schooling and living conditions in the city of Recife. Psihologia Socialà103, v. II, p. 29-47, 2019.
LA BARRE, JORGE DE; LIMA, K. P. R. MEMÓRIAS PORTUÁRIAS EM DISPUTA: (RE)LEITURAS DO PORTO MARAVILHA. CADERNOS DE CAMPO (USP), v. 28, p. 227-248, 2019.
LA BARRE, JORGE DE; MOMCHEDJIKOVA, B. Introduction: From Above: The Practice of Verticality. Streetnotes - Ethnography Poetry and the Documentary Experie, v. 26, p. vi-xii, 2019.
LA BARRE, JORGE DE. On the Contemporary Visual Experience. Part One: Vir(tu)al Horizon(tal). Streetnotes - Ethnography Poetry and the Documentary Experie, v. 26, p. 1-19, 2019.
LA BARRE, JORGE DE. On the Contemporary Visual Experience. Part Two: The Vertical Gaze. Streetnotes - Ethnography Poetry and the Documentary Experie, v. 26, p. 132-147, 2019.
LA BARRE, JORGE DE. On the Contemporary Visual Experience. Part Three: Oblique Strategies. Streetnotes - Ethnography Poetry and the Documentary Experie, v. 26, p. 265-280, 2019.
LA BARRE, JORGE DE. Sampling Lisbon: Kuduro and the Lusophone Imagination. Journal of Popular Music Studies, v. 31, p. 109-130, 2019.
MENDONÇA, LUCIANA F. M.. Legados do Mangue: o manguebeat e as transformações nas hierarquias simbólicas. MÚSICA POPULAR EM REVISTA, v. 2, p. 72-94, 2019
FREITAS, ALTIERE DIAS DE ; MORAIS, JORGE VENTURA DE. O -intelectual- segundo o pensamento decolonial de Walter Mignolo: redescrição e axiologia. INTERRITÓRIOS, v. 5, p. 27-53, 2019.
SANDRONI, CARLOS; SANTOS, C. O. . Música local, políticas culturais e gêneros musicais: notas iniciais sobre forró como patrimônio imaterial. In: Encontro Nacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia, 2019, Campinas-SP. Musicar local: aprendizagens e práticas. IX Encontro da ABET/XII Encontro de Educação Musical da Unicamp. Campinas-SP: Unicamp, 2019. p. 174-180.
SANDRONI, CARLOS; SANTOS, C. O. Forró as Intangible Cultural Heritage. In: Society fo r Ethnomusicology 64th Meeting, 2019, Bloomington, Indiana - EUA. The Society for Ethnomusicology 64th Annual Meeting. Bloomington, Indiana (EUA): SEM, 2019. p. 71-71.
VISCONTI, EDUARDO; FERREIRA, G. A. A. . Organização e texto de apresentação do Dossiê 'Música popular nordestina e mercado (1950-2010). MÚSICA POPULAR EM REVISTA, v. 6, p. 5-12, 2019.
ALONSO, GUSTAVO. Do sertanejo universitário ao feminejo: a música sertaneja e a antropofagia das massas. Zumbido, v. 2, p. 1-20, 2018
ALONSO, GUSTAVO. México sertanejo-brasileño. In: Montoya Arias, Luis Omar; Alves Dias, Saulo Sandro; Duarte Valente, Heloísa de A.; Díaz Güemez, Marco Aurelio (coordinadores). (Org.). México. Corazón Musical de Latinoamérica. 1ed.Mérida: Escuela Superior de Artes de Yucatán, 2018, v. 1, p. 244-261.
BEZERRA, AMILCAR ALMEIDA; FONSECA, L. C. R. S. Entre pífanos e epifanias: Strawberry Fields Forever e o poder mediador da canção. In: XX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, 2018, Juazeiro. Anais 2018. São Paulo: Intercom, 2018.
BEZERRA, AMILCAR ALMEIDA. 'Lili, verdade ou fantasia?': cinema e modernidade nos frevos de Carlos Fernando. In: 41 Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2018, Joinville. Anais da Intercom. São Paulo: Intercom, 2018.
COUTO, ANA CAROLINA. A relação dos músicos da subárea Práticas Interpretativas com a escrita acadêmica: uma análise sociológica. DEBATES (UNIRIO), v. 20, p. 1-26, 2018.
FERREIRA, DANIELA.; MARQUES, W. R. ; CASTAGNA, Paulo . Jaime Diniz e suas atribuições a Luís Álvares Pinto: a construção de uma identidade de protagonismo à luz das práticas musicológicas de seu tempo. In: XXVIII CONGRESSO DA ANPPOM, 2018, Manaus. ANAIS do XXVIII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2018.
LA BARRE, JORGE DE; ANDRADE, S. ; BURRY, C. ; CORTES, C. E. ; OLIVEIRA, O. L. . Para falar em (sociologia da) música. Relatos de (uma oficina de) escuta. REVISTA ENSAIOS, v. 12, p. 119-138, 2018.
LA BARRE, JORGE DE. Politiques visuelles. Visual Studies (Print), v. 33, p. 204-205, 2018.
VISCONTI, EDUARDO; ALONSO, GUSTAVO. Dominguinhos e a "invenção" do Nordeste cosmopolita. Teoria e Cultura, v. 13, p. 198-209, 2018.
VISCONTI, EDUARDO. L.; SALES, I. G. . Vassourinha elétrica: apontamentos acerca da inserção e prática de instrumentos elétricos nas orquestras de frevo pernambucanas. In: XXVIII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2018, Manaus. Anais do XXVIII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2018.
ALONSO, GUSTAVO. Os Vandrés do sertão: Música sertaneja, ufanismo e reconstruções da memória na redemocratização. ESTUDOS IBERO-AMERICANOS, v. 1, p. 1, 2017.
ALONSO, GUSTAVO. Tomorrow never knows: as influências da música dos Beatles no Brasil. ESTUDOS UNIVERSITARIOS, v. 34, p. 17-38, 2017.
ALONSO, GUSTAVO. Tomorrow never knows: The Influence of the Beatles Music in Brazil. Journal of World Popular Music, v. 4,2, p. 245-263, 2017.
ALONSO, GUSTAVO. A MPBzação do rock mainstream no Brasil. In: Adriana Amaral; Fabricio Oliveira; Gustavo Fischer; Michael Goddard; Ivan Bonfim; Marcelo Conter. (Org.). Mapeando cenas da música pop: cidades, mediações e arquivos Volume 1. 1ed.João Pessoa: Marca de Fantasia, 2017, v. 1, p. 60-80.
BEZERRA, AMÍLCAR ALMEIDA BEZERRA.; WELLER, F. . A 'brodagem' e a crítica audiovisual em Pernambuco. ESTUDOS UNIVERSITARIOS, v. 34, p. 39-47, 2017.
SILVA, DIANE ; BEZERRA, AMÍLCAR ALMEIDA; COUTINHO PEPECE, OLGA MARIA ; CELSO DE MIRANDA, ANA PAULA . Figurino como narrativa não verbal: uma análise de Daenerys Targaryen da série Game of Thrones. DIÁLOGO COM A ECONOMIA CRIATIVA, v. 2, p. 71-105, 2017.
BEZERRA, AMILCAR ALMEIDA; FERREIRA, DANIELA. . Música, sociabilidade e gosto musical: o espaço do rock no Recife dos anos 1970 e 1980. In: Encontro Nacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia (ENABET), 2017, Rio de Janeiro. Anais da ENABET. Rio de Janeiro: UNIRIO, 2017. p. 89-97.
COUTO, ANA CAROLINA. A representação da música como conhecimento nas obras de Adorno, DeNora e Elias. DEBATES - CADERNOS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA, v. 19, p. 1-19, 2017.
COUTO, ANA CAROLINA. O início da pesquisa em Performance no Brasil: aspectos sociais e estruturadores da inserção da subárea na pós-graduação. In: PERFORMA?17 e V Congresso da ABRAPEM, 2017, São João del Rei. PERFORMA?17: Proceedings of the International Conference on Music Performance. Aveiro: UA Editora, 2017. p. 7-16.
FERREIRA, DANIELA.; SILVA, M. F. os usos sociais do curso de Pedagogia. In: ALAS, 2017, Montevideo. ANAIS do XXXI Congreso ALAS, 2017.
FERREIRA, DANIELA. Internet et Relações sociais no espaço do Heavy Metal em Recife. In: XXXI Congreso de la Asociacion Latinoamericana de Sociologia, 2017, Montevideo. Livros de Resúmenes, do XXXI Congreso de la Asociacion Latinoamericana de Sociologia. Montevideo, 2017. v. 31.
SALES, I. G. ; VISCONTI, EDUARDO. Transformações do frevo pernambucano: notas preliminares sobre a inclusão de instrumentos elétricos nas orquestras do gênero. In: XXVII Congresso da ANPPOM, 2017, Campinas. Anais do XXVII Congresso da ANPPOM, 2017.
DANTAS, E. ; MORAIS, MORAIS, JORGE VENTURA DE. Antropologia Visual no Recife: Entre Antropólogos e Fotógrafos. In: Roberta Bivar C. Campos; Fabiana Maria Gama Pereira; Silvana Sobreira Matos. (Org.). A Nova Escola de Antropologia do Recife: Ideias, Personagens e Instituições. 1ed.Recife: Editora UFPE, 2017, v. 1, p. 375-399.
ALONSO, GUSTAVO. Influencia mexicana en la música brasileña. In: Gabriel Medrano; Luis Omar Montoya Arias. (Org.). Historia social de las músicas populares latinoamericanas Una visión desde México. 1ed.Guanajuato: Universidad de Guanajuato, 2016, v. 1, p. 1-206.
ALONSO, GUSTAVO. O rodeio e a roça: o mistério da música sertaneja. In: Marcos Lacerda. (Org.). Música. 1ed.Rio de Janeiro: Funarte, 2016, v. 1, p. 203-236.
ALONSO, GUSTAVO. O sertão universitário. In: Dmitri Cerbocini Fernandes; Carlos Sandroni. (Org.). Música e Ciências Sociais. 1ed.Curitiba: Prismas, 2016, v. 1, p. 189-220.
BEZERRA, AMILCAR ALMEIDA; LIMA, A. ; BRACCHI, D. N. ; MORAES, F. Corpo e figurino na construção da imagem de Michelle Melo. ESTUDOS SEMIÓTICOS (USP), v. 12, p. 36-41, 2016
BATISTA, I.M.S. ; BEZERRA, AMILCAR ALMEIDA. Dos palácios parisienses às cozinhas americanas: o New Look dos anos 1950 e suas diferentes representações.. REVISTA ELETRÔNICA DE INCIAÇÃO CIENTÍFICA TECNOLÓGICA E ARTÍSTICA, v. 6, p. 126-145, 2016.
BEZERRA, AMILCAR ALMEIDA. Bacharelado em Mídias Sociais e Produção Cultural: a proposta do curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Pernambuco na cidade de Caruaru. In: Leonardo Figueiredo Costa; Ugo Barbosa de Mello. (Org.). Formação em organização da cultura no Brasil: experiências e reflexões. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2016, v. , p. 181-199
BEZERRA, AMILCAR ALMEIDA; ALONSO, GUSTAVO; REICHELT, H. R. . Sertanejo, Manguebeat e Tchê Music: da pertinência (ou não) do conceito de cena musical para gêneros periféricos. In: Simone Pereira de Sá; Beatriz Polivanov; Simone Evangelista. (Org.). Música, som e cultura digital: perspectivas comunicacionais brasileiras. 1ed.Rio de Janeiro: E-papers, 2016, v. 1, p. 17-32.
BEZERRA, AMILCAR ALMEIDA; BATISTA, I.M.S. . A marca Dior no Cinema (1950-1970). In: XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, 2016, Caruaru. Anais Intercom Nordeste. São Paulo: Intercom, 2016.
BORGES, Sheila ; BEZERRA, AMILCAR ALMEIDA. Agência Aveloz: laboratório experimental de inovação no curso de Comunicação Social da UFPE em Caruaru. In: XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, 2016, Caruaru. Anais Intercom Nordeste. São Paulo: Intercom, 2016.
Ribas, J. A. ; BEZERRA, AMILCAR ALMEIDA. O conceito Gender Fluid nas campanhas publicitárias da Gucci. In: XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2016, São Paulo. Anais Intercom. São Paulo: Intercom, 2016.
BEZERRA, AMILCAR ALMEIDA; SILVA, I. D. ; BARBOSA, R. M. Mutações no campo da Comunicação ou por que os cursos e suas habilitações do século XX estão perdendo o sentido. In: XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2016, São Paulo. Anais Intercom. São Paulo: Intercom, 2016.
LA BARRE, JORGE DE. Vigilância festiva: O Rio dos megaeventos. Revista Eco-Pós (Online), v. 19, p. 227-235, 2016.
LA BARRE, JORGE DE; MOMCHEDJIKOVA, B. Introduction: Between Spectacle and Resistance: Some Thoughts on Public Space Today (Preview Section One: Lessons from Brazil). Streetnotes, v. 25, p. 1-9, 2016.
LA BARRE, JORGE DE. A Festive Surveillance: Mega-Events in Rio de Janeiro. Streetnotes, v. 25, p. 13-28, 2016.
SANDRONI, CARLOS; SANTOS, E. S. ; SANTOS, C. O. ; SILVA, P. M. S. Musicians in street festivals of NorthEastern Brazil: recent changes in forro music and Saint John's festivities. The World of Music - New Series, v. 5, p. 159-179, 2016.
FERNANDES, D. C. (Org.) ; SANDRONI, CARLOS (Org.). Música & Ciências Sociais: para além do descompasso entre arte e ciência. 1. ed. Curitiba: Prismas, 2016. v. 1. 333p .
SANDRONI, CARLOS.. I Got Phrasing: Changes in Samba Melodic Rhythm, 1917-1933. In: Javier León; Helena Simonett. (Org.). Views from the South: a Latin-American music reader. 1ed.Champaign, Illinois: University of Illinois Press, 2016, v. , p. 250-257.
SANDRONI, CARLOS.; SANTOS, E. S. ; SANTOS, C. O. ; SILVA, P. M. S. . Músicos nas festas populares do Nordeste: Transformações recentes no forró e nas festas de São João. In: Angela Luhning: Rosângela Pereira de Tugny. (Org.). Etnomusicologia no Brasil. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2016, v. , p. 277-309.
SANDRONI, CARLOS. Safeguarding music and dance as intangible cultural heritage: Brazil, 2000-2015. In: Society for Ethnomusicology 61st Annual Meeting, 2016, Washington, DC. SEM 61st Annual Meeting Abstracts. Bloomington IN; Washington DC: The Society for Ethnomusicology; The George Washington University, 2016. v. Único. p. 72-72.
BRITO, Simone Magalhães ; MORAIS, JORGE VENTURA DE; ARAÚJO, T. A. V. B. . The Hand of God, the Hand of the Devil: A sociological interpretation of Maradona?s hand goal. In: Kausik Bandyopadhyay. (Org.). Legacies of Great Men in World Soccer: Heroes, Icons, Legends. 1ed.Londres: Routledge, 2016, v. , p. 43-56.
NOGUEIRA, BRUNO. A cultura remix como perspectiva artística dos videogames. In: XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2016, São Paulo. Anais do Intercom. São Paulo, 2016. v. 1.
VISCONTI, EDUARDO. Um passo torto: Notas sobre a inserção da prática da improvisação musical no frevo pernambucano. In: XII Congresso da Associação Internacional para o Estudo da Música Popular Seção Latino-americana, 2016, Havana, Cuba. Anais do XII Congresso da Associação Internacional para o Estudo da Música Popular Seção Latino-americana, 2016.