Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva
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- O Programa
- Área de Concentração
- Linhas de Pesquisa
- Grupos de Pesquisa
- Estrutura Curricular e Ementas
- Regimento Interno, Normativas Internas e Legislação
- Docentes
- Discentes
- Egressos
- Infraestrutura
- Interlocuções, Interfaces, Inovação, Formação e Impacto/Inserção Social
- Bolsas
- Estágio Docência
- Internacionalização e Intercâmbio
- Produção Acadêmico-Científica
- Roteiros e Procedimentos Acadêmico-Administrativos, Documentos, Formulários e Requerimento On-line
- Links
Sobre o Programa
Fundado em 1976, este Programa de Pós-Graduação (PPG) iniciou-se com o curso de mestrado e em 1998 foi implantado o curso de doutorado. Seus objetivos principais são a produção de conhecimento no campo da Psicologia Cognitiva e a formação de recursos humanos qualificados para atividades de ensino e de pesquisa. Como resultados desses esforços o programa tem contribuído com a construção de práticas inovadoras e o desenvolvimento de novas ideias que revertem em benefício da sociedade de forma mais ampla.
Notícias Notícias

Bolsas
Bolsas
As bolsas de pós-graduação são uma forma de incentivo oferecida pelas agências de fomento (CAPES, CNPq, FACEPE, entre outros) para que os alunos possam se dedicar expressivamente às atividades acadêmicas e de pesquisa. No âmbito do programa, a bolsa é considerada um incentivo ao incremento da produtividade e das atividades acadêmicas regulares e complementares(*). Logo, espera-se que o aluno bolsista:
I. Se engaje efetivamente atividades regulares ou complementares promovidas ou realizadas pelo PPG.
II. Tenha um ótimo desempenho acadêmico em todas as disciplinas oferecidas pelo PPG.
III. Converta seus esforços de pesquisa em itens de produção científica, tais como, resumos de trabalhos apresentados em congressos, livros e capítulos de livros, artigos, patentes, entre outros.
Há bolsas que são concedidas ao PPG (tradicionalmente pela CAPES e CNPq), que as aloca aos alunos segundo critérios das agências e internos ao PPG. Há outras bolsas que são oferecidas por edital (tradicionalmente oferecidas pela FACEPE), para as quais os alunos têm que concorrer, submetendo-se às exigências diretas da agência financiadora. Há ainda bolsas que são concedidas a alunos estrangeiros, que tenham interesse em realizar cursos de pós-graduação em Instituições de Ensino Superior brasileiras. Nesses casos, o aluno também aplica sua candidatura diretamente às agências de fomento, como por exemplo, o Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG) oferecido pela CAPES.
Para saber mais sobre os critérios de concessão e manutenção de bolsas concedidas ao Programa (Normativa Interna 01/2013), clique aqui.
Para baixar o Formulário de Requerimento de Alocação de Bolsa (para alunos pleiteantes a bolsa), clique aqui.
Para baixar o Formulário de Requerimento de Manutenção de Bolsa (para alunos bolsistas), clique aqui.
Para baixar a Portaria Conjunta da CAPES/CNPq 01/2010 sobre acúmulo de bolsa e vínculo empregatício, clique aqui.
(*) Atividades complementares são aquelas que não constituem os componentes curriculares do programa, tais como palestras, cursos, seminários, oficinas, participação como ouvinte de exames de qualificações e defesas de teses e dissertações.

Estágio Docência
Estágio Docência

Intercâmbio
Intercâmbio

Produção Científica
Produção Científica
DISSERTAÇÕES E TESES CONCLUÍDAS
As dissertações e teses (a partir de 2002) estão disponíveis no repositório institucional da UFPE: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/210
Plataforma Sucupira - Programa: Psicologia Cognitiva - Teses e Dissertações
PRODUÇÃO BIBIOGRÁFICA
Plataforma Sucupira - Programa: Psicologia Cognitiva - Produção Bibliográfica
PATENTES DEPOSITADAS
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Roteiros e Procedimentos Acadêmico-Administrativos
Roteiros e Procedimentos Acadêmico-Administrativos
Reforma Curricular 2020
(Estruturas Curriculares dos Cursos de Mestrado e Doutorado e Ementas das Disciplinas)
- Estrutura Curricular do Mestrado
- Estrutura Curricular do Doutorado
- Quadro-síntese das Estruturas Curriculares (ME/DO)
- Ementas e Bibliografia Básica das Disciplinas com a Reforma Curricular
- Equivalência e Aproveitamento de Disciplinas (Ingressantes no Doutorado Egressos do Mestrado em Psicologia Cognitiva)
- Aproveitamento de Disciplinas (Alunos Regulares de Mestrado ou Doutorado que cursaram Disciplinas Isoladas
Regimento Interno (stricto sensu)
- Regimento Interno 2020
Normativas Internas (stricto sensu)
- 01/2019
- 01/2020
- 02/2020
- 03/2020
- 04/2020
- 05/2020
- 06/2020
Expedição de Diploma (Procedimentos e Documentos)
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Depósito da Versão Final do Trabalho de Conclusão – Dissertação/Tese (Procedimentos e Documentos)
- Formulário de requerimento para autorização do depósito de teses e dissertações na biblioteca central após o prazo estipulado
- Formulário de requerimento para autorização de alteração no texto já depositado na biblioteca central
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Defesa de Dissertação/Tese (Procedimentos e Documentos)
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Processo de Aprovação de Banca Examinadora (Procedimentos e Documentos)
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Qualificação de Mestrado/Doutorado (Procedimentos e Documentos)
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Estágio Docência (Procedimentos e Documentos)
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Homologação de Tema de Pesquisa (Procedimentos e Documentos)
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Alocação e Manutenção de Bolsas (Procedimentos e Documentos)
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Diversos
- Formulário de requerimento para utilização do nome social
- Programa para a Participação de Alunos Estrangeiros em PPGs da UFPE
- Termo de Compromisso de Estágio de Pós-Graduação para Aluno Estrangeiro
- Ficha para Expedição de Declaração de Estágio de Pós-Doutorado na UFPE
- Resolução 3/2007 do Conselho Coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão (CCEPE) - Dispõe sobre a criação da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD/UFPE) dos Programas de Pós-Graduação da UFPE
- Atualizações:
Documentos e Formulários
Documentos e Formulários

Requerimento On-line
Requerimento On-line

Regimento, Normas e Legislação
Regimento, Normas e Legislação
Regimento Interno e Estruturas Curriculares (ME/DO) 2020
Regimento Interno 2018
Normativa Interna 01.2019 - Reuniões por e-mail
Normativa Interna 01.2020 - Linhas de Pesquisa
Normativa Interna 02.2020 - Pré-requisitos
Normativa Interna 03.2020 - Qualificações
Normativa Interna 04.2020 - Disciplinas Avançadas
Normativa Interna 05.2020 - Eletivas Doutorado
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Área de Concentração
- Psicologia Cognitiva
Linhas de Pesquisa (alunos com ingresso a partir 2020)
- Processos Cognitivos Básicos e Complexos
Estudo das múltiplas dimensões psicológicas e socioculturais dos sistemas humanos básicos e complexos. A proposta da linha de pesquisa é examinar como ocorrem, se desenvolvem e se inter-relacionam os processos psicológicos subjacentes à produção do conhecimento humano, bem como construir modelos teórico-metodológicos. Os estudos envolvem o uso e o desenvolvimento de ferramentas de análise tanto de natureza quantitativa quanto qualitativa. Essa produção é investigada a partir de uma visão do ser humano como sistema biopsicossocial. São tratados temas como: tomada de decisão, linguagem, consciência, autoconsciência, imagem mental, raciocínio lógico-matemático, argumentação informal, aprendizagem, inteligência emocional, cognição social, habilidades socioemocionais, formação de conceitos, emoções, mecanismos neuropsicológicos e neurocognitivos, memória e inteligência.
- Cultura e Cognição
Estudos sobre a relação da cognição e da afetividade com a cultura concebida em duas vertentes: (i) a que aborda a cultura como condição na qual o ser humano existe enquanto processo holístico de mudança no tempo irreversível, sendo investigada em termos de processos culturais-semióticos constitutivos do sujeito e do ambiente numa dinâmica bidirecional em que as polaridades não existem uma sem a outra; (ii) a que investiga as influências dos fatores culturais nos processos cognitivos, a partir das similaridades e das dissimilaridades dos mecanismos sociocognitivos para a compreensão de sistemas conceituais no contexto cultural. Ambas as vertentes procuram construir modelagens teórico-metodológicas sobre sujeito, cognição e cultura. Na primeira vertente são tratados temas como: rememoração, imaginação, aprendizagem e suas articulações, processos criativos, estética como processo psicológico, rupturas-transições nas trajetórias de vida, construção semiótica de sentidos e significados, a constituição do self dialógico. Na segunda vertente são tratados temas como: representações sociais, self e processos culturais sobre morte, religião e misticismo, modelos de self, transculturalidade, hipercultura, concepções culturais de ambiente e violência.
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Linhas de Pesquisa (alunos com ingresso até 2019)
- Desenvolvimento Cognitivo
Estudos sobre o desenvolvimento do raciocínio lógico, matemático, científico e da argumentação informal.
- Comunicação Oral e Escrita
Estudos sobre os processos psicológicos, interpessoais e contextuais envolvidos na aquisição da linguagem, da leitura e da escrita.
- Cultura e Cognição
Estudos sobre elementos culturais e suas relações com o desenvolvimento do raciocínio matemático, científico e da linguagem.
- Educação Matemática e Científica
Estudos sobre o desenvolvimento de conceitos em domínios específicos da matemática e das ciências.
O PPG em Psicologia Cognitiva conta com laboratórios, grupos e núcleos de pesquisas que estão relacionados com as linhas de pesquisa do PPG, buscando a formação de pesquisadores em diferentes níveis (da Iniciação Científica ao Pós-Doutorado) que voltam-se para diversas modalidades de atuação:
- Construção de modelos teóricos- metodológicos para analisar, compreender e explicar os fenômenos e processos psicológicos.
- Exploração de novas tecnologias na investigação e na análise de dados em psicologia e outras áreas do conhecimento, fomentando a transferência de conhecimentos entre a Sociedade e a Universidade.
- Organização de simpósios e mesas-redondas em eventos científicos no país em parceria com pesquisadores de centros de pesquisa que fazem intercâmbio.
- Acolhimento de visitantes para ministrar palestras, participar de bancas defesa de mestrado e doutorado.
- Organizar pesquisas em rede envolvendo pesquisadores nacionais e internaionais
- Elaboração de publicações (artigos científicos, capítulos e livros) com participação dos docentes e discentes da PPG, bem como de outros pesquisadores de outros centros de pesquisa do país e/ou do exterior com os quais cada grupo mantém intercâmbio.
Ressalta-se que a maioria dos laboratórios, grupos e núcleos de pesquisa conta com a participação voluntária de um ou mais estudantes do Curso de Graduação de Psicologia, Pedagogia e Matemática da UFPE, que a eles se vinculam a partir da matrícula em componentes curriculares do curso de graduação voltados para a formação em pesquisa dos estudantes.
Os laboratórios, grupos e núcleos de pesquisas núcleos que compõem a PPG em Psicologia Cognitiva são descritos a seguir em ordem alfabética.
Grupo de Pesquisa Linguagem Leitura e Letramento/GEPELLL (cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa/CNPq em 2007), vinculado à linha de pesquisa Comunicação Oral e Escrita. De natureza interdisciplinar, o GEPELL tem por objetivos principais desenvolver pesquisas na área de linguagem em diferentes modalidades e semioses, nos níveis básico e superior de ensino, contemplando diferentes situações de comunicação, bem como promover ações relacionadas à formação de professores. Além das líderes, Sandra Patrícia Ataíde Ferreira (PPGPsicologia Cognitiva/UFPE) e Fabíola Mônica da Silva Gonçalves (UEPB), o Grupo conta com a participação de mais sete pesquisadoras com áreas de atuação diversas, tais como a docência em instituições do estado de Pernambuco e dos municípios do Recife e de Escada e estudantes de graduação, mestrando, doutorando, bolsistas e voluntários de IC. O Grupo está cadastrado na Universidade Federal da Paraíba, em caráter de solidariedade entre as instituições.
Laboratório de Estudos da Autoconsciência, Consciência, Cognição de Alta Ordem e Self (LACCOS) (cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa/CNPq em 2011). Tem como missão desenvolver pesquisas que contribuam para um maior esclarecimento científico e interdisciplinar da Subjetividade Humana, Self e processos molares da cognição self-relacionados como Autoconsciência e Consciência e uma gama pouco explorada de processos de alta ordem (high order) com enfoque das Ciências Cognitivas, em geral, e Psicologia Cognitiva, em particular, num diálogo permanente com outros saberes relacionados ao Mental, como a Filosofia da Mente e Psicanálise, visando estender a compreensão psicológica do amplo espectro dos Estados da Mente e da Realidade para margens mais distantes que as usualmente cobertas pelo mainstream da Teoria Psicológica e Cognitiva. Além dos líderes Alexsandro Medeiros do Nascimento e Antônio Roazzi (PPG-Cognitiva), o laboratório é constituído por pesquisadores membros, sendo um pesquisador-senior (Prof. Bruno Campello de Souza, Programa de Pós-Graduação em Administração – PROPAD / UFPE e estudantes de graduação, mestrando, doutorando, bolsistas e voluntários de IC.
Laboratório de Estudos da Imaginação – Eikasia (cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa/CNPq em 2017). O mais recente grupo de pesquisa do PPG em Psicologia Cognitiva inaugura no programa uma discussão focada no tema da imaginação dentro da linha Cultura & Cognição. O estudo dos processos imaginativos oportuniza reflexões sobre a ação humana de planejar, de criar objetivos, de construir um futuro, tanto para ações cotidianas mais simples, como para ações que envolvem mudanças de comportamentos coletivos de transformação social. A missão é buscar compreender como os seres humanos desenvolvem atos imaginativos numa perspectiva semiótico cultural e, por outro lado, identificar o que diferentes grupos imaginam em relação a cenários diversos como a saúde e a educação. O grupo de pesquisa iniciou, em 2017, um diálogo com o prof. Luca Tateo, da Universidade de Aalborg, especialista na discussão sobre imaginação e hoje tem como participantes as pesquisadoras as professoras Mirele Moutinho (UPE), Euda Kaliani Rocha (UFPE) e estudantes de graduação, mestrando e doutorando.
Laboratório de Estudos do Desenvolvimento na Cultura: Comunicação e Práticas Sociais/LabCCom (anteriormente denominado Laboratório de Comunicação e Linguagem na Primeira Infância/LabCom). Oficialmente cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa/CNPq em 2008, funcionando de forma sistemática e ininterrupta na UFPE desde 1989, destacando-se em sua atuação o estudo do processo de desenvolvimento da comunicação mãe-bebê com bebês apresentando desenvolvimento típico e atípico (síndrome Down, déficit auditivo, crianças autistas). Dentre as contribuições teórico-metodológicas destaca-se a construção de um modelo (Modelo EEA) para analisar e compreender o processo de desenvolvimento da comunicação e da emergência do "self" no início da vida. Ao longo dos anos, surgiram novas linhas de pesquisa: a "construção cultural da significação" e a "comunicação e mudança em psicoterapia". Nos últimos anos, particularmente desde 2012, cresceu o interesse pelo estudo do desenvolvimento humano na cultura (evidenciado pela mudança do nome do Laboratório), através de dissertações/teses e trabalhos científicos nessa vertente, incentivando a linha de pesquisa construção cultural da significação. O aumento do intercâmbio com o Centro em Psicologia Cultural da Universidade de Aalborg (AAU) na Dinamarca – com a qual a UFPE estabeleceu um acordo de colaboração – está fazendo do LabCCom um núcleo de pesquisas e possíveis aplicações que se volta sobretudo para o estudo da memória, compreendida como processo de construção de significados visando a adaptação humana no presente com vistas ao futuro que está por vir. Estão vinculadas ao LabCCom estudantes de graduação, mestrando, doutorando, bolsistas e voluntários de IC.
Núcleo de Pesquisa da Argumentação/NupArg (fundado em 1994, cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa/CNPq em 2004). O NupArg se destaca como grupo de pesquisa pioneiro, no Brasil, no estudo das relações entre argumentação e cognição, com trabalhos voltados especialmente para as relações entra argumentação, aprendizagem e desenvolvimento do pensamento crítico-reflexivo. No funcionamento do NupArg se destacam: [1] As propostas teórico-metodológicas elaboradas no NupArg, que têm servido de referência para pesquisadores da argumentação no Brasil e no exterior, o que tem resultado na manutenção de intercâmbios duradouros com universidades brasileiras (UNESP, UNIFESP, UNICAMP) e latinas (Centro de Estudios de la Argumentación y el Razonamiento/CEAR, Universidad Diego Portales; Universidad Alberto Hurtado; Pontifícia Universidad Católica de Chile-Santiago, todas no Chile; UNIVALLE, Universidad de Antioquia, ambas na Colômbia, bem como na atração, para o NupArg, de estudantes para estágios de curta duração; cumprimento de programa integral de mestrado/doutorado e estágio pos-doutoral; [2] Planejamento e execução de proposta pedagógica, inédita no país, voltada para o desenvolvimento de competências crítico-argumentativas integrada ao curso de graduação em psicologia da UFPE, proposta essa testada (piloto) em 2011 e 2012 e incorporada como componente obrigatório do currículo do curso a partir de 2013 e até os dias atuais. [3] Manutenção de Banco de Dados com videogravações de argumentação em sala de aula (ensinos fundamental, médio, superior) e de argumentação infantil em situações naturais, com disponibilização de acesso a pesquisadores que o solicitem. Além da coordenadora (Profa. Selma Leitão, PPG-Psicologia Cognitiva), o NupArg é constituído por pesquisadoras dos departamentos de Educação da UFPE e UFRPE, pesquisadoras-associadas, de instituições fora do estado e/ou do país (Universidad Alberto Hurtado, Santiago do Chile; UNICAMP, UFF) e pesquisadores-discentes (graduandos, mestrandos, doutorandos, bolsistas e voluntários de IC).
Para visualizar a página do NUPARG na internet, clique aqui.
Núcleo de Estudos em Avaliação Psicológica/NEAP (cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa/CNPq em 2013). O Núcleo de Estudos em Avaliação Psicológica (NEAP), foi criado em 2012 em razão do grande desenvolvimento da área de avaliação psicológica no país e da inexistência de um grupo de pesquisas nessa área na Região Metropolitana de Recife, sendo liderado pelo José Maurício Haas Bueno (PPG-Psicologia Cognitiva) e conta com a participação e estudantes de graduação, mestrando, doutorando, bolsistas de IC.
Centro de Pesquisa em Epistemologia Experimental e Cultural/CEPEEC. O núcleo de pesquisa, criado em 1998, e coordenado pelos Professores Antonio Roazzi (PPG em Psicologia Cognitiva) e Bruno Campello de Souza (Programa de Pós-Graduação em Administração – PROPAD/UFPE), foi criado com o objetivo de sistematizar as ações de pesquisa e extensão implementadas pelos professores do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva. Buscou-se constituir um espaço voltado não só para o planejamento e acompanhamento de ações associadas à formação na graduação e pós-graduação, mas, principalmente, à produção de conhecimento decorrente das questões teóricas e metodológicas suscitadas por um modo de fazer pesquisa estruturado. Este modo de fazer pesquisa, aliado às noções de multiprofissionalidade e transdisciplinaridade que atravessam e constituem os diversos campos da psicologia. O objetivo principal do conjunto de investigações proposto por esse laboratório é fornecer evidências empíricas para uma teoria recentemente estabelecida em psicologia cognitiva contemporânea: a teoria da lógica mental. Participam desse centro, também, estudantes de graduação, mestrando, doutorando, bolsistas e voluntários de IC.
Núcleo de Pesquisa em Psicologia da Educação Matemática/NUPPEM (cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa/CNPq em 2006). Coordenado pelas professoras Alina Spinillo e Sintria Lautert, o NUPPEM tem sua existência antes de seu registro no Diretório do CNPq em 2006, a partir das pesquisas e obras desenvolvidas e publicadas no país e no exterior. Tais obras foram escritas por ex-professores do PPG-Cognitiva os quais foram os fundadores de uma linha de pesquisa intitulada Educação Científica e Matemática, linha esta que deu origem ao NUPPEM. A criação do núcleo oficializou uma área do conhecimento inexistente no país: a Psicologia da Educação Matemática. De natureza interdisciplinar, o núcleo tem por objetivo principal desenvolver pesquisas de natureza psicológica sobre conceitos e atividades matemáticas, dentro e fora da escola, com implicações e repercussões para a Educação Matemática. O núcleo contribui para a continuidade e consolidação de intercâmbios com centros de pesquisa no país e no exterior, bem como os pesquisadores do NUPPEM são responsáveis pelos GTs Psicologia da Educação Matemática, na ANPEPP e Processos Cognitivos e Linguísticos, na Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), ambos os GTs são coordenados pela profa. Sintria Lautert; além de organizarem ciclo de palestras e seminários sobre a Psicologia da Educação Matemática, contribuindo para a intersecção entre a Educação, a Educação Matemática, a Matemática e a Psicologia. Esses seminários são anualmente oferecidos, abertos ao público, e a cada ano abordam temas atuais e relevantes para a área, associando teoria psicológica, pesquisa e aplicação educacional. O núcleo, por meio de seus membros, participa de ações em programas institucionais de grande impacto social promovidos pelo MEC (Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa e a Análise do livro didático - PNLD) e na organização de eventos científicos no país, tendo, ainda, organizado e participado de livros publicados nacionalmente. Disciplinas eletivas do PPG- Psicologia Cognitiva estão tematicamente associadas ao núcleo, sendo ministradas por seus membros, contribuindo com a formação de recursos humanos a nível pós-graduação. O NUPPEM conta com 14 pesquisadores de instituições diversas do Brasil e uma professora da Universidade de Lyon, na França, estudante pós-doutorado, graduação, mestrando, doutorando, bolsistas e voluntários de IC.
Para visualizar a página do NUPPEM na internet, clique aqui.
Psicologia dos Processos Criativos (cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa/CNPq em 2014), sob a coordenação de Marina Assis Pinheiro. O grupo de pesquisa é voltado para o fortalecimento e ampliação da pesquisa sobre a psicologia dos processos criativos, numa abordagem dialógica, viabilizadora de novos recortes compreensivos sobre a sua gênese e a dinâmica intersubjetiva. Com este objetivo, são desenvolvidas investigações e ações extensionistas que apoiam e promovem as atividades de diversas comunidades de prática que se debruçam sobre a criatividade (escolas, empresas de inovação, coletivos de arte, etc.). Participam desse grupo e estudantes de graduação, mestrado e doutorado.
Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Departamento de PsicologiaSecretaria do Programa de Pós Graduação em Psicologia Cognitiva – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) – Av. da Arquitetura s/n – 8º Andar – Cidade Universitária – Recife – PE – CEP: 50740-550
ppgcognitiva.sec@ufpe.br (81)2126-7330