Sobre Sobre

O Núcleo de Atenção à Saúde do Servidor – NASS tem como objetivo contribuir para melhoria da qualidade de vida do servidor da UFPE e de seus dependentes a partir de uma Assistência Médica Ambulatorial Básica e do Ambulatório de Saúde Mental para servidores(as) - acolhimento e atendimentos psicológicos e psiquiátricos. Neste momento de pandemia, os serviços ambulatoriais oferecidos são:

  • Ginecologia;
  • Cardiologia;
  • Clínica Médica;
  • Saúde Mental para servidores/as - acolhimento e atendimentos psicológicos e psiquiátricos.

- Agendamentos e Informações para a Assistência (segunda a sexta-feira, exceto feriados):

Pelos telefones: (81) 2126-3944 ou (81) 2126-7578, das 8h às 12h e 13h às 16h.

Por conta das orientações de biossegurança que exigem distanciamento social, e pela limitação de espaço físico da recepção do NASS, todos os agendamentos da Unidade, inclusive para abertura de prontuário, devem ser realizados por telefone.

- Saúde Mental para servidores(as) - acolhimento:

O atendimento inicial pode ser feito das 8h às 12h e 13h às 16h no (81) 2126-7577. E-mail: saudementalnass@gmail.com.

 

- Para solicitação de apreciação e validação da justificativa de contraindicação para o uso da vacina de covid-19:

1. Abrir processo no SIPAC para o NÚCLEO DE ATENÇÃO À SAÚDE DO SERVIDOR - PROGEPE (11.07.01) e anexar laudo/parecer e exames médicos recentes.

Tipo de processo: Emissão de laudo médico  -- Classificação: 025.14 Prontuário médico e odontológico.

  

- Perícia Oficial em Saúde

O NASS é uma das unidades do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor Público Federal (SIASS) e atende aos eixos da Perícia Oficial em Saúde, Vigilância e Promoção à Saúde. O SIASS, instituído pelo Decreto nº. 6.833/2009, tem por objetivo coordenar e integrar ações e programas nas áreas de perícia oficial, promoção, prevenção e acompanhamento da saúde dos servidores da administração federal direta, autárquica e fundacional, de acordo com a Política de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho do servidor público federal estabelecido em lei.

Regras básicas para concessão de licença para tratamento de saúde, após alteração da Lei nº 8.112/90 com a redação pela Lei nº 11.907/09.

O que é Perícia Oficial em Saúde? Ação médica ou odontológica com o objetivo de avaliar o estado de saúde do servidor para o exercício de suas atividades laborais.

O que é Licença para Tratamento de Saúde (LTS)? Licença concedida ao servidor para o tratamento da própria saúde, a pedido ou de ofício, com base em perícia médica ou odontológica sem prejuízo da remuneração a que faz jus conforme Lei 8.112.

Licença por motivo de doença em pessoa da família (art. 83, Lei 8.112, de 1990 e Decreto 7.003, de 2009 e ON SRH/MP nº 03, de 23/02/2010, republicada em 18/03/2010)

Para efeito de concessão da licença prevista neste item, considera-se pessoa da família:

1. Cônjuge ou companheiro; 2. Mãe e pai; 3. Filhos; 4. Madrasta ou padrasto; 5. Enteados; 6. Dependente que viva às expensas do servidor e conste de seu assentamento funcional.

A licença somente será deferida se a assistência pessoal do servidor à pessoa da família for indispensável e não puder ser prestada, simultaneamente, com o exercício do cargo ou mediante compensação de horário.

Importante destacar que a avaliação pericial será realizada no familiar ou dependente do servidor. Deverá ser considerada a localidade em que se encontra o familiar/dependente legal com a finalidade de esclarecer a necessidade de afastamento do servidor. A avaliação multiprofissional deverá ser realizada, sempre que possível, para subsidiar essa decisão.

Do Prazo: A licença para acompanhamento de pessoa da família, incluídas as prorrogações, poderá ser concedida a cada período de 12 meses, nas seguintes condições:

1. Por até 60 dias, consecutivos ou não, mantida a remuneração do servidor;

2. Após os 60 dias, por até mais 90 dias, consecutivos ou não, sem remuneração, não ultrapassando o total de 150 dias, incluídas as respectivas prorrogações.

Como proceder? Comunicado à Chefia: Obrigatoriamente, é dever do servidor primeiramente comunicar a sua chefia imediata nas primeiras 24h do início da enfermidade.

Agendamento e comparecimento: O agendamento inicia-se com a utilização da ferramenta  Atestado Web, através da qual o atestado deverá  ser apresentado no prazo de até cinco dias a contar do início do afastamento. O servidor e/ou dependente deverá comparecer ao serviço na data marcada para se submeter ao exame pericial.

Atestado Web: Em 04 de julho 2022 a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) passa a adotar a nova ferramenta de envio de atestados médicos para a Administração Pública Federal: o Atestado Web. Com o objetivo de facilitar o entendimento dos servidores da Universidade, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida (Progepe) elaborou uma cartilha com o passo a passo do uso da plataforma. O atestado deverá ser apresentado por meio da ferramenta no prazo de até cinco dias corridos do início do afastamento.

Informações: (81) 2126-3944, (81) 2126-7578 ou (81) 2126-8582 - das 9h às 12h e 13h às 16h.

Para saber mais, acesse o Manual de Perícias versão 2017

 

Servidor doente (com covid) com sintomas gripais:

  1. Como proceder? Comunicado à Chefia: Obrigatoriamente, é dever do servidor primeiramente comunicar a sua chefia imediata nas primeiras 24h do início de qualquer enfermidade.
  2. Testar para covid (em qualquer serviço público ou privado)

UFPE – NUPIT - TRIAGEM PARA SERVIDORES E ESTUDANTES DA UFPE COM SINTOMAS DA COVID-19

https://docs.google.com/forms/d/10peOHwTEeRolPSNm49COS_XHfhIq-Nbh_eWWZxi1sZk/viewform?usp=sharing&edit_requested=true

  1. Assistência Médica: Agendar uma teleconsulta (planos de saúde ou serviço público):

Exemplo:  https://nutes.tisaude.com/ ou https://www.atendeemcasa.pe.gov.br/login

  1. Atestado Web: Em 04 de julho 2022 a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) passa a adotar a nova ferramenta de envio de atestados médicos para a Administração Pública Federal: o Atestado Web. Com o objetivo de facilitar o entendimento dos servidores da Universidade, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida (Progepe) elaborou uma cartilha com o passo a passo do uso da plataforma. O atestado deverá ser apresentado por meio da ferramenta no prazo de até cinco dias corridos do início do afastamento.
  1. Perícia: O servidor deverá comparecer ao serviço na data marcada para se submeter ao exame pericial com atestado médico, e se for o caso, laudo/parecer e exames médicos que tiverem sido realizados. Deverá usar máscara facial e apresentar o cartão de vacina para covid.

 

- Vigilância e Promoção à Saúde

Realiza os exames médicos admissionais dos servidores e professores substitutos da UFPE, e quando possível, os exames médicos periódicos. Conta ainda com programas Psicossocial, Promoção à Saúde Auditiva do Servidor, Promoção à Saúde Vocal e o de Educação para Aposentadoria.

 

Outras informações (Coordenação)

nass.unidadesiass@ufpe.br

(81) 2126-8582 (ligações) 8h às 12h e 13h às 16h

 

Endereço: NASS/SIASS/UFPE

Av. Prof. Morais Rego, Nº 1235 – Cidade Universitária – Recife – CEP 50670-901 (Localizado no estacionamento do Hospital das Clínicas, em frente ao prédio da SUDENE).