Programas Institucionais Programas Institucionais
Os programas institucionais da UFPE fortalecem a articulação entre ensino, pesquisa e extensão, promovendo a troca de saberes e a integração com a sociedade. Através de atividades técnicas, científicas, culturais e artísticas, proporcionam uma formação enriquecida, unindo aprendizado teórico-prático, desenvolvimento cultural e responsabilidade social.
Na Proext, os programas institucionais consistem em um conjunto estruturado de projetos, aprovados por meio de editais e chamadas temáticas. Suas ações incluem cursos, eventos e prestação de serviços, com caráter interdisciplinar e execução de médio a longo prazo, conforme estabelecido na Resolução 16/2019 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE).
Atualmente, a UFPE desenvolve os programas institucionais: PIBExt, UFPE 60+; Pré-Acadêmicos; Programa UFPE Cecine e Unidades Gestoras. Para mais informações sobre a finalidade de cada programa, a lista de projetos vinculados e os contatos das equipes responsáveis, acesse as abas específicas de cada programa nesta página.
Mais informações:
UFPE Proext | Coordenação Pedagógica de Extensão
Coordenadora: Rafaella Correia e Silva Travassos
Equipe: Fábio Albert, Flávia Campos, Juliene Brasileiro e Tereza Melo.
Tel.: (81) 2126.8133
E-mail: pedagogico.proext@ufpe.br
O que é o PIBExt?
O PIBExt é o Programa de Incentivo e Bolsas de Extensão da UFPE. Ele oferece apoio financeiro e bolsas para estudantes de graduação que participam de projetos ou programas de extensão.
Seu objetivo é fortalecer as Ações Curriculares de Extensão (ACEx), promover a integração entre ensino, pesquisa e extensão e incentivar práticas que dialoguem com as políticas de ações afirmativas e gerem impacto social.
Fique atento aos editais publicados pela Proext.
Responsável pela ação: Diretoria de Extensão
E-mail do responsável: diretoria.extensão@ufpe.br
O rápido envelhecimento da população brasileira exige o envolvimento de vários setores da sociedade, incluindo as Instituições de Ensino Superior, que têm um papel importante na responsabilidade social, no atendimento às novas demandas de saúde e na formação contínua de profissionais, que requer maior engajamento para a criação de possibilidades para a atenção integral à pessoa idosa. Nesse contexto, a Universidade Federal de Pernambuco, comprometida com questões sociais, desenvolve o programa UFPE 60+ por meio da sua Diretoria de Interação Social da Pró-Reitoria de Extensão. Essa ação tem por objetivo reunir, apoiar e desenvolver atividades de extensão nas diversas modalidades, vinculadas a três eixos: Educação permanente, Atividades de Inclusão Social e Capacitação profissional.
As atividades serão realizadas no Núcleo da Pessoa Idosa, localizado no campus Recife da Universidade Federal de Pernambuco, podendo também ser executadas em parceria com os Campi de Vitória de Santo Antão e Caruaru, por um período de 24 meses, tendo como público-alvo as pessoas com 60 anos ou mais de idade, conforme a Política Nacional da Pessoa Idosa. A equipe de execução incluirá docentes, técnicos administrativos, estudantes de graduação e pós-graduação, além de membros da sociedade civil. A ação contará, também, com a colaboração do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia (PPGERO), do Centro de Ciências da Saúde (CCS).
Programas Institucionais de Extensão UFPE 60+:
- SOS PRÓTESE - ANO 2025
- Promovendo Saúde Bucal em um Serviço de Assistência à Pessoa Idosa
- EDUCAÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE E DO ENVELHECIMENTO ATIVO DA PESSOA IDOSA
- Bem-Estar e Autonomia de Pessoas Idosas na Manipulação de Fórmulas Capilares
- DIÁLOGOS INTERGERACIONAIS: RODA DE CONVERSA ENTRE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO E PESSOAS IDOSAS
- SOLTE A VOZ COM 60+
- Medicina em Ação 60+
- Arqueologia Integrativa: experiências virtuais e tangíveis para a terceira idade
Responsável pela ação: Anna Karla de Oliveira Tito Borba
E-mail do responsável: anna.tito@ufpe.br
Ação de extensão voltada para articular projetos que promovam o desenvolvimento acadêmico, o engajamento, o senso de pertencimento, a autonomia e o protagonismo de estudantes da UFPE com perfil definido pela política nacional de assistência estudantil, oriundo de escolas públicas e de grupos vulneráveis ou historicamente excluídos, oferecendo oportunidade de vivenciar uma formação integral que desenvolva habilidades pessoais, sócio-afetivas, cidadãs e técnicas, proporcionando-lhes condições de inclusão social e preparando-os academicamente para a atividades de ensino, pesquisa e extensão. O programa constitui-se por um conjunto de projetos com ações educativas, sociais, culturais e científicas, estruturadas em cursos preparatórios, serviços, oficinas e atividades de orientação acadêmica e profissional. Com uma abordagem interdisciplinar, as atividades são conduzidas por equipes compostas por docentes, técnicos e discentes da UFPE, promovendo a integração entre ensino, pesquisa e extensão.
Pré-acadêmicos/UFPE:
- CAVEST - Um passo para a Universidade
- Pré-Acadêmico Interação
- Pré-acadêmico Portal UFPE
- Projeto Pré-acadêmico SuperAção UFPE/CAA 2025
- Rumo à Universidade
- Conectando Saberes: Formação Pré-acadêmica em Educação Matemática e Tecnológica
- ColaBora!
- Projeto Vestibular Cidadão
Responsável pela ação: Beate Saegesser Santos
E-mail do responsável: beate.santos@ufpe.br
O programa tem como objetivo fomentar projetos que visem desenvolver atividades de extensão na Coordenação de Educação em Ciências, Tecnologia e Inovação Extensionista (Cecine), compondo o Programa Institucional de Extensão UFPE CECINE - Popularização da Ciência e Tecnologia na Educação Básica, em articulação com o ensino, a pesquisa e a inovação, com foco na educação básica da rede pública.
Programas Institucionais de Extensão da UFPE CECINE - Popularizando Ciência e Tecnologia na Educação Básica:
- Minerais na mochila: Explorando o mundo com o Laboratório de Geociências da CECINE
- Somos um país megadiverso: Conhecendo a biodiversidade por meio de estratégias didáticas envolvendo ludicidade, contextualização
- Sinalário de conceitos científicos - Libras-Português
- Labiologia: Aplicação de práticas biológicas e científicas de baixo custo para educação básica
- Paleontologia para Educadores: Explorando o Mundo dos Fósseis
- Casa da Transformação - laboratório de tecnologia social
- Formação Docente para uso de Inteligência Artificial
- Produção de tintas para biomateriais utilizando Kombucha
- Ações dialógicas de mediação cultural para promoção da leitura literária: O teatro narrativo e a obra de Clarice Lispector
- Ciências da Natureza - Formação inicial e continuada de professores da educação básica
- Oficinas didático-científica sobre agravos à saúde e suas formas de prevenção: valorizando o potencial do acervo da universidade na formação continuada de docentes e estudantes da rede pública de ensino.
- Minicurso de Desafios da Engenharia: Projeto de Transmissão e Arrefecimento Veícular
- O ensino por Investigação com experimentações: um produto de divulgação para o resgate das Feiras de Ciências
- Tecendo Saberes: Robótica Educacional na Formação de Professores
Responsável pela ação: Sergio Matias da Silva
E-mail do responsável: sergio.matias@ufpe.br
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COMUNIDADE PARTICIPATIVA: A SEGURANÇA CIDADÃ NA UFPE
O projeto é voltado para o fortalecimento da cultura de segurança na comunidade universitária. OBJETIVO: Educar, os agentes de segurança, os estudantes e a comunidade universitária em geral para uma participação ativa na segurança do meio onde desenvolvem suas atividades no presente e no futuro, respeitando a diversidade e melhorando assim a cultura de segurança no país. JUSTIFICATIVA O presente projeto justifica-se pela frequente reclamação de discentes e docentes a respeito da insegurança nos campi, bem como pela necessidade de proatividade de segurança para evitar possíveis agressões e pela crescente violência que aflige os grandes centros urbanos, adentrando às universidades e perturbando o desenvolvimento da tríade universitária e a adequação da segurança no tratamento com a diversidade, desenvolvendo profissionalismo com respeito. Considerando que “todo ser humano tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal”, conforme preconiza o artigo 3, da Declaração Universal dos Direitos Humanos - DUDH (UNESCO, 1948), é oportuno pensar em segurança pública no âmbito da UFPE, de forma a garantir o exercício desses direitos atentando inclusive para a promoção de uma cultura de paz, na perspectiva de combate ao racismo, respeito às diversidades e inclusão de pessoas com necessidades especiais. METODOLOGIA: Elaboração de Cartilha educativa e sua disseminação na comunidade universitária e circunvizinhança. Propõe-se a educar a força de segurança para o respeito à diversidade e o combate a todas as formas de intolerância, preconceito e discriminação, sejam elas baseadas em diferenças físicas, intelectuais, linguísticas, sensoriais, etárias, raciais, étnicas, religiosas, de pertencimento social, de nacionalidade, de gênero e de orientação sexual. Sua abrangência geográfica prevê o desenvolvimento de atividades tanto interna quanto externamente de modo a contemplar Salas de aula, Alamedas e Departamentos do campus Joaquim Amazonas, campus Centro Acadêmico do Agreste e campus Centro Acadêmico de Vitória. Av. Visconde de São Leopoldo, Av. Luiz Freire, Av. da Arquitetura, Rua Acadêmico Hélio Ramos e Av. Professor Artur de Sá, no bairro da várzea. RESULTADOS ESPERADOS: Mudança cultural na forma de conceber a segurança institucional por parte dos agentes e da comunidade universitária, mediante participação cidadã, de modo a diminuir os índices de ocorrências no campus e resultar numa melhor sensação de segurança na UFPE.
Responsável pela ação: Claudiomar Alves Teles
E-mail do responsável: claudiomar.cat@ufpe.br
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Educação em Saúde para Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus: Um Programa Multidimensional de Apoio aos Servidores e Dependentes da UFPE
Este projeto de extensão visa promover a saúde e a qualidade de vida dos servidores da UFPE e seus dependentes diagnosticados com hipertensão arterial sistêmica (HAS) e/ou diabetes mellitus (DM). A ação será realizada por meio de encontros mensais de grupos de Educação em Saúde, atendimentos individuais multiprofissionais e produção de material educativo. Envolvendo estudantes de graduação em uma abordagem interdisciplinar e interprofissional, o projeto busca proporcionar experiências práticas de ensino, pesquisa e extensão. Espera-se que essa iniciativa fortaleça o protagonismo dos participantes na gestão da própria saúde, promova mudanças de estilo de vida, e reduza a morbimortalidade associada às condições crônicas.
Responsável pela ação: Aline Duarte Maranhão
E-mail do responsável: aline.maranhao@ufpe.br
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Programa Esporte, Saúde e Bem Viver
A vida acadêmica é uma fase desafiadora e transformadora na trajetória de qualquer estudante. No entanto, junto com as oportunidades de crescimento pessoal e intelectual, surgem também desafios que afetam diretamente a saúde física, mental e emocional dos indivíduos. Dentro desse cenário, a universidade se torna mais que um espaço de formação acadêmica, passando a ser um ambiente que deve promover o desenvolvimento integral de seus alunos. Esse desenvolvimento inclui, além da educação formal, a promoção de práticas que incentivam o bem-estar físico, mental e social, garantindo que os alunos tenham condições de percorrer o percurso universitário de maneira saudável e equilibrada. Nesse contexto, o esporte e o lazer surgem como ferramentas fundamentais para atingir esses objetivos. Na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), essa visão ampliada sobre o papel da instituição na vida dos estudantes se materializa por meio do programa “Bem-viver UFPE: Saúde, Esporte e Lazer para o Estudante”. Esse programa visa não apenas proporcionar oportunidades de prática esportiva e atividades físicas, mas também atuar como um eixo central de acolhimento e suporte, contribuindo diretamente para a permanência dos alunos ao longo de seus cursos. Através de uma abordagem que integra esporte, saúde e bem-viver, o programa oferece uma abordagem holística que permite os desafios da vida acadêmica e responde a eles com soluções práticas e inclusivas.
Responsável pela ação: Vilde Gomes de Menezes
E-mail do responsável: vilde.menezes@ufpe.br
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SAÚDE MENTAL E EDUCAÇÃO: TECENDO CUIDADOS E SABERES NA UNIVER(CIDADE)
O presente projeto será desenvolvido com o objetivo de seguir promovendo o cuidado e o autocuidado em saúde mental na Universidade e para além de seus muros. Do ponto de vista da atenção à saúde mental, consideramos os efeitos imediatos da pandemia da COVID-19, que se mostraram preocupantes, e também os tardios que surgem em situações de catástrofes, assim como os dados sobre a saúde mental dos brasileiros, para que pudéssemos pensar em estratégias adequadas que promovam os cuidados e autocuidado em saúde mental. A fim de avançarmos em direção a tal objetivo, desenvolvemos este projeto a partir de quatro eixos: 1. Promoção de informações sobre o cuidado e autocuidado em saúde mental; 2. Escuta acolhedora – dispositivo de acolhimento. 3. Grupo de estudos – articulação teoria e prática; e 4. Clube de Leitura Entre Linhas - espaço de promoção e incentivo à leitura a partir de reflexão e discussão que tangenciam o tema da saúde mental. Nessa direção, o projeto será desenvolvido a partir da produção e divulgação de materiais digitais com a temática em questão; da promoção de espaços virtuais de diálogos entre profissionais da saúde mental e áreas diversas, com a participação da comunidade acadêmica, assim como da sociedade em geral e também com o oferecimento do espaço da escuta acolhedora aos servidores da UFPE e seus dependentes.
Responsável pela ação: Kátia Simone Vasconcelos de Andrade
E-mail do responsável: katiasimone747@hotmail.com