Apoio técnico à área de saúde Apoio técnico à área de saúde

Jaleco Solidário 

O que é: A Pandemia do novo coronavírus registra mundialmente, em escala exponencial, mais de dois milhões de casos, sendo quase 130 mil mortos em todo o mundo. O Brasil já atingiu cerca de 29 mil casos, com quase 1800 mortes confirmadas. Em decorrência da larga escala de transmissão do Coronavírus, torna-se necessária a criação de estratégias no sentido de minimizar os riscos de contágio, principalmente de profissionais da área de saúde. Enfrentando diretamente a escassez de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), um grupo de profissionais ligados à área da assistência à Saúde se mobilizou para angariar recursos para a confecção de jalecos impermeáveis (capotes) em parceria com costureiras voluntárias, visando auxiliar o abastecimento desses produtos essenciais em hospitais e áreas afins. O Projeto JALECO SOLIDÁRIO se propõe a produzir jalecos impermeáveis que serão doados a instituições públicas de saúde que atendam pacientes acometidos pela COVID19. Após receber doações (de materiais e recursos), o TNT é cortado seguindo molde próprio e a seguir distribuído para costureiras voluntárias que costuram os jalecos em suas próprias residências seguindo um guia elaborado pela equipe. Após a conclusão da costura, os jalecos são recolhidos, higienizados, embalados e distribuídos para as unidades de saúde. Os mesmos serão utilizados como Equipamento de Proteção Individual (EPI) pela equipe multiprofissional. Essa atividade proporcionará ao discente conhecer as normas de segurança, individuais e coletivas, acerca do uso adequado de EPIS, contribuindo para sua formação acadêmica e cidadã.

Objetivo: Captar recursos financeiros e doação de materiais para a confecção de jalecos impermeáveis; sensibilizar empresas ou voluntários para a realização de corte do TNT utilizando moldes específicos para jalecos impermeáveis; capacitar costureiras voluntárias para a confecção de jalecos impermeáveis; atuar na formação acadêmica dos discentes de graduação inserindo-os nas atividades de planejamento e técnicas dessa produção; doar 1.000 (mil) jalecos impermeáveis para Hospitais públicos e filantrópicos da região metropolitana do Recife

 

 

AvivAR: Manutenção de ventiladores mecânicos do SUS contra a Covid-19

O que é: Projeto estratégico fruto de parceria entre o SENAI-PE, o Governo do Estado de Pernambuco e a UFPE no combate à Covid-19. Busca prestar serviço de manutenção de respiradores do SUS de Pernambuco, para colocar em atividade equipamentos ociosos ou defeituosos. 

Objetivo: Prestar serviço de manutenção de respiradores do SUS de Pernambuco, em parceria com o SENAI-PE e o Governo do Estado, para aumentar a disponibilidade de respiradores e diminuir a mortalidade por Covid-19.

Atividades: Treinamento teórico-técnico em ventilação mecânica dos bolsistas de Engenharia Biomédica da UFPE selecionados para a ação de manutenção e de outros estudantes de Engenharia Biomédica e de Engenharia Eletrônica, Engenharia da Computação, Ciências Biológicas e Ciências da Saúde (30h); serviço de manutenção prestado por 8 (oito) bolsistas de Engenharia Biomédica nas oficinas do SENAI-PE, Santo Amaro, Recife, em 20h semanais durante 6 meses.

Equipe: Wellington Pinheiro dos Santos (Docente e coordenador do projeto), outros docentes da UFPE, alunos voluntários e bolsistas do curso de Engenharia Biomédica. 

 

 

A Fabricação Digital no combate ao COVID-19 (Projeto Hígia PE)

O que é: Este projeto apresenta uma proposta de extensão voltada para a produção de Escudos Faciais, que serão produzidos pelo Laboratório do Grupo de Experimentação em Artefatos 3D (Grea3D), para o combate ao coronavírus (COVID-19). Tem como objetivo produzir ESCUDOS FACIAIS para os profissionais da área de saúde que estão atuando nos hospitais e unidades de saúde de Pernambuco. Nesse processo, iremos inserir as tecnologias de fabricação digital como ferramentas de apoio ao processo criativo e, assim, na produção de EPIs. A Instituição de Execução do Projeto será o Departamento de Expressão Gráfica (DEG), do Centro de Artes e Comunicação (CAC), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e se apoia em um conjunto de atividades de colaboração que já vem sendo desenvolvidas entre pesquisadores de diferentes áreas de conhecimento, bem como instituições externas.

Objetivo: Projeto com a proposta de distribuição de artefato produzido como equipamento de proteção individual - EPI, voltado para profissionais e colaboradores da área de saúde que estão trabalhando nas unidades hospitalares e de saúde pública do Estado de Pernambuco.

Atividades: Produzir 2.000 (duas mil) unidades de Escudos Faciais do modelo já existente (PROJETO HIGIA), através da fabricação digital, que deverão ser distribuídos nos Hospitais de Pernambuco; Continuar a articulação entre pesquisadores de outros grupos/instituições de pesquisa na busca por soluções para os equipamentos de proteção individual, com foco no combate ao coronavírus (COVID-19); Contribuir para o avanço de pesquisas de interesse social na área de prototipagem rápida e fabricação digital na UFPE.

Equipe: Sadi da Silva Seabra Filho (Coordenador), docentes e discentes do Departamento de Expressão Gráfica da UFPE.