Linhas de Pesquisa Linhas de Pesquisa

Em 2020 o PPG alterou suas linhas de pesquisa em função do perfil docentes e de seus atuais interesses de pesquisa, sendo as quatro linhas anteriores incorporadas a duas linhas de pesquisa:

  • Processos Cognitivos Básicos e Complexos
  • Cultura e Cognição

 

LINHA

DESCRIÇÃO

DOCENTES

Processos Cognitivos Básicos e Complexos

Estudo das múltiplas dimensões psicológicas e socioculturais dos sistemas humanos básicos e complexos. A proposta da linha de pesquisa é examinar como ocorrem, se desenvolvem e se inter-relacionam os processos psicológicos subjacentes à produção do conhecimento humano, bem como construir modelos teórico-metodológicos. Os estudos envolvem o uso e o desenvolvimento de ferramentas de análise tanto de natureza quantitativa quanto qualitativa. Essa produção é investigada a partir de uma visão do ser humano como sistema biopsicossocial. São tratados temas como: tomada de decisão, linguagem, consciência, autoconsciência, imagem mental, raciocínio lógico-matemático, argumentação informal, aprendizagem, inteligência emocional, cognição social, habilidades socioemocionais, formação de conceitos, emoções, mecanismos neuropsicológicos e neurocognitivos, memória e inteligência.

Alexsandro Medeiros

Alina Spinillo

Antonio Roazzi

Mauricio Bueno

Renata Toscano

Selma Leitão

Sintria Lautert

Cultura e Cognição

Estudos sobre a relação da cognição e da afetividade com a cultura concebida em duas vertentes: (i) a que aborda a cultura como condição na qual o ser humano existe enquanto processo holístico de mudança no tempo  irreversível, sendo  investigada em termos de processos culturais-semióticos constitutivos do sujeito e do ambiente numa dinâmica bidirecional em que as polaridades não existem uma sem a outra; (ii) a que investiga as influências dos fatores culturais nos processos cognitivos, a partir das similaridades e das dissimilaridades dos mecanismos sociocognitivos para a compreensão de sistemas conceituais no contexto cultural. Ambas as vertentes procuram construir modelagens teórico-metodológicas sobre sujeito, cognição e cultura. Na primeira vertente são tratados temas como: rememoração, imaginação, aprendizagem e suas articulações, processos criativos, estética como processo psicológico, rupturas- transições nas trajetórias de vida, construção semiótica de sentidos e significados, a constituição do self dialógico. Na segunda vertente são tratados temas como: representações sociais, self e processos culturais sobre morte, religião e misticismo, modelos de self, transculturalidade, hipercultura, concepções culturais de ambiente e violência.

Alexsandro Medeiros

Karina Moutinho

Antonio Roazzi

Candy Laurendon

Luis Felipe
Maria Lyra

Marina Pinheiro

Sandra Ataíde