Conheça a Supercom Conheça a Supercom

Criada em meados de 2020 com o objetivo de integrar as áreas de comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a Superintendência de Comunicação (Supercom) tem por finalidade planejar, articular, propor, coordenar, direcionar e acompanhar as ações desenvolvidas pela Universidade nas áreas de comunicação interna e externa, com foco nos seus diversos públicos, utilizando, para isso, diversos meios de comunicação impressos, digitais e de radiodifusão em prol da comunicação institucional e pública, fomentando políticas de comunicação com base na escuta da comunidade acadêmica.

A Supercom está finalizando a elaboração do regimento interno para, em seguida, iniciar a formação de grupos de trabalho para construção da política de comunicação da UFPE. A Superintendência reúne três diretorias que antes eram ligadas a setores diferentes: a Assessoria de Comunicação (Ascom), a Diretoria de Comunicação (Dircom) e o Núcleo de Televisão e Rádios Universitárias (NTVRU).
 
A Assessoria de Comunicação (Ascom) coordena as ações e os trabalhos que envolvem as áreas de assessoria de imprensa, como atendimento aos veículos de comunicação para responder aos questionamentos, passa as informações solicitadas e indica fontes para entrevistas; apura e elabora pautas jornalísticas para difusão das notícias da UFPE, além da produzir boletins informativos diários. Produz boletim pesquisas de divulgação semanal, vídeos e programas para a Rádio Universitária FM, que também são disponibilizados em plataformas digitais de áudio e vídeo, e coordena as ações nas Redes Sociais da UFPE.  A Coordenação de Redação é responsável pela edição dos boletins diários e de pesquisa. Seus principais objetivos são dar transparência às ações da Universidade, informar aos públicos interno e externo sobre as ações e oportunidades, promover maior visibilidade institucional e atingir maior engajamento da sociedade com a academia e sua produção.
 
A Diretoria de Comunicação (Dircom) tem por finalidade planejar e estabelecer campanhas de comunicação institucional e políticas de identidade da instituição, baseadas em sua missão, visão e valores, com vistas a preservar e consolidar a imagem da Universidade entre o seu público interno e externo. A Dircom é formada pela Coordenação de Design (que gere a identidade visual e concebe graficamente os produtos que dão suporte à comunicação institucional da universidade);  Coordenação de Audiovisual (que gere, produz e preserva o material audiovisual e televisivo de suporte à comunicação institucional para a comunidade interna e externa) e a Coordenação de Jornalismo (que contribui para o fortalecimento da imagem institucional a partir de peças e campanhas de comunicação, além de construir e fortalecer o diálogo com a comunidade interna, com a elaboração de conteúdos informativos a serem veiculados por meio dos canais de comunicação dirigidos aos estudantes, professores e técnicos administrativos).

Já o Núcleo de Televisão e Rádios Universitárias (NTVRU) tem por finalidade a prestação de serviços de comunicação e radiodifusão públicas e serviços conexos através da TV Universitária, Rádio Universitária FM e Rádio Universitária Paulo Freire AM, esta última com caráter de rádio escola. Entre suas atribuições, o Núcleo atua no sentido de articular redes públicas e educativas de comunicação, assim como articula parcerias com vistas à elaboração e à execução de programas, projetos e ações; firma acordos de cooperação com universidades, institutos de ensino e centros de pesquisa, laboratórios, fundações e empresas para parcerias de inovação, atuação operacional e técnica ou de produção e veiculação de conteúdo; estabelece parcerias estratégicas com movimentos sociais populares, setor artístico-cultural e produtores independentes para a produção e veiculação de conteúdo em todas as emissoras do NTVRU, entre outros.

Equipe Equipe