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O itinerário formativo do PROFSAUDE acontece ao longo dos quatro semestres curso.

Durante o primeiro semestre, com o objetivo de qualificar-se na produção conhecimento na APS, o discente deve refletir sobre a realidade do seu campo prática, incorporando criticamente os referenciais das políticas públicas de saúde discussão da atenção integral aos indivíduos, à família e à comunidade: realizando respectivo diagnóstico situacional, apoiado no uso dos sistemas de informações e análise crítica de indicadores, tanto no âmbito do território quanto na avaliação da práticas desenvolvidas na UBS/USF. com foco nos problemas prioritários: e s aperfeiçoando na prática docente e na preceptoria na APS. Esse conjunto de conhecimentos e reflexões subsidiam o discente na definição do problema do campo de prática a ser abordado no Trabalho de Conclusão de Mestrado (TCM).

Durante o segundo semestre, o discente se qualifica para produzir conhecimento e atuar na gestão do cuidado e na atenção em saúde aos diversos grupos populacionais, considerando as singularidades individuais, familiares, comunitárias e territoriais. Essa análise lhe permitirá realizar atividades de promoção de saúde e de educação popular em saúde de modo dialógico com saberes e práticas existentes Além disso, retomando o diagnóstico situacional, o discente delimita o problema de campo de prática e, apoiado em subsídios teórico-metodológicos para produzir conhecimento em saúde da família, desenvolve seu projeto de pesquisa com proposta de elaboração de um produto técnico tecnológico (PTT) para o aprimoramento da Atenção Básica e do Sistema Único de Saúde: projeto de pesquisa que, no final, passará por exame de qualificação.

Durante o terceiro semestre, visando à qualificação permanente na produção do conhecimento, o discente, com acompanhamento docente, deve desenvolver o TCM com PTT vinculado. Além disso, aprofundará os conhecimentos sobre temas baseados nas necessidades e demandas de saúde em nível nacional, regional e estadual para fortalecimento da atenção básica, desenvolvimento da docência e preceptoria, identificadas na conformação das turmas no território nacional.

Durante o quarto semestre, o discente dedica-se à finalização do desenvolvimento do TCM com PTT vinculado, preparando-se para a defesa e visando à divulgação científica dos produtos desenvolvidos.

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