Projetos em Andamento Projetos em Andamento

QCiência: Feira de Ciências Visando a Integração do Conhecimento Científico e a Sustentabilidade

 Prof. Elton de Lima Borges (dQF) - coordenador

Vigente de: 04/10/2024 - 31/12/2025

Resumo da ação:

O projeto visa atuar junto às escolas públicas estaduais, dos municípios do estado de Pernambuco, os quais estão distribuídos na Região Metropolitana de Recife, Região da Mata e Região Agreste. O projeto contemplará os seguintes municípios: Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista, Cabo de Santo Agostinho, São Lourenço da Mata, Paudalho e Abreu e Lima na Região Metropolitana de Recife, Vitória de Santo Antão, Carpina, Nazaré da Mata e Catende na Região da Mata, e Caruaru, Bezerros, Garanhuns, Brejão, Limoeiro, Gravatá e Buíque na Região Agreste, por entender que a educação é fator primordial no desenvolvimento de um país mais digno a todos os seus cidadãos e principal instrumento de transformação socioeconômica, de preservação da natureza, resgate da cultura e dos saberes endógenos. Entende-se que o projeto contribuirá com o imperativo de implicar a comunidade educacional em planejar, construir, analisar, repensar e estabelecer métodos e instrumentos de formação coletiva, contemplando as concepções de ciência, valores, vida e as diversificadas visões de mundo. A feira de ciências será realizada levando em consideração trabalhos originais no formato de resumo, e apresentação dos experimentos. Também serão realizadas outras oficinas, palestras e minicursos além de uma mostra de Mangá, onde serão escolhidos os melhores temas com linhas temáticas de ciências. Com a realização da feira de ciências, pretende-se que ocorra um aumento do interesse e maior entendimento por parte dos alunos em relação à disciplina de Ciências Exatas e da Terra.

 

Mentoria de Matemática e Física Básica para Calouros

 Prof. Anderson Monteiro Amaral (DF) - coordenador

Vigente de: 13/05/2025 - 07/07/2025

Resumo da ação:

Muitos estudantes chegam ao curso superior com consideráveis deficiências em sua formação de matemática básica, o que comumente leva esses alunos a terem um desempenho ruim nos primeiros períodos, trazendo grande evasão a cursos como o de bacharelado em física. Este programa de extensão tem, portanto, o objetivo de amenizar esse problema, nivelando os alunos do primeiro ano. O programa também dá a oportunidade de alunos do ensino médio que tenham interesse em ingressar no curso aprendam ou revisem conceitos antes e entrarem para um curso de graduação. Desta forma, o programa oferece uma oportunidade valiosa para estudantes do ensino médio que tenham interesse em ingressar nas áreas de exatas, permitindo-lhes adquirir e reforçar os conhecimentos prévios necessários. Adicionalmente, o programa oferece uma plataforma para alunos do último ano de graduação em física exercitarem suas habilidades de tutoria e mentoria, uma competência fundamental na trajetória acadêmica de profissionais de sucesso.

 

 

III Workshop de Divulgação Científica e Didáticas

 

 Profa. Carla Claudia da Rocha Rego Monteiro (DE) - Coordenadora

Vigente de:14/05/2025 a 15/05/2025

 

Resumo da ação:


O III Workshop de Divulgação Científica e Didáticas - III WDCD, vinculado ao Projeto de Extensão intitulado "Divulgação de Ciência e Criatividade - Ano III, registrado no Sigaa PJ277-2024, com financiamento da  Proext - Edital PIBExt 03/2024,  tem por objetivo propiciar uma maior interação entre a comunidade do Centro de Ciências Exatas e da Natureza da Universidade Federal de Pernambuco, divulgando suas pesquisas para comunidade do CCEN e o público em geral, com linguagem menos formal, além de promover a divulgação científica dos trabalhos de pesquisa/ensino realizados no CCEN-UFPE. O workshop contará com comunicações orais, sessões de pôsteres e feiras de exposições de docentes, estudantes e egressos dos cursos e programas do CCEN, promovendo a interação entre os alunos de graduação e pós-graduação de todas as áreas do Centro, além de divulgar os programas e cursos para outros centros da UFPE e outras universidades com áreas de exatas, tais como UFRPE,  UNICAP e IFs. O evento também contará com duas mesas redondas, uma com tema voltado à  mulher cientista. O evento acontecerá nos dias 14 e 15 de maio de 2024.  Docentes de todos os departamentos do CCEN/UFPE irão participar da organização do evento e da comissão científica. Discentes de todos os departamentos do CCEN/UFPE também irão participar da organização e proposição do evento. De caráter multidisciplinar, o projeto tem ações voltadas à comunidade dos cursos e programas do Centro de Ciências Exatas e da Natureza-CCEN da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE: departamentos de Estatística, Física, Matemática e Química Fundamental, e programa de pós-graduação de Ciência de Materiais.  O que possibilita a interação e a integração entre os membros da comunidade. As ações também envolvem os egressos dos cursos e programas citados residentes dentro e fora do Brasil, e um público fora da academia.  Apresentações voltadas à cientistas mulheres incentivam novas meninas estudantes a seguirem na vida acadêmica, além de mostrar o protagonismo da mulher na ciência.

 

Fazer Ciência: Desenvolvimento de Roteiros Experimentais Interdisciplinares para Alunos do Ensino Médio

 Prof. Paulo Henrique Menezes da Silva (dQF) - coordenador

Vigente de: 02/09/2024 - 29/08/2025

Resumo da ação:

O projeto Fazer Ciência é voltado para estudantes do Ensino Médio. Com a perspectiva de implementação do Novo Ensino Médio, faz-se necessário desenvolver experimentos interdisciplinares que envolvam as chamadas Ciências da Natureza: Química, Física e Biologia. Nesse sentido, o projeto se destina à elaboração de novos roteiros experimentais e, em fase posterior, ao recebimento de estudantes de escolas públicas para a realização desses experimentos em um laboratório da UFPE. Cabe ressaltar que os experimentos propostos serão conduzidos pelos próprios estudantes com a supervisão dos tutores do projeto (discentes da UFPE). As escolas públicas brasileiras ainda precisam de aprimoramento quanto à oferta de atividades em laboratório. Esta realidade é preocupante porque a experimentação é parte indissociável do saber científico. A universidade pode e deve atuar no sentido de estabelecer parcerias com as escolas para que essa lacuna do processo pedagógico seja amenizada. Com isso, os adolescentes do ensino médio poderão consolidar os seus conhecimentos de ciência com visitas à universidade para a experimentação científica. Após a fase inicial de planejamento, pretende-se receber semanalmente grupos de estudantes que receberão orientação para a condução dos roteiros práticos. Esses roteiros estarão apropriados aos conteúdos programáticos abordados nas escolas. Estimular o conhecimento científico de estudantes de escolas públicas, muitos deles em situação de vulnerabilidade social, é uma maneira de priorizar uma inclusão social efetiva, através da criação de oportunidades de aprendizado, e visando a melhoria do ensino de ciências na região.

 

Divulgação de Ciência e de Criatividade - Ano III

 Profa. Carla Claudia da Rocha Rego Monteiro (DE) - coordenadora

Vigente de: 02/09/2024 - 31/07/2025

Resumo da ação:

O projeto em tela tem como objetivo dar continuidade ao projeto de extensão intitulado “Divulgação de Ciência e Criatividades – Ano II”, realizado entre agosto de 2023 e junho de 2024, registrado no SIGAA com o código: PJ121-2023, e contemplado pelo edital PIBExC 2023. Além de consolidar as ações desenvolvidas nos anos anteriores, este projeto irá possibilitar uma maior interação entre a comunidade e o Centro de Ciências Exatas e da Natureza da Universidade Federal de Pernambuco. Neste novo projeto tem-se como propósito promover a divulgação científica dos trabalhos de pesquisa e ensino do CCEN-UFPE além de divulgar as pesquisas realizadas de forma menos formal. A execução do projeto será conduzida em quatro ações: criação e divulgação de curtos vídeos dos trabalhos de estudantes e egressos realizados com docentes do CCEN/UFPE em redes sociais para público geral; realização do III Workshop para Divulgação Científica e Didáticas do CCEN para alunos de UFPE, UFRPE, IFPE, UNICAP etc; ações com alunos do ensino fundamental e médio mostrando a importância da Ciência e incentivando-os a realizarem cursos de exatas; e apresentações de experimentos e jogos em praças públicas do Recife, para o público geral. De caráter multidisciplinar, o projeto tem ações voltadas à comunidade dos cursos e programas do Centro de Ciências Exatas e da Natureza-CCEN da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE: departamentos de Estatística, Física, Matemática e Química Fundamental, e programa de pós-graduação de Ciência de Materiais, o que possibilita a interação e a integração entre os membros da comunidade. As ações também envolvem os egressos dos cursos e programas citados residentes dentro e fora do Brasil, e um público fora da academia. Apresentações voltadas a cientistas mulheres incentivam novas meninas estudantes a seguirem na vida acadêmica, além de mostrar o protagonismo da mulher na ciência.

 

Reforço Solidário UFPE - Ano II: Uma Iniciativa de Aprimoramento Escolar para Estudantes da Educação Básica

 

 Profa. Roberta Ayres de Oliveira (dQF) - Coordenadora

Vigente de: 02/09/2024 a 31/08/2025

 

Resumo da ação:

 

O Reforço Solidário UFPE é um projeto de extensão que já está em seu segundo ano de funcionamento e que oferece aulas de acompanhamento semanais para estudantes do ensino fundamental. Nesse sentido, esses alunos têm a oportunidade de consolidar os conhecimentos escolares. Trata-se de uma ação de caráter contínuo em que discentes de cursos de licenciatura da UFPE fazem um trabalho voltado à tutoria de turmas específicas durante cada semestre. As turmas atendidas são formadas em escolas parceiras. Atualmente, o projeto atua em três escolas públicas: Escola Municipal Henfil, Escola Municipal João Pessoa Guerra e Escola Municipal Célia Arraes, todas no bairro da Várzea. Os alunos atendidos foram selecionados em conjunto com as equipes pedagógicas de cada escola. O perfil escolhido foi o de estudantes com muitas dificuldades para acompanhar o ritmo das aulas em suas turmas de origem. Nesse cenário, os tutores trabalham os conteúdos de português, matemática e ciências. A abordagem em português procura conciliar elementos do método fônico com elementos dos métodos globais, dando ênfase a atividades de interpretação, além da identificação e do reconhecimento dos padrões visuais comuns em textos (título, parágrafo e autor). No caso da matemática, adotam-se estratégias como o uso do material dourado, o incentivo à memorização dos fatos matemáticos mais simples, começando com adição e subtração, e o estímulo ao aprendizado colaborativo. Em ciências, procura-se empregar uma abordagem de apresentação dos experimentos e fichas para os alunos comprovarem e observarem suas hipóteses, abordando tópicos de biologia, química e física sempre com adequação do conteúdo à faixa etária. Essa é uma maneira de priorizar a inclusão social efetiva, através da criação de oportunidades de reforço e consolidação do aprendizado, e visando a melhoria do ensino de português, matemática e ciências na região.

 

 

Colóquio Júnior do Departamento de Física

 

 Prof. Anderson Monteiro Amaral (DF) - Coordenador

Vigente de: 15/08/2024 a 30/08/2025

 

Resumo da ação:

 

O Colóquio Júnior tem como objetivo introduzir os alunos dos cursos de bacharelado e licenciatura em Física as pesquisas desenvolvidas no Departamento de Física da UFPE (DF-UFPE). Alunos da Pós-Graduação e da Graduação de Física que desenvolvem pesquisa no departamento apresentam seus trabalhos de maneira acessível para os alunos de Graduação que ainda não estão envolvidos em projetos de Iniciação Científica. Auxiliando os alunos de Graduação a se familiarizar com conceitos científicos e entenderem quais áreas de pesquisa são interessantes para que eles iniciem sua jornada acadêmica nas pesquisas. Bem como promover o contato e integração do corpo discente do departamento, facilitando a troca de ideias, a ajuda mútua que veteranos podem fornecer ao divulgar informações pertinentes sobre a graduação de Física, e a realidade acadêmica. Além disso, em seminários dedicados às pautas de inclusão social e acessibilidade, contribuindo para a continuidade de minorias sociais em seus projetos de pesquisa. O projeto será desenvolvido no período de agosto/2024 - agosto/2025, onde semanalmente um aluno de Pós-Graduação ou Graduação fará uma apresentação de uma hora de seu projeto de pesquisa no Auditório do DF/UFPE. A comissão organizadora consistirá em um professor do departamento e 18 alunos de Graduação e do programa de Pós-Graduação que farão a seleção dos projetos a serem apresentados.

 
 

Desenvolvimento de metodologias analíticas e execução de ensaios especializados na Central Analítica do DQF/UFPE

 Prof. André Galembeck (dQF) - coordenador

Vigente de: 01/07/2024 - 30/06/2029

 

Resumo da ação:

Este projeto visa ao desenvolvimento de novas metodologias analíticas baseadas em técnicas de análise química instrumental especializadas que possibilitam a identificação de compostos químicos, a quantificação de substâncias e elementos, purificação de amostras, separação de misturas com quantificação de seus componentes, avaliação de estabilidade de materiais diversos e determinação estrutural, entre outras atividades. As amplas possibilidades listadas acima de forma não extensiva possibilitam desenvolver diversas aplicações como por exemplo o estabelecimento de metodologias e parâmetros de controle de qualidade, determinações de grau de pureza, estabelecimento de prazos de validade, identificação e confirmação das características de matérias-primas e produtos, execução de ensaios normatizados e desenvolvimento de novos produtos. A definição das estratégias e estabelecimento das rotinas, entretanto, depende da natureza da demanda e das amostras, de modo que exigem, simultaneamente, a disponibilidade de um parque instrumental de equipamentos com características específicas, especialistas capacitados e execução técnica com precisão. A Central Analítica tem recebido demandas para o desenvolvimento e realização de análises, ensaios, desenvolvimento de metodologias e processos, por parte de organizações externas, cujas especificidades não justificam a elaboração de projeto específico. Este projeto foi concebido para que se possa ter agilidade no atendimento das demandas de empresas, pessoas físicas e outras organizações, contribuindo para aumentar o grau de inserção da UFPE com a sociedade.

 

Olhar Atento: prevenção ao assédio

 Prof. Nadja Kolb Bernardes (DF) - coordenadora

Vigente de: 16/06/2024 - 15/06/2025

 

Resumo da ação:

A abordagem do assédio no ambiente universitário não se limita a uma questão interna, mas reflete a responsabilidade da instituição na construção de uma cultura de respeito e dignidade. O presente projeto visa conscientizar e capacitar a comunidade acadêmica do CCEN, promovendo reflexão sobre o assédio e seus impactos. Por meio de cartazes, Instagram, palestras e formulários de levantamento, busca-se disseminar conhecimento sobre o tema e identificar casos de assédio. Espera-se uma maior sensibilização dos membros do centro, refletida no engajamento com as atividades propostas. O sucesso do projeto será avaliado pelo alcance das ações educativas e pelo envolvimento da comunidade, refletindo uma cultura de respeito e apoio às vítimas de assédio.

Estatística e sua atuação na sociedade

 Profa. Maria do Carmo Soares de Lima (DE) - coordenadora

Vigente de: 01/09/2023 - 30/07/2025

 

 
 

 

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