Linhas de Pesquisa Linhas de Pesquisa

Águas pluviais urbanas e drenagem urbana

Busca de soluções urbanísticas e ambientalmente adequadas de manejo de águas pluviais para redução do impacto sobre o hidrograma, com especial atenção para a qualidade da água, o controle de vetores e a gestão de resíduos sólidos, em bacias experimentais urbanas. A linha de pesquisa também é voltada à solução dos problemas de drenagem de grandes cidades.


Análise de risco e controle de salinidade em aluviões sob agricultura irrigada

Análise das pressões sociais e estruturais sobre as águas subterrâneas; identificação das fontes e mecanismos de degradação da qualidade dos aquíferos; e avaliação dos impactos regionais advindos das mudanças climáticas nos recursos hídricos.


Barragens subterrâneas

Estudos sobre o desenvolvimento econômico e social de comunidades rurais do semiárido, aperfeiçoando e aplicando técnica relacionada ao abastecimento de água de pequenas comunidades para a agricultura em escala familiar.


Mudanças climáticas e recursos hídricos

Desenvolvimento de estudos com base científica nas mudanças ambientais globais; impactos, adaptação, vulnerabilidade; mitigação, e esforços de inovação tecnológica em modelos do sistema climático, geo-sensores e sistema de prevenção de desastres naturais.


Engenharia de água e solo

Monitoramento em longo prazo, experimentação em campo, e modelagem climática, hidrológica, agrícola e biogeoquímica. Convívio produtivo com a escassez hídrica no semiárido. Projeção de cenários de possíveis impactos sobre os recursos hídricos de mudanças climáticas, mudanças de uso do solo e medidas adaptativas e de gestão da oferta, da demanda e de infraestruturas hídricas.


Filtração em margem

Visando oferecer à população de pequenas e grandes cidades água de melhor qualidade; bem como, desenvolver tecnologia que possivelmente poderá ser adotada por companhias de abastecimento, além de obter uma alternativa sustentável e avanços em relação a gestão de matrizes aquáticas que apresentem quadros de poluição.


Geoprocessamento e sensoriamento remoto em recursos hídricos

Utilização de ferramentas de geoprocessamento para pré-processamento de dados de entrada e pós-processamento de dados de saída de modelos hidrológicos e hidrodinâmicos. Uso de produtos de sensoriamento remoto para estimativa de valores de variáveis hidrológicas e estimativa de valor de parâmetros de modelos hidrológicos.


Gestão de recursos hídricos

Pesquisas relacionadas ao desenvolvimento e análise de instrumentos e aspectos legais/institucionais na gestão de recursos hídricos.


Hidrometeorologia

Pesquisas voltadas à compreensão de processos hidrometeorológicos que atuam no Estado de Pernambuco.


Instrumentos econômicos e sociais na gestão de bacias hidrográficas

Participação interativa na gestão dos recursos hídricos, com representação em comitês de bacias hidrográficas, apoio técnico-cientifico a essas instituições; projetos de pesquisa integrando instrumentos econômicos e sociais ao conhecimento do meio físico.


Recursos hídricos de regiões semiáridas

Estudos da hidrologia e hidrogeologia da região semiárida: regionalização de vazões, projetos experimentais de aproveitamento de aluviões e barragens subterrâneas, bacias representativas, reuso de água, gestão participativa de recursos hídricos em regiões de escassez, abastecimento de água.


Hidrologia e Hidrogeologia

Regionalização de vazões, projetos experimentais de aproveitamento de aluviões, bacias representativas, reuso de água, gestão participativa de recursos hídricos, planejamento regional.


Salinização marinha de aqüíferos costeiros

Pesquisas utilizando abordagens geoquímica e multi-isótopo (Sr, B, O, H) para investigar as fontes e processos de salinização.


Simulação hidrológica e hidrodinâmica

Adaptação/aplicação de modelos hidrológicos de última geração para simulação do escoamento em bacias e calhas fluviais no meio urbano e rural, incluindo o uso de sensoriamento remoto e geoprocessamento. Uso de modelos matemáticos para simulação hidrológica do tipo chuva-vazão e propagação de vazão na calha de rios. Aplicação das simulações em análise de eventos de enchentes ribeirinhas com o objetivo de propor intervenções nas bacias para controle de enchentes. Aplicação em bacias experimentais e representativas para análise dos processos hidrológicos no semiárido.


Sistemas de informações e de suporte à decisão

Desenvolvimento de sistemas gerenciais para proporcionar suporte à gestão da água. Tais sistemas envolvem técnicas de otimização e modelos de simulação no objetivo de quantificar disponibilidades e potencialidades hídricas; históricos das variáveis hidrometereológicas, uso e ocupação do solo, qualidade das águas e fontes poluidoras, distribuição de demanda pelo uso da água. Utilização de técnicas avançadas de programação computacional.


Uso sustentável de água subterrânea

Estudo do fluxo e poluição em aquíferos, Salinização de aquíferos costeiros e Subsidência de solos por exploração de aquíferos.


Viabilidade de manutenção em canais de irrigação

Voltado para a identificação de parâmetros e elaboração de um modelo para predição da viabilidade de manutenção em canais dos perímetros de irrigação, bem como subsídios técnicos para novos projetos.