Intercâmbio Intercâmbio

 

A professora Gilda Guimarães da Universidade Federal de Pernambuco/Brasil, coordenadora do GREF – Grupo de Estudo em Educação Estatística no Ensino Fundamental, desenvolve em conjunto com a professora Izabella Oliveira da Université Laval em Quebec/Canadá um projeto de pesquisa intitulado “Ensino e aprendizagem da estatística e probabilidade no Ensino Básico e Superior”. Essas pesquisadoras vem desenvolvendo projetos de pesquisa conjunto desde 2012 e a partir dos mesmos já foram publicados artigos em revistas nacionais e internacionais, apresentações em eventos científicos, doutorado sanduiche e pós docs no Canadá, visitas técnicas, participação de bancas de mestrado e doutorado, orientações conjuntas, entre outras atividades.

 

 

 

Os professores Carlos Monteiro e Liliane Carvalho da Universidade Federal de Pernambuco/Brasil, coordenadores do GPEMCE – Grupo de Pesquisa em Educação Matemática nos Contextos da Educação do Campo e do GPEME – Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Estatística desenvolvem atividades de investigação com a colaboradora internacional, Professor Theodosia Prodromouda Universityof New England Austrália,desde 2015. Entre as atividades de cooperação acadêmica desenvolvidas, destacamos: discussão de dados de pesquisa, publicações de capítulos de livros internacionais,submissão deprojetos em agências nacionais e internacionais de fomento à pesquisa.

 

Os professores Carlos Monteiro e Liliane Carvalho da Universidade Federal de Pernambuco / Brasil, coordenadores do GPEMCE - Grupo de Pesquisa em Educação Matemática nos Contextos da Educação de Campo, e GPEME - Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Estatística desenvolvem atividades acadêmicas com a colaboradora internacional, professora Carolina Carvalho do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal,desde 2006. Entre as atividades de cooperação acadêmica, destacamos o desenvolvimento de projetos de pesquisa, discussão de dados de pesquisa, participação em bancas de mestrado e doutorado em programas dos dois países, publicação de artigos em periódicos internacionais, apresentação e publicação em anais de conferências internacionais, capítulos de livros, submissão de projetos às agências nacionais e internacionais de apoio à pesquisa. Carlos Monteiro realizou Estágio Pós-Doutoral entre 2014 e 2015financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES), a Professora Liliane Carvalho atualmente realiza sua licença capacitação, ambos projetos realizados em colaboração com Professora Carolina Carvalho.

 

Os professores Carlos Monteiro e Liliane Carvalho da Universidade Federal de Pernambuco / Brasil, coordenadores do GPEMCE - Grupo de Pesquisa em Educação Matemática nos Contextos da Educação de Campo, e GPEME - Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Estatística, desenvolvem - desde 2006 - atividades acadêmicas com colaboradora internacional, professora Dra. Karen François, diretora do Centro de Lógica e Filosofia da Ciência (CLPS) da Vrije Universiteit Brussels (VUB), Bélgica. Os principais tópicos de pesquisa são Educação Estatística e letramento emBig Data. Entre as atividades de cooperação acadêmica, destacamos o desenvolvimento de projetos de pesquisa, discussão de dados de pesquisa, visitas técnicas de curto e longo prazo nos dois países, publicação de artigos de periódicos internacionais, apresentação em conferências internacionais e publicação nos respectivos anais, publicação de capítulos de livros, submissão de projetos a agências nacionais e internacionais de apoio à pesquisa. Carlos Monteiro é atualmente professor visitante da VUB, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - código financeiro 88881.337562 / 2019-01.

 

O Grupo de Pesquisa Mídias Digitais e Mediações Interculturais (MDMI), certificado pelo CNPq e vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica (EDUMATEC), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), é coordenado pelas professoras Ana Beatriz Gomes Carvalho e Thelma Panerai Alves.No cenário nacional, o grupo mantém parcerias com o CIDES – Pesquisa, Criatividade e Inovação no Ensino Superior – e com o Projeto Observa – Observatório da Educação Superior, ambos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Essas colaborações têm como foco o estudo das políticas educacionais, práticas inovadoras e mediações digitais no ensino superior brasileiro.No contexto internacional, o MDMI articula projetos com instituições de Portugal e da Espanha. Em Portugal, atua em cooperação com a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo e com a Ao Norte – Associação de Produção e Animação Audiovisual, com ênfase na formação docente, narrativas digitais e cinema na educação. Na Espanha, a parceria com a Universidad Rey Juan Carlos foca em narrativas autobiográficas, cultura visual e práticas pedagógicas mediadas pelo cinema.

A professora Iranete Maria da Silva Lima, líder do Grupo Ensino, Aprendizagem e Processos Educativos (GPENAPE) e coordenadora do Núcleo de Pesquisa, Extensão e Formação em Educação do Campo (NUPEFEC), trabalha em parceria com o Prof. Dr. Luc Trouche, professor emérito do Institut Français de l’Education (IFE) e com os professores Ole Skovsmose e Miram Penteado Godoy da Universidade Estadual Paulista (UNESP – Campus Rio Claro). Entre as atividades de cooperação acadêmica destaca-se o desenvolvimento do projeto de pesquisa, no quadro da Chamada Universal 2018 do CNPq, sobre o sistema de documentação de professores que ensinam matemática em escolas do campo no Brasil, do qual participam outros professores da UFPE, mestrandos e doutorandos do EDUMATEC. Um estágio pós-doutoral também está em curso nessa cooperação. 

 

O projeto Ensino da Matemática e desigualdades escolares, com vigência de janeiro de 2025 a dezembro de 2028, é coordenado pela profa. Paula Baltar, vinculada ao Edumatec (Grupos de pesquisa Pró-grandezas e Atelier Digit@s) e pelo prof. Hamid Chaachoua, da Universidade de Grenoble Alpes. Visa investigar, sob a ótica da Didática da Matemática (DDM), possíveis relações entre o ensino de matemática e desigualdades escolares, na transição entre os anos iniciais e os anos finais do ensino fundamental. O projeto conta ainda com parceria do Centro Acadêmico do Agreste-UFPE, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Universidade Estadual de Maringá e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, do lado brasileiro. Da Universidade de Paris-Est Créteil Val de Marne e Universidade de Clermont Ferrand na França. O projeto foi aprovado no edital CAPES-COFECUB - Edital nº 08/2024 - Pesquisador Experiente.