Flávia Zimmerle da Nóbrega Costa Flávia Zimmerle da Nóbrega Costa

Professora da Universidade Federal de Pernambuco (Brasil). Doutora em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (Brasil). Professora Permanente do Programa em Gestão, Inovação e Consumo da Universidade Federal de Pernambuco. Participante do Grupo de Pesquisa AKAFans - Collective of Researchers on Fan, Media and Entertainment Studies e do Grupo de Pesquisa Marketing e Cultura de consumo, ambos cadastrados no Diretório CNPq. Principais áreas de interesse: culturas de consumo, discursos da indústria do entretenimento, mediação tecnológica do consumo, práticas e relações do consumidor.

GRUPO DE PESQUISA

AKAFans - Collective of Researchers on Fan, Media and Entertainment Studies (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7927916631597710).

Grupo de Pesquisa Marketing e Cultura de consumo (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9921566042050528)

PROJETOS DE PESQUISA EM ANDAMENTO

1. A construção do corpo-consumo utópico: os fãs, os produtos de cultura pop, a moda e suas complexas interligações.
  2. A produção de sentidos e o engajamento de consumidores com os atributos de marcas do Arranjo Produtivo Local (APL) de Pernambuco: ativismo, empoderamento e a vivência em espaços heterotópicos.

ARTIGOS RECENTES

1. COSTA, F. Z. N.; CAMARGO, A. B. Covid 19, threatened humanity and the latent desire to consume fashion items: Modapalavra e-periódico, v. 14, p. 204-215, 2021.
  2. NASCIMENTO, H. R. F.; COSTA, C. S. R. ; DAMASCENA, E. O. ; COSTA, F. Z. N. . Como Consumidores de Baixa Renda Estabelecem uma Relação entre o Autocontrole, a Consciência de Preço e o Consumo Sustentável? TEORIA E PRATICA EM ADMINISTRACAO, v. 12, p. 1-16, 2021.LIRA, J. S.; SILVA JUNIOR, O. G. ; COSTA, F. Z. N. . Como se dá o Engajamento do Consumidor em um Espaço Colaborativo: Relação de negócios ou devoção?. CBR - Consumer Behavior Review, v. 4, p. 53-65, 2020.
  3. LIRA, J. S.; SILVA JUNIOR, O. G. ; COSTA, F. Z. N. . Como se dá o Engajamento do Consumidor em um Espaço Colaborativo: Relação de negócios ou devoção?. CBR - Consumer Behavior Review, v. 4, p. 53-65, 2020.
  4. COSTA, F. Z. N.; SOUZA-LEÃO, A. L. M. A vontade de potência do prossumidor: uma análise da vontade e da força da vontade nas práticas dos potterheads. RECADM: REVISTA ELETRÔNICA DE CIÊNCIA ADMINISTRATIVA, v. 18, p. 161-193, 2019.
  5. COSTA, F. Z. N.; QUEIROZ, J. A. ; SILVA, I. F. . Uma reflexão acerca dos fardamentos militares femininos: entre o justo da cultura e as categorias ergonômicas de conforto. Ensino em Artes Moda e Design, v. 3, p. 134-148, 2019.