Promoção da qualidade de vida na quarentena Promoção da qualidade de vida na quarentena

No Bairro Tem!

O que é: É uma iniciativa voluntária, solidária e colaborativa de docentes e discentes do Departamento de Ciência da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco, que oferece à sociedade uma plataforma digital de integração entre os pequenos empreendedores e consumidores de produtos e serviços entregues e realizados em domicílio, contribuindo assim com esse período de isolamento e distanciamento social devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Objetivo: Conectar comerciantes, prestadores de serviços e consumidores, de forma gratuita, para que encontrem na plataforma um meio de estarem próximos e se ajudarem, gerando impacto socioeconômico e fortalecendo a dinâmica da economia de bairro e os princípios de economia solidária em uma nova dinâmica de consumo.

Atividades: Reunião das informações de negócios locais na plataforma e análise dessas informações em suas devidas categorias, funcionando como um catálogo para atender consumidores em suas residências; gestão tecnológica da plataforma www.nobairrotem.com.br para garantir uma excelente experiência do usuário àqueles que cadastram pequenos negócios e àqueles que buscam pelos produtos e serviços; comunicação e divulgação do Projeto na UFPE, junto à imprensa e nas redes sociais para alcançar o público, que são os donos de pequenos negócios e potenciais consumidores; atendimento online  aos usuários durante 7 dias da semana, nos três turnos, para tirar possíveis dúvidas sobre o uso da plataforma; gerenciamento das ações realizadas pelas equipes e seus respectivos  componentes, exercendo o papel de acompanhamento e controle das atividades e da gestão dos recursos humanos envolvidos (processo de recrutamento e seleção dos bolsistas e voluntários), além de elaborar, submeter e acompanhar a execução dos projetos originários da criação da plataforma.

Equipe: Prof. Dr. Fábio Mascarenhas e Silva (Coordenador Geral do Projeto), professores e alunos do Departamento de Ciência da Informação da UFPE.

 

 

Competence Appl 

O que é: Trata-se de uma plataforma digital/social orientada a apresentação de rotinas de exercícios físicos de cunho prático (aula propriamente dita, como por exemplo de ginástica) ou educacional, que possibilita adequada navegabilidade em conteúdos especificamente desenvolvidos para ela, com múltiplas chaves de indexação (filtros) para adequada seleção das aulas em compatibilidade com as características de aptidão física, preferências e estágio evolutivo das atividades realizadas. Em resumo, a plataforma objetiva democratizar o acesso a aulas de atividades físicas diversas, considerando aspectos de qualidade, segurança e divertimento. A plataforma gerará visibilidade de professores de atividades diversas. O seu desenvolvimento inicial objetiva ofertar atividades físicas em tempos de COVID-19, considerando os aspectos emocionais e físicos relacionados ao período de confinamento. Posteriormente, serão desenvolvidos conteúdos em diferentes contextos e ambientes. Em relação à funcionalidade geral, após o seu cadastro, o beneficiário preencherá os questionários necessários à definição do seu perfil. O aplicativo listará com base nisso uma série de atividades que serão apresentadas pela ordem de sua relevância para o match perfil x aula. Ao selecionar uma aula, o usuário acompanhará as atividades propostas realizando uma avaliação ao final. Numa próxima sessão de treinamento, o ciclo se repete. Um log das atividades realizadas, a partir de uma lógica de gameficação, deverá disponibilizar ao beneficiário um overview das suas realizações, contendo tempo, training load, valências priorizadas, grupamentos enfatizados e algumas recomendações de necessidades. Um modelo de atividades sequenciais, em formato de Programas de Treinamento, poderá ser ofertado ao participante.

Objetivo: Desenvolver um aplicativo para smartphones e web que permita a navegabilidade e registro das aulas realizadas pelo beneficiário; Oportunizar aos servidores da UFPE, demais servidores da República Federativa do Brasil e população em geral, atividades físicas diversificadas, validadas e adequadas a diferentes níveis de aptidão física; Ofertar aos profissionais de educação física, professores de atividades rítmicas, artes marciais, fisioterapeutas, entre outros, uma plataforma de oferta de conteúdos que permita classificação apropriada e adequação ao beneficiário final; Ofertar a estudantes de graduação e Pós-Graduação uma ferramenta para realização de intervenções remotas, em modelo home based.

Atividades: O desenvolvimento de conteúdos customizados à necessidade atual, apresentados numa plataforma que promove inovação tecnológica e o desenvolvimento de futuros projetos de pesquisa para alunos de graduação e pós-graduação de diferentes áreas profissionais com ênfase na investigação do movimento humano, constitui-se como uma importante ação de inserção social do Núcleo de Educação Física em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Educação Física para o enfrentamento secundário da COVID-19.

Equipe: Prof. Tony Meireles dos Santos (coordenador do projeto), docentes, discentes do Departamento de Ed. Física.

 

Plataforma Rango em Casa: Quarentena, cozinha e conexão com pequenos empreendedores locais

O que é: Desenvolvimento de uma plataforma que ajude as pessoas que não sabem cozinhar e, ao mesmo tempo, conecte-as aos empreendedores locais que fazem delivery dos ingredientes. 

Objetivos: 1) Desenvolver soluções criativas para incentivar as pessoas a ficarem em casa durante quarenta de combate à epidemia de corona vírus. 2) Ajudar a comunidade a localizar os empreendedores locais que fazem delivery de insumos.3) Diminuir o efeito de alguns agentes estressores as pessoas durante o período de isolamento social

Equipe: Simone de Lira Almeida (Docente e Coordenadora do Projeto), Viviane Santos Salazar (Docente), José Roberto Ferreira Guerra (Docente), Discentes da UFPE e outros membros extenos a UFPE