Plano Diretor Plano Diretor

 

Plano Diretor (2015)

O presente plano tem por objetivo fundamental definir as bases para o planejamento urbano e de edificações para o Campus Joaquim Amazonas, na perspectiva das próximas duas décadas, olhando para a UFPE, 200 anos (2027) e para o Recife 500 anos (2037).

Acesse o plano aqui.

 

Plano Diretor (2020)

O objetivo deste documento é conhecer, compreender e propor ações de natureza física que consigam recompor e manter a qualidade de vida e meio ambiente do Campus Universitário no universo de ocupação máxima dos espaços, mirando o horizonte de 2027, ano em que se comemora os 200 anos do curso de Direito, marco inicial da fundação da UFPE. Em 2037 Recife será a primeira capital do país a completar 500 anos, o que enseja a oportunidade de novas realidades urbanas em que se priorize o pedestre e o meio ambiente.

Acesse o plano aqui.

 

Notícias do Plano Diretor

 

UFPE realiza primeira plenária do Plano Diretor Participativo 2021

O plano vai nortear as ações da Reitoria, da administração central e dos dirigentes da Universidade no que se refere ao ordenamento do seu território

 16:57

 

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) promove nesta quinta-feira (26), por meio da Superintendência de Infraestrutura (Sinfra), a primeira plenária do Plano Diretor Participativo 2021 – Campus Joaquim Amazonas. O plano vai nortear ações da Reitoria, da administração central e dos dirigentes da Universidade no que se refere ao ordenamento do seu território. O encontro é aberto, virtual, via plataforma Google Meet, e acontece das 9h às 10h30. Para participar, basta clicar no link da videochamada ou discar (US) +1 417-567-4217 PIN: 411 735 652#.

Esse primeiro encontro tem como tema Meio Ambiente. Nela vão ser apresentadas as diversas atividades em que a UFPE tem assumido o compromisso com o desenvolvimento sustentável. Também vão ser discutidos ações e diretrizes que garantam a preservação do meio ambiente do Campus. A plenária conta com a participação do vice-reitor Moacyr Araújo, do superintendente de Infraestrutura Carlos Falcão e das arquitetas e coordenadoras da equipe multidisciplinar do Plano Diretor Participativo da Sinfra, Rafaela Campos Cavalcanti e Roberta Prosini Cadena. A secretária da Sinfra, Camilla Maria Venceslau de Araújo, participa na intermediação das perguntas e sugestões. As contribuições são abertas a qualquer pessoa interessada.

A iniciativa das plenárias vai melhorar o desenvolvimento das atividades e funções da Universidade a partir de diretrizes de sustentabilidade, bem-estar e justiça social e participação popular. Essa é uma primeira etapa. “Essas diretrizes são preliminares; as que vão integrar o plano vão ser decididas durante as plenárias e por meio de sugestões enviadas depois até a entrega final do plano”, comenta Rafaela Campos Cavalcanti. A Sinfra vai realizar outras plenárias com os temas Infraestrutura, Ambiente Construído, Segurança, Lazer e Bem-Estar Social. A ideia é realizar duas a cada mês. 

 

Link da matéria

Mais informações

planodiretor.campus@ufpe.br