(PPGFilosofia) Programa de Pós-Graduação em Filosofia - UFPE
 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Programa de Pós-Graduação em Filosofia

Sobre o Programa

O Programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade Federal de Pernambuco foi pioneiro na região Nordeste. Ainda que suas atividades regulares só tenham iniciado em 1979, e seu credenciamento no Sistema de Avaliação da CAPES só tenha ocorrido em 1996, as origens do Programa remontam ao ano de 1971, com a aprovação do Curso de Especialização e do Seminário de Pesquisa Filosófica (mais tarde transformado em Mestrado em Filosofia).

Área de Concentração: Filosofia
 

Tendo como área de concentração 'Filosofia', o Programa estrutura-se a partir de duas linhas de pesquisa, Filosofia Prática Contemporânea e Fenomenologia e Cognição e Hermenêutica, Ética e Política. As duas novas linhas se configuram como um catalisador efetivo e orgânico das atividades de ensino e pesquisa ligadas ao Programa, além de serem eixos de aderência dos projetos de pesquisa de nossos discentes desde o processo seletivo até a defesa. A nova estrutura do Programa foi concebida como aglutinador de pesquisas que congregam de maneira orgânica os projetos de pesquisa de seu corpo docente, o que se traduziu na fundação de três novos núcleos de pesquisa: Núcleo de Ética e Filosofia Política (NEFIPE); o Núcleo de Fenomenologia (NUFEPE); e o Núcleo "Consciência e Cognição", Grupo de Estudos Nietzsche (UFPE/UFRPE), todos cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq.

O projeto da UFPE é voltado para a ênfase interdisciplinar, e a presença da Filosofia nesse projeto também é assim pensada. O papel da formação em Filosofia é pensado tanto (1) no sentido da formação básica na pesquisa e no ensino da filosofia, em suas particularidades próprias, quanto (2) na sua relação com a pesquisa de ponta nas áreas específicas em que essa interdisciplinaridade é demandada. 

Neste segundo sentido, mais especializado, o nosso Programa pretende fomentar investigações capazes de articular de modo competente a pesquisa científica teórica nas suas áreas específicas e a contribuição conceitual que é aportada pela reflexão filosófica contemporânea em torno dessas questões. Isso é exemplificado pela atuação de alguns de nossos professores em torno aos conceitos fundamentais da fenomenologia, das ciências cognitivas. Estas temáticas devem articular, no interior de nosso programa, a produção de pesquisa original e inovadora em cooperação com os programas afins da nossa universidade. O intenso diálogo entre tradições diferentes, e comumente apresentadas como opostas, para a investigação de problemas contemporâneos robustos é uma área em que o desenvolvimento da pesquisa filosófica no país é carente de desenvolvimento adequado, e na qual ela encontra, na UFPE, um ambiente ideal para o seu florescimento.

Todavia, para ser levado a bom termo, o desenvolvimento de um trabalho filosófico desse escopo depende essencialmente da existência de uma pesquisa básica em filosofia, com ela integrada, capaz de lhe dar a profundidade e a dimensão de rigor adequadas. Voltamos com isso ao ponto da vocação universalista da filosofia. Todos sabemos que, ao longo da história, a filosofia foi o manancial teórico do qual emergiram as diversas ciências modernas, com sua autonomia própria. E, por mais que tenham surgido áreas especializadas no seio da pesquisa filosófica, não é a parte menos importante da vitalidade teórica própria da filosofia o fato de ser, histórica e contemporaneamente, o locus adequado para pensar teoricamente a integração disciplinar do saber. Nesse sentido, pode-se até dizer que a filosofia, compreendida segundo sua vocação própria, é a interdisciplinaridade em si. Dizemos isso porque a formação adequada, com rigor conceitual e metodológico próprio, tanto na pesquisa de História da Filosofia quanto nas áreas de pesquisa próprias da Filosofia contemporânea, tanto em política, quanto em fenomenologia ou na filosofia analítica, e mesmo na integração entre essas áreas, conduz a uma perspectiva necessariamente interdisciplinar.

Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Secretaria da Pós-graduação em Filosofia

Av. da Arquitetura, s/n - Centro de Filosofia e Ciências Humanas - CFCH 15°Andar, Cidade Universitária - Recife-PE - CEP: 50740-550

(81) 2126-8297
Filipe Campello
Coordenador do PPGFIL UFPE
Sandro Sena
Vice-Coordenador do PPGFIL UFPE
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.