Setores Setores
- Departamento de Administração Escolar e Planejamento Educacional (Daepe)
- Departamento de Psicologia e Orientação Educacionais
- Departamento de Ensino e Currículo
- Departamento de Fundamentos Sócio-Filosóficos da Educação
- Colégio de Aplicação - CAP
- Extensão
- Semana Pedagógica 2019
- Biblioteca Setorial CE
Sobre
A missão do Centro de Educação igualmente a da Universidade Federal de Pernambuco, assume como tarefa social reinventar-se e contribuir, contínua e sistematicamente, para a cultura na qual está inserida e necessários conhecimentos científicos e populares, através da pesquisa, do ensino, da extensão e da avaliação de programas sócio-educacionais; estes garantirão, em última instância, a autonomia de decisão da sociedade e sua emancipação, ao mesmo tempo em que se ocuparão do aperfeiçoamento Institucional.

Graduação
Graduação
Licenciaturas Diversas (coordenação)

Pós-Graduação

Extensão
Extensão
O presente documento: PLANO DE TRABALHO DA SETORIAL DE EXTENSÃO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO (CE) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE): contempla os princípios e as ações da setorial para a gestão 2015-2017 apresentado pelas coordenadoras Maria da Conceição dos Reis e Auxiliadora Maria Martins da Silva.
A Resolução 09/2007 do Conselho Coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPE (CCEPE) define a extensão como o elo de integração das atividades universitárias com os segmentos da comunidade acadêmica e a sociedade de forma geral. A Setorial de Extensão do CE é a unidade responsável por coordenar, orientar e avaliar as ações extensionistas apresentadas e desenvolvidas para atender a comunidade acadêmica, as organizações governamentais e não governamentais através de cursos de formação continuada, programas, projetos e eventos educacionais.
O referido Plano de Trabalho, prezando pela indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, foi construído coletivamente por um grupo de estudantes, professores e técnicos que, analisando a situação atual do CE, propôs a candidatura à direção do referido centro intitulada
#UnidospeloCE, juntamente com outras candidaturas para as coordenações de Pedagogia e Licenciaturas Diversas.
Consideramos que diversas ações já vêm sendo desenvolvidas no âmbito da Setorial de Extensão do CE pelas gestões anteriores. Nesse contexto, nosso trabalho dará continuidade as propostas consolidadas e (re)criará novas possibilidades de ações/intervenções, com o olhar voltado para as propostas apresentadas no relatório do I Seminário de Planejamento Participativo, realizado em julho de 2013 no CE.
Diante do exposto, apresentamos os princípios nos quais estão pautados os nossos compromissos e algumas ações estruturantes, que poderão ser acrescidas de sugestões provenientes da comunidade, como meta para os próximos dois anos de trabalho na extensão no CE. As ações propostas estão relacionadas considerando 6 (seis) aspectos, quais sejam: 1- Ações articuladas ao ensino e pesquisa; 2- Ações facilitadoras de Comunicação/Informação; 3- Ações promotoras de publicações científicas, tecnológicas e relativas à cultura; 4- Ações que proporcionam a relação da comunidade interna e externa; 5- Ações favorecedoras das relações humanas e 6- Ações que garantam a continuidade das propostas da gestão anterior (2013-2015).
PRINCÍPIOS NORTEADORES DA PROPOSTA DE GESTÃO
- Ética e transparência como princípios básicos;
- Flexibilidade, democracia e participação coletiva nas decisões;
- Legalidade e eficiência nos atos de gestão;
- Valorização das relações humanas, considerando a diversidade social, cultural, religiosa, geracional, étnico, racial e de orientação sexual da comunidade acadêmica.
OBJETIVOS
- Promover o exercício da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão assegurando a extensão enquanto dimensão acadêmica na formação dos estudantes;
- Coordenar, orientar e avaliar ações extensionistas para atender a comunidade acadêmica interna e externa do CE;
- Promover e apoiar a realização de cursos
- Avaliar programas e projetos de extensão apresentados pela comunidade acadêmica;
- Compreender a natureza pública da universidade possibilitando à sociedade usufruir das atividades acadêmicas;
- Aprimorar os mecanismos de intercâmbio com outras instituições;
- Ampliar e estabelecer parcerias para realização das ações;
- Enfatizar a utilização de tecnologia disponível para ampliar acomunicação;
- Criar as condições para a participação do CE na elaboração, implementação e avaliação das políticas públicas dos municípios e Estado dePE;
- Orientar a comunidade interessada, quanto aos procedimentos a serem adotados no encaminhamento das propostas de açõesextensionistas;
- Articular e incentivar, em conjunto com o DA, a participação dos discentes em atividades de extensão.
AÇÕES PROPOSTAS
Ações articuladas ao ensino e pesquisa
- Estimular, em conjunto com a Coordenação das Licenciaturas, o Colegiado de Pedagogia e o Núcleo Docente Estruturante, a revisão dos projetos pedagógicos dos cursos a fim de favorecer a inserção da extensão como estratégiaformativa;
- Incentivar a participação de estudantes e docentes técnico-administrativos no ENEXC com apresentação de resultados dos Projetos de Extensãodesenvolvidos;
- Incentivar a participação dos docentes, técnicos e estudantes em editais nacionais e regionais que promovam ações deextensão.
Ações facilitadoras de Comunicação/Informação
- Criar o Fórum de Extensão com representação dos núcleos/grupos de extensão doCE;
- Realizar reuniões periódicas do Fórum, a sercriado;
- Manter e disponibilizar registro de todos os programas/projetos deextensão;
- Divulgar as fontes de fomento e editais para o desenvolvimento dos projetos deextensão;
- Divulgar as informações sobre a extensão no CE e seusresultados;
- Incentivar, sistematicamente, o registro das açõesextensionistas;
- Divulgar as ações extensionistas dos professores e técnico-administrativos, além das atividades promovidas pelos estudantes com a criação de um calendáriomensal;
- Criar o Boletim Informativo de Extensão-CE, distribuído trimestralmente à comunidade acadêmica.
- Manter atualizado o link da Extensão situada na página doCE.
Ações promotoras de publicações científicas, tecnológicas e relativas à cultura;
- Criar e publicar o calendário mensal de ações extensionistas doCE;
- Incentivar a produção de publicações e produtos acadêmicos decorrentes das ações de extensão, para difusão e divulgação cultural, científica outecnológica;
- Incentivar a publicação da produção intelectual da comunidade acadêmica do CE através do Caderno de Extensão, objetivando estabelecer um canal permanente de divulgação e discussão das ações extensionistas realizadas pela comunidade acadêmica;
Ações que proporcionam a relação da comunidade interna e externa
- Aproximação e estabelecimento de uma rotina de trabalho com o setor de extensão doCAp;
- Manter um cadastro com os contatos de entidades públicas e privadas para parcerias das atividades;
- Participar dos Programas Extensionistas promovidos pelaUFPE;
- Integrar atividades de extensão do CE com programas e projetos governamentais e não governamentais;
- Apoiar os projetos consolidados de ações comunitárias e de responsabilidadesocial.
Ações favorecedoras das relações humanas
- Incentivar a criação de um programa de ações afirmativas, em conjunto com grupos que discutem a temática, que visem eliminar desigualdades e que garantam a igualdade de oportunidades e tratamento, compensando perdas provocadas pela discriminação e marginalização, decorrentes de motivos raciais, étnicos, religiosos, de gênero e orientação sexual;
- Contribuir com a realização de eventos sobre conhecimento ou produto cultural, artístico, ambiental, esportivo, científico etecnológico;
- Continuar realizado, em parceria com o GEPAR/NEAB e o DA, o Dia Nacional da ConsciênciaNegra;
- Proporcionar, em conjunto com a direção do CE, espaço e atividades de convivência para a comunidade acadêmica.
Ações que garantem a continuidade das propostas da gestão anterior (2013-2015)
- Implementar e ampliar ações integradas com o ensino e a pesquisa no CE, a partir de ações conjuntas com a Coordenação de Pedagogia, Licenciaturas diversas e Colégio de Aplicação; Programas de Pós-Graduação e demaissetores;
- Incrementar a divulgação de ações de extensão, priorizando a inclusão e atualização periódica de link da Setorial de Extensão na web site e blog do CE e organização de livros divulgando as ações de extensão doCE;
- Estabelecer comunicação com estudantes, docentes e técnicos no sentido de ampliar e qualificar a inserção de projetos de extensão noSigproj;
- Fomentar e socializar demandas de ações extensionistas com as secretarias de Educação, comunidades, ONG, movimentos sociais e de outros centros daUFPE;
- Consolidar a realização de eventos no CE por ocasião da Semana de Ciência e Tecnologia, ampliando as possibilidades de participação dosestudantes;
- Apoiar o desenvolvimento dos Pré-acadêmicos do CE, ampliando a participação dos estudantes das licenciaturas e inclusão dos estudantes dePedagogia;
- Promover ações com o Centro de Artes para ampliar e aprofundar o conhecimento artístico- estético da comunidade acadêmica doCE.
Equipe da Setorial de Extensão - CE
Coordenadora: Profª Maria da Conceição Reis
Vice-coordenadora: Profª Auxiliadora Maria Martins da Silva
Equipe Técnica: Kátia Maria Rodrigues Durão - Secretária
Telefone: 2126.8803 - Email: setorialextensao@gmail.com
Biblioteca
Biblioteca
Coordenação: e-mail: Fone: | Kátia Tavares bibce@ufpe.br / bibce.coordenacao@ufpe.br (81) 2126-8806 / 2126-8807 |
Horário de funcionament | De segunda a sexta-feira, das 8:00h às 21h. O atendimento no balcão de empréstimo funciona de 08:00h às 20:45 |
Serviços oferecidos: | Empréstimo domiciliar, renovação, reserva e pesquisa on-line, consultas locais, orientação ao uso do acervo, catalogação na fonte (dissertações, teses), acesso a BDTD, visita dirigida, empréstimos entre bibliotecas. Serviços com agendamento: Orientação normas da ABNT para trabalhos científicos – bibliotecária Natália Nascimento - horário agendado. Treinamento no Portal – bibliotecária Natália Nascimento - horário agendado. |
Acervo: | Impressos, eletrônicos e multimídia. |
Infraestrutura: | Espaço climatizado para estudo individual; Acesso a internet via wi-fi;
|
Redes Sociais: | Instagram @bibceufpe |
Comprovante GRU: | |
Fichas Catalográficas: |
Colégio de Aplicação
Colégio de Aplicação
O Colégio de Aplicação do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco foi fundado em março de 1958 para funcionar junto à Faculdade de Filosofia como um laboratório experimental. Hoje é vinculado ao Centro de Educação da UFPE, atendendo aos acadêmicos das diversas licenciaturas, em suas habilitações.
Endereço
Avenida da Arquitetura S/N Cidade Universitária
CEP 50740 - 550
Telefones
Secretaria: (81) 2126-8332
Coord. Pedagógica (SOE-SOEP): (81) 2126-8328
Direção: (81) 2126-8335
Tesouraria: (81) 2126-8329/Fax: (81) 2126-8329
Concursos Docentes 2018 Concursos Docentes 2018
A equipe do Centro de Educação está trabalhando de forma remota durante o período pandemico para auxílio dos alunos, docentes e servidores. Apenas as atividades de limpeza, manutenção, reforma e acompanhamento de reforma estão sendo mantidas de forma presencial.
Horários de atendimento: Segunda a Sexta, das 8h às 12h e de 13h às 17h.
Os usuários podem entrar em contato com os responsáveis pelo Centro por meio dos emails institucionais:
DIRETORIA DO CE:
Diretoria do CE: Ana Lúcia Félix -ana.fsantos@ufpe.br
Vice-Diretoria do CE: Tatiana Araújo - tatiana.saraujo@ufpe.br
Coordenação de Infraestrutura: Yves Lima - coordinfra.ce@ufpe.br
Gerência de Infraestrutura - Gustavo Kleber Pinto - coordinfra.ce@ufpe.br
Gerência de Compras: Maria Isabel Teófilo - compras.ce@ufpe.br
Coordenação da Setorial de Extensão: Raylane Navarro - setorialextensao.ce@ufpe.br
Coordenação Administrativa: Morgana Marques - coordadm.ce@ufpe.br
Secretaria do CE: Thaís Noberto – secretaria.ce@ufpe.br
COORDENAÇÕES:
Coordenação de Pedagogia: Bruna Bezerra - pedagogia.ce@ufpe.br
Coordenação de Licenciaturas Diversas: Adriana Silva - licenciaturasdiversas.ce@ufpe.br
Coordenação do Mestrado Profissional em Educação Básica: Viviane de Bona – mpeb.ce@ufpe.br
Coordenação do Programa de Pós-graduação de Educação: Luciana Marques – coordenacao.ppge@ufpe.br
Coordenação do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica: Patrícia Smith – edumatec@ufpe.br
DEPARTAMENTOS:
Chefia do DPGE: Edson Francisco de Andrade - dpge.ce@ufpe.br
Chefia do DEC: Janayna Lima - dec.ceufpe.br
Chefia do DFSFE: Paulo Julião - dfsfe.ce@gmail.com
Chefia do DPSIE: Carlos Eduardo - dpsie.ce@ufpe.br