Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu)
Sobre o Programa
O Programa de Pós-graduação em Educação do Centro de Educação da UFPE, criado em 1978 com o Curso de Mestrado e passando a integrar em 2002 o Doutorado, tem por finalidade contribuir para o entendimento e melhoria da educação brasileira, a partir da realização de estudos, pesquisas e abordagens teóricas que influenciam no debate acadêmico e nas práticas educativas nas escolas e nos demais espaços educativos.
O objetivo geral do Programa é proporcionar a formação de pessoal de alto nível acadêmico. Essa formação requer uma articulação curricular entre as atividades de ensino, pesquisa e orientação, e está direcionada a uma atuação crítica na sociedade, especialmente no setor educacional, com vistas ao fortalecimento do processo de democratização da educação e da sociedade brasileira.
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: EDUCAÇÃO
Destaques Destaques
Informações Acadêmicas
Informações Acadêmicas
PERÍODO LETIVO 2024.1
- Calendário Acadêmico 2024.1
- Manual de Matrícula de Aluno Regular 2024.1
- Instruções Matrícula Alunos de outros programas 2024.1
- Horário de aulas 2024.1
- ORIENTAÇÕES SOBRE MATRÍCULA NAS OBRIGATÓRIAS 2024.1
- RESULTADO DA SOLICITAÇÃO DE VAGAS PARA ALUNOS DE OUTROS PROGRAMAS 2024.1
Seleção
Seleção
RESULTADOS
Para ter acesso aos resultados das etapas da seleção, clicar em cima do nome de cada etapa na tabela abaixo
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação torna público os editais com as normas dos Processos Seletivos para Admissão – Ano Letivo 2024 ao corpo discente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Curso de Mestrado e Curso de Doutorado, no Boletim Oficial da UFPE nº 100 de 15/06/2023 e nos links abaixo:
SELEÇÃO DE MESTRADO Inscrições de 19 de junho a 07 de julho de 2023 | SELEÇÃO DE DOUTORADO Inscrições de 19 de junho a 07 de julho de 2023 |
OBS: INFORMAMOS QUE O SIGAA SÓ COMPORTA ARQUIVOS ATÉ 10 MG. CASO O CANDIDATO(A) QUEIRA ANEXAR ARQUIVOS SUPERIORES A ESSE TAMANHO, DEVERÁ REALIZAR A COMPACTAÇÃO DO ARQUIVO, CASO O PROBLEMA PERSISTA, ENVIE O ARQUIVO PARA selecaomestrado.ppge@ufpe.br E ANEXE AO CAMPO DO ARQUIVO NO SIGAA UM COMPROVANTE QUE O ENVIO POR E-MAIL FOI REALIZADO. Homologação das inscrições Homologadas/Não homologadas/resultado dos recursos Etapa 1 - Prova de Conhecimento Geral Resultado: Aprovados / Reprovados Resultado: Recurso Etapa 2 - Análise de Projetos Resultado: Aprovados / Reprovados Resultado: Recurso
Etapa 3 - Defesa remota do projeto de pesquisa Resultado: Aprovados / Reprovados Resultado: Recursos Etapa 4 - Análise de Currículo e Prova de Idiomas Resultado: Recursos Etapa 5 - Avaliação da Comissão de Heteroidentificação Resultado: Recursos
Resultado Final Resultado por Linha de Pesquisa - Atualizada em 07/02/2024 Resultado por Ordem de Classificação - Atualizada em 07/02/2024 Resultado: Recursos ATENÇÃO: Prezados candidatos, a interposição de recursos é exclusivamente via SIGAA, aqueles que tiverem dificuldades para acessar a área do candidato e realizar o recurso devem ler o Manual do Candidato.
| OBS: INFORMAMOS QUE O SIGAA SÓ COMPORTA ARQUIVOS ATÉ 10 MG. CASO O CANDIDATO(A) QUEIRA ANEXAR ARQUIVOS SUPERIORES A ESSE TAMANHO, DEVERÁ REALIZAR A COMPACTAÇÃO DO ARQUIVO, CASO O PROBLEMA PERSISTA, ENVIE O ARQUIVO PARA selecaodoutorado.ppge@ufpe.br E ANEXE AO CAMPO DO ARQUIVO NO SIGAA UM COMPROVANTE QUE O ENVIO POR E-MAIL FOI REALIZADO. Homologação das inscrições Homologadas/Não homologadas/Resultado dos Recursos Etapa 1 - Prova de Conhecimento Geral Resultado: Aprovados / Reprovados Resultado: Recurso Etapa 2 - Análise de Projetos Resultado: Aprovados / Reprovados Resultado: Recurso
Etapa 3 - Defesa remota do projeto de pesquisa Resultado: Aprovados / Reprovados Resultado: Recursos Etapa 4 - Análise de Currículo e Prova de Idiomas Etapa 5 - Avaliação da Comissão de Heteroidentificação Resultado Final Resultado por Linha de Pesquisa - Atualizada em 07/02/2024 Resultado por Ordem de Classificação - Atualizada em 07/02/2024 ATENÇÃO: Prezados candidatos, a interposição de recursos é exclusivamente via SIGAA, aqueles que tiverem dificuldades para acessar a área do candidato e realizar o recurso devem ler o Manual do Candidato.
|
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Disciplinas Isoladas
Disciplinas Isoladas
Período Letivo - 2024.1
Manual do candidato à disciplina isolada - inscrições de 19 a 21 de Fevereiro.
Resultado da Seleção - Aprovados / Reprovados
Requerimento Matrícula - Anexo II do Manual
ATENÇÃO: período do envio do requerimento: 27 e 28 de fevereiro| Período de matrícula no SIGAA 27 a 29 de fevereiro.
Manuais
Manuais
Instruções para marcar Banca de Qualificação
Instruções para marcação de Defesa de Dissertação ou Tese (Proposição de Banca Examinadora)
Instruções relativas a histórico acadêmico, declaração de conceitos e incorporação de créditos
SOLICITAR DIPLOMA
-
Antes de tudo, deve ser realizado o depósito definitivo: Instruções para realização de depósito definitivo de tese/dissertação na Biblioteca Central
-
Após a realização do depósito, seguir a instrução que se adequa ao seu caso:
i) Para defesas realizadas após julho de 2021, é necessário seguir as instruções pós-defesa:
-
Manual de procedimentos pós-defesa (procedimentos anteriores à solicitação de diploma)
-
Manual de solicitação de diploma 1º VIA (para defesas realizadas a partir de 01/06/2021)
ii) Para defesas anteriores a julho de 2021, siga estas instruções: Instruções para solicitação de diploma 1º VIA (para defesas realizadas até 31/05/2021)
Auxílios e Bolsas
Auxílios e Bolsas
Resultado - Acesse aqui.
- Solicitação de Passagens e Diárias- SCDP: Instruções e Formulários
Coordenação
Coordenação
ELEIÇÃO DA COORDENAÇÃO E VICE-COORDENAÇÃO DO PPGEDU
Notícias PPGEDU Notícias PPGEDU
1. Educação e Espiritualidade
A linha de pesquisa promove estudos, investigações e orientações sobre a educação do ser humano em sua acepção ampla, o que inclui todas as suas possíveis dimensões e modos de ser (consigo mesmo, com outros, com a sociedade), tendo em vista promover o esclarecimento progressivo da ideia de espiritualidade, especialmente naquilo que essa compreensão implica para a formação humana na atualidade.
2. Educação e Linguagem
O grupo desenvolve pesquisas em torno das seguintes temáticas: 1) Representações dos aprendizes sobre os objetos de conhecimento vinculados à língua portuguesa; 2) Representações e práticas dos docentes acerca do ensino e da avaliação em diferentes eixos de ensino da área curricular de língua portuguesa / literatura; 3) Efeitos de diferentes estratégias didáticas na aprendizagem de língua portuguesa / literatura; 4) Formação inicial e continuada do professor de língua portuguesa / literatura; 5) Práticas de alfabetização e letramento; 6) Propostas curriculares, livros didáticos e outros recursos didáticos destinados ao ensino da língua portuguesa / literatura e sua apropriação pelos docentes; 7) História das práticas de leitura e de produção textual vividas pelos docentes e suas relações com o ensino de língua portuguesa; 8) Avaliação educacional e da aprendizagem na área de língua portuguesa / literatura; 9) Ensino e aprendizagem da linguagem escrita e da notação alfabética na educação infantil; 10) Aprendizagem e desenvolvimento de crianças com deficiência na educação infantil e ensino fundamental e processos de apropriação da leitura e escrita de estudantes com deficiência.
3. Educação em Ciências
As pesquisas desta linha procuram ressaltar a superação das dificuldades de ensino e aprendizagem em Ciências da Natureza, particularmente com Biologia, Ciências e Química, no ensino básico e superior e da Educação Física no ensino Básico, a partir das contribuições da didática das ciências e seus impactos na formação dos professores da área. Discute questões epistemológicas, históricas e sociais que se inserem nos processos de ensino e aprendizagem das ciências da natureza e da saúde, na escola e em espaços informais de aprendizagem. Busca problematizar as demandas da formação docente na perspectiva dos currículos de Ciências da Natureza e da sua materialização nos espaços de aprendizagem.
4. Filosofia e História da Educação
Desenvolve estudos e pesquisas em Filosofia e História da Educação. Investigam-se os modos de conceituar a educação, seus processos e suas categorias, manifestos no universo da produção e escrita do pensamento. Estuda a historicidade e a historiografia das práticas de educabilidade em geral, da produção e circulação do pensamento educacional, da escolarização, das disciplinas escolares, dos processos e das políticas educacionais nos séculos XVIII, XIX, XX.
5. Formação de Professores e Prática Pedagógica
Investiga a formação de professores e a prática pedagógica em diferentes espaços educacionais e níveis e modalidades de ensino, na perspectiva da cultura, da profissionalização e dos saberes docentes, do currículo, e das representações sociais.
6. Identidades e Memórias
As pesquisas dessa linha destacam questões relacionadas à constituição de identidades, memórias e desigualdades sociais, estas últimas analisadas sob vários âmbitos. Neste aspecto, busca-se ampliar os limites da compreensão tradicional de Ciência, combatendo o eurocentrismo epistemológico; para tal, os estudos teóricos e empíricos abrangem temáticas subalternizadas, enfatizando no campo educacional a compreensão tanto dos processos de produção de desigualdades, quanto de iniciativas eficazes na promoção de equidade.
7. Política Educacional, Planejamento e Gestão da Educação
Compreende estudos sobre a atuação do Estado/esferas de governo na educação, buscando entender o padrão educativo/cultural brasileiro em suas distintas manifestações e suas potencialidades de mudança.
8. Subjetividades Coletivas, Movimentos Sociais e Educação Popular
A linha de pesquisa “subjetividades coletivas, movimentos sociais e educação” busca promover estudos avançados em educação sobre problemáticas relacionadas à emergência de subjetividades coletivas , grupos sociais e identidades subalternizadas. Destacam-se questões voltadas à compreensão do lugar da escola, da educação não formal e da educação popular nas sociedades contemporâneas.
A EJA em contexto de privação e liberdade - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/493517
Desigualdades sociais - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhorh/9573953129755730
Discurso, subjetividade e educação - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/320124
Educação e Espiritualidade - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/20457
Educação e Inclusão Social - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/213883
Educação e Sociedade - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9790
Ensino, Aprendizagem e Processos Educativos - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/28553
Estudo das organizações educativas - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2668479277398424
Formação de Professor e Profissionalização Docente - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5026
GEFAI - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0074112582395483
GEPIFHRI - Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinar Formação Humana, Representações e Identidades - http://dgp.cnpq.br/dgp/
Grupo de estudo em alfabetização, prática docente e formação de professor - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/13373
Gestor - Grupo de Pesquisa em Gestão da Educação e Políticas do Tempo Livre - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/13373
GPEALE- GRUPO DE PESQUISA EM ALFABETIZAÇÃO, LINGUAGEM E DECOLONIALIDADE - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhorh/1329245289238365
Grupo de Estudo em Religiosidades, Educação, Memórias e Sexualidades -http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4911249772508535
Grupo de Estudos e Pesquisas Foucault e Educação: Reverberações e Ensaios - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/255903
GEPELLL - Grupo de Estudo e Pesquisa Linguagem Leitura e Letramento - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/29332
Grupo de Pesquisa e Estudos sobre Infoinclusão Docente - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/39751
Grupo de estudos e pesquisas sobre surdez e educação de surdos -http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0647968215489056
Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas de Educação e Enfrentamento da Desigualdade - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/244365
Grupo de Pesquisas em Alfabetização, Leitura e Escrita: avaliação, práticas - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/278464
Grupo Interdisciplinar de Estudos sobre Representações Sociais e Educação – http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8206
História da educação e das práticas de educabilidade no mundo ibero-americano - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1487285749398911
Laboratório de Antropologia - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/42118
Laboratório de Educação das Relações Étnico-Raciais (Lab-ERER) - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/335107
Laboratório de Pesquisa em Políticas Publicas, Currículo e Docência –LAPPUC http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/229241
Laboratório de Pesquisa em Políticas Públicas, Educação e Sociedade (LAPPES) - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/356410
Laboratório de Sociologia do Esporte - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6479199398010376
NÚCLEO DE AVALIAÇÃO E PESQUISA EDUCACIONAL – UFPE - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4825530524093466
NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/42875
Núcleo de Teoria e História da Educação (UFPE) - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1031614284296089
NUFOPE - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/34947
NUPEP EJA - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2094712821618212
Oficina de Pensamento Poéticas do Cuidado e Ontologias da Resistência - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/55171
PLEEI - Práticas de Leitura e Escrita na Educação Infantil - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/340250
POLÍTICA EDUCACIONAL PLANEJAMENTO E GESTÃO DA EDUCAÇÃO - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/34809
Políticas Públicas de Educação - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5639421115895823
Práticas discursivas na contemporaneidade -http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9839269587222275
Qualificação Profissional e Relações entre Trabalho e Educação - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/21347
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E EDUCAÇÃO - hhttp://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/21347
TEORIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/10340
DEFESAS (Pede-se acessar o ambiente virtual com dez minutos de antecedência do horário de início)
MARÇO 2024
FEVEREIRO 2024
O Portal do Bicentenário é uma iniciativa constituída em REDE por universidades, faculdades e estruturas similares, programas de pós-graduação, entre os quais nosso PPGEdu/UFPE faz parte, que visa produzir, editar, fazer curadorias, organizar e disponibilizar conteúdos sobre os 200 anos da Independência do Brasil e seus desdobramentos, analisados por distintos campos do conhecimento (científicos e escolares), na arte, na cultura e nos mundos do trabalho. Clique aqui e saiba mais!
Centro de Educação
Departamento de EducaçãoAv. da Arquitetura, s/n - Cidade Universitária - Centro de Educação Recife/PE - CEP 50740-550
secretaria.ppge@ufpe.br (81) 2126.3097 (WhatsApp Bussiness) / 2126.3098