O Departamento de Música da UFPE abriga uma grande diversidade de ações voltadas para a pesquisa. Os grupos de pesquisa atuantes no departamento abordam, entre outros, temas relacionados à educação musical, à técnica e pedagogia instrumental, à composição e à etnomusicologia.
Núcleo de Etnomusicologia
Líder: Carlos Sandroni
O Núcleo de Etnomusicologia da UFPE tem possibilitado avançar tanto na compreensão das particularidades das práticas musicais da região, como na das culturas locais das quais aquelas práticas são expressão. Sua atividade tem contribuído também para a valorização da cultura local e dos segmentos sociais desfavorecidos que são os principais portadores desta cultura.
Linhas de pesquisa: Aspectos atuais da música em Recife; Continuidade, mudança e ponto de vista nativo na música tradicional do Nordeste; Etnomusicologia e Composição musical; Etnomusicologia e Educação Musical.
Link CNPQ
Competências performáticas musicais e didáticas instrumentais
Líder: Jailson Raulino da Silva
Grupo formado para atuar na pesquisa em performance musical e ensino dos instrumentos musicais, com ênfase na prática interpretativa da música brasileira. Os participantes deste grupo realizam trabalhos de pesquisa considerando os processos envolvidos na criação de uma performance. Seus resultados de pesquisas incluem temáticas sob um conceito amplo, ou seja, desenvolvimento de novas metodologias de interpretação musical e materiais pedagógicos para ensino de instrumentos musicais, tendo como objetivo precípuo a divulgação e discussão de conhecimentos por meio de publicação e promoção de eventos científicos e artísticos.
Linhas de pesquisa: A Clarineta em Pernambuco: processos históricos, didáticos e performáticos; Música Popular no contexto acadêmico: didática e performance; O fagote na música de câmara brasileira.
Link CNPQ
Formação e atuação profissional de professores de música
Líder: Cristiane Maria Galdino de Almeida
O grupo foi formado em 2008 com o objetivo de ser um campo de iniciação científica para alunos do curso de licenciatura em música da UFPE. Desde o início nos propomos a estudar e pesquisar temas relacionados à educação musical, mais especificamente aqueles que tratam da formação e atuação profissional do professor de música. Atualmente desenvolvemos o projeto "Quem somos nós? uma etnografia dos licenciandos em música da UFPE", aprovado na PROPESQ - UFPE.
Linhas de pesquisa: Formação inicial de professores de música; Música e Educação Infantil.
Link CNPQ
Música Assistida por Computador - GPMAC
Líderes: Paulo Critovão de Lima, Nelson Cavalcanti de Almeida
As pesquisas desenvolvidas por este grupo serão de alta relevância no duplo aspecto: A) Acadêmico e B) Artístico A) Acadêmico - pela produção de material, com esta finalidade, que servirão a ambos aspectos: a) Ferramenta para o ensino/aprendizagem da música e da composição musical b) Desenvolvimento de uma consciência científica no estudante de música e ainda c) Utilizando-se da produção artística, oferecer material para o conhecimento e sensibilização para uma nova estética musical. B) Artístico - Relevante principalmente por estimular e oportunizar o aprendizado e a criação de novas obras musicais eletroacústicas e de outros gêneros que utilizem os meios eletrônicos sem perder de vista a qualidade técnica e estética.
Linhas de pesquisa: Composição Musical; Ensino da Música; Tecnologia Digital Aplicada à Música
Link CNPQ
Práticas interpretativas em instrumentos históricos
Líder: Luciana Câmara Queiroz de Souza
Objetivo: Ampliar o espectro de reflexão sobre a performance em instrumentos históricos, abordando tanto o repertório dito antigo - dentro da chamada performance historicamente informada - quanto o moderno e contemporâneo.
Possibilitar o estabelecimento e posterior fortalecimento do conhecimento organológico sobre instrumentos históricos. Vale lembrar que a organologia é uma disciplina ainda pouco explorada no meio acadêmico brasileiro.
Linhas de pesquisa: Música colonial brasileira; novas abordagens de repertório.
Link CNPQ