Linhas de Pesquisa Linhas de Pesquisa

 

LÍDERES DAS LINHAS DE PESQUISAS

DO PPGSCA

 

 

1. Gastroenterologia e Alimentação Pediátrica

 

    Prof. Emanuel Savio Cavalcanti Sarinho

 

 

2. Avaliação das condições de saúde e das

   políticas, programas e serviços

  

   Prof. Paulo Sávio Angeiras de Góes

 

 

3. Clínica e Epidemiologia das afecções imuno-

    alérgicas

 

Prof. Décio Medeiros Peixoto

 

 

 

4. Nutrição e atividade física na infância e

    adolescência

 

     Profa. Poliana Coelho Cabral

 

 

 

5. Desenvolvimento infantil

 

    Profa. Sophie Helena Eickmann

 

 

 

6. Educação e Saúde

 

    Profa. Maria Wanderleya de Lavor Coriolano- Marinus

 

 

 

- - - - - -- - - - - - - - - - - - - -- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -- - - - - - - - - - - -- - - - - - - - - - - - - - - - - -

 

 

 

 

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO

 

E    LINHAS DE PESQUISAS

 

A PARTIR  DE   2019

 

 

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO:

  • Saúde da Criança e do Adolescente

 

Descrição:

  • Abrange estudos epidemiológicos e clínicos com ênfase na nutrição, desenvolvimento, afecções imuno-alérgicas e gastroenterológicas; desenvolvimento de tecnologias educativas e formação de recursos humanos; avaliação das condições de saúde e das políticas, programas e serviços com o objetivo de formar docentes e pesquisadores capazes de enfrentar os problemas frequentes na infância e adolescência.

 

 

 

LINHAS  DE  PESQUISAS:

 

01 - GASTROENTEROLOGIA E ALIMENTAÇÃO PEDIÁTRICA

 

Docentes:

 

Cláudia Marina Tavares de Araújo

Giselia Alves Pontes da Silva

Kátia Galeão Brandt

Margarida Maria de Castro Antunes

 

Descrição:

 

Estudo do processo inflamatório associado às doenças prevalentes do trato gastrointestinal e suas consequências. Disbiose intestinal. Estudo do processo de alimentação e motilidade do aparelho digestório.

 

Essa linha de pesquisa contempla as seguintes áreas de interesse dos pesquisadores envolvidos:

 

a. Estudos do processo inflamatório do trato gastrointestinal e suas consequências com ênfase na alergia alimentar, doença inflamatória intestinal, doença celíaca, disfunção entérica ambiental e outras situações associadas à disbiose intestinal.

 

b.Pesquisas envolvendo crianças e adolescentes com agravos cerebrais de início precoce, com ênfase na paralisia cerebral e microcefalia por Síndrome do Zika Vírus Congênita, no que tange à função oral, alimentação, nutrição, disfunção do trato gastrointestinal, incluindo doença do refluxo gastroesofágico, gastroparesia e constipação; relacionando-os a desfechos como composição nutricional, funcionalidade motora e função pulmonar.

 

c. Pesquisas voltadas para a compreensão do processo de alimentação e motilidade do aparelho digestório com ênfase nas dificuldades e transtornos alimentares, nos distúrbios de motilidade e suas repercussões no estado nutricional.

 

02 - AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE SAÚDE E DAS POLÍTICAS, PROGRAMAS E SERVIÇOS

 

Docentes:

 

Paulo Sávio Angeiras de Góes 

Silvia Wanick Sarinho

 

Descrição:

 

Avaliação das condições de saúde e das políticas, programas e serviços, com ênfase na saúde materno infantil e saúde bucal. Validação de instrumentos de pesquisa.

 

Essa linha de pesquisa contempla as seguintes áreas de interesse dos pesquisadores envolvidos:

 

  1.  Avaliação das condições de saúde e das políticas, programas e serviços, com ênfase na saúde materno infantil e saúde bucal

 

  1. Construção de modelos de avaliação, de desenvolvimento e validação de instrumentos de pesquisa;

 

  1. Coleta de dados primários e/ou secundários oriundos dos sistemas nacionais de informação em saúde ou relacionados a saúde, como potenciais instrumentos para indução e melhoria da qualidade de estratégias relacionadas à organização da atenção à saúde dos grupos populacionais estudados.

 

03 - LINHA DE PESQUISA: CLÍNICA E EPIDEMIOLOGIA DAS AFECÇÕES IMUNO-ALÉRGICAS. 

Docentes:

 

Décio Medeiros Peixoto

Emanuel Sávio Cavalcanti Sarinho

José Ângelo Rizzo

 

 

Descrição:

 

Estudos epidemiológicos e clínicos da asma, rinite, alergia alimentar, dermatite, urticária e de outras doenças imunoalérgicas. Avaliação da função pulmonar na alergia respiratória e no broncoespasmo induzido pelo exercício. Estudos em autoimunidade e imunodeficiências primárias e secundárias.

 

Essa linha de pesquisa contempla as seguintes áreas de interesse dos pesquisadores envolvidos:

 

  1. Estudo epidemiológico, de fenótipos, de aspectos clínicos e de tratamento da asma, rinite, alergia alimentar, dermatite, urticária e de outras doenças imuno-alérgicas.

 

  1. Função pulmonar e alergia respiratória com ênfase na oscilometria e espirometria no broncoespasmo induzido pelo exercício.

 

  1. Pesquisas relacionadas em emergências alérgicas com anafilaxia e asma grave.

 

  1. Fatores associados à sibilância do lactente e asma, tais como: estresse tóxico, prematuridade, alterações de microbiota, uso de antitérmicos e antibióticos.

 

  1. Imunologia clínica com ênfase em autoimunidade e imunodeficiências primárias e secundárias.

 

 

04- NUTRIÇÃO E ATIVIDADE FÍSICA NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA

 

Docentes:

 

Alcides da Silva Diniz

Andréa Lemos Bezerra de Oliveira

Giselia Alves Pontes da Silva

Marília de Carvalho Lima

Pedro Israel Cabral de Lira

Poliana Coelho Cabral

 

 

Descrição:

 

Influência do comportamento alimentar e da atividade física nos agravos nutricionais. Repercussões da restrição nutricional na gestação ao longo do ciclo da vida. Programas de intervenção nutricional em nível comunitário.

 

Essa linha de pesquisa contempla as seguintes áreas de interesse dos pesquisadores envolvidos:

 

  1. Estudo dos determinantes socioeconômicos, biológicos, dos estilos parentais, comportamento alimentar e cultural nos agravos nutricionais e suas consequências, em especial, na obesidade e no déficit de micronutrientes. Estudo das inter-relações entre nutrição e atividade física. Programas de intervenção nutricional em nível comunitário.

 

  1. Estudo do efeito da prática da atividade física na saúde da gestante adolescente e do crescimento fetal: prevenção e redução de lombalgias, do estresse cardiovascular, fortalecimento da musculatura pélvica, redução de partos prematuros, cesáreas e repercussões no estado nutricional ao nascer.

 

05- LINHAS DE PESQUISA: DESENVOLVIMENTO INFANTIL

 

Docentes:

 

Ana Bernarda Ludermir

Cláudia Marina Tavares de Araújo

Marilia de Carvalho Lima

Silvia Wanick Sarinho

Sophie Helena Eickmann

 

 

Descrição:

 

Estudo dos fatores que influenciam o desenvolvimento neuropsicomotor da criança. Programas de intervenção psicossocial centrados na criança, na família e em instituições educacionais. Validação de instrumentos diagnósticos.

Essa linha de pesquisa contempla as seguintes áreas de interesse dos pesquisadores envolvidos:

 

  1. Avaliação do desenvolvimento cognitivo, da linguagem, emocional, comportamental, motor e sensorial do lactente e pré-escolar: validação de instrumentos diagnósticos.

 

  1. Estudo dos fatores que influenciam o desenvolvimento neuropsicomotor da criança: “estresse tóxico” (abuso e negligência infantil, depressão materna, uso de drogas e violência doméstica), relação familiar, estilo parental e qualidade dos cuidados.

 

  1. Epidemiologia do transtorno do espectro autista (TEA) e do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH): prevalência, fatores de risco, diagnóstico, alterações cognitivas e comportamentais.

 

  1. Programas de intervenção psicossocial centrados na criança, na família e em instituições educacionais

 

06- EDUCAÇÃO E SAÚDE

 

 

Docentes:

 

Daniela Tavares Gontijo

Estela Maria Leite Meirelles Monteiro

Maria Wanderleya de Lavor Coriolano Marinus

Rosalie Barreto Belian

 

 

Descrição:

 

Tecnologias educativas. Formação de recursos humanos. Intervenções voltadas para o desenvolvimento infantil, com ênfase na linguagem, aprendizagem e questões correlatas.

 

Essa linha de pesquisa contempla as seguintes áreas de interesse dos pesquisadores envolvidos:

 

  1. Tecnologias educativas na promoção a saúde de crianças e adolescentes

 

  1. Formação de recursos humanos nas áreas de educação e/ou saúde

 

  1. Fatores que interferem na promoção da saúde de crianças e adolescentes numa perspectiva intersetorial e/ou interdisciplinar e/ou na saúde

 

  1. Intervenções que contemplem fatores que interferem na promoção da saúde de crianças e adolescentes numa perspectiva intersetorial e/ou interdisciplinar e/ou na saúde

 

  1. Intervenções voltadas para o desenvolvimento infantil, com ênfase no desenvolvimento da linguagem, aprendizagem e questões correlatas

 

 

 

 

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO

 

E   LINHAS DE PESQUISAS

 

ATÉ   2018

 

 

 

Área de Concentração: Abordagens Quantitativas em Saúde

 

Linhas de Pesquisa: Avaliação bioquímica, molecular, sensório-motora e nutricional das doenças gastrintestinais orgânicas e funcionais.

Docentes:

Cláudia Marina Tavares de Araújo

Gisélia Alves Pontes da Silva

Margarida Maria de Castro Antunes

Kátia Galeão Brandt

 Descrição:

Estudos das alterações histológicas e dos mediadores inflamatórios envolvidos nas doenças gastrintestinais orgânicas e funcionais. Caracterização de polimorfismos genéticos envolvidos nas doenças gastrintestinais orgânicas e funcionais. Avaliação dos componentes sensoriais e motores das doenças gastrintestinais orgânicas e funcionais. Macro e micronutrientes nas doenças gastrintestinais orgânicas e funcionais: função e repercussões. Trata-se de compreender as alterações teciduais e funcionais nas doenças gastrintestinais orgânicas, com ênfase na alergia à proteína do leite de vaca, na doença do refluxo gastroesofágico, na doença inflamatória intestinal e na doença celíaca, e funcionais (disfagia funcional, alteração sensório-motora oral, regurgitação, constipação, dor abdominal). Estudos de fatores de risco, diagnósticos e intervenções preventivas e terapêuticas nessas situações clínicas. Fatores psicossociais envolvidos nas doenças gastrintestinais. Estudos de terapêutica psicológica e qualidade de vida nas doenças gastrintestinais. Intervenções nutricionais nas doenças gastrintestinais. Avaliação dos efeitos de doenças orgânicas de outros sistemas sobre a histopatologia e atividade sensorial e motora do trato digestório.

 

 

Linhas de Pesquisa: Crescimento e Desenvolvimento

Docentes:

Ana Bernarda Ludermir

Andréa Lemos Bezerra de Oliveira

Cláudia Marina Tavares de Araújo

Giselia Alves Pontes da Silva

Marilia de Carvalho Lima

Pedro Israel Cabral de Lira

Silvia Regina Jamelli

Silvia Wanick Sarinho

Sonia Bechara Coutinho

Sophie Helena Eickmann

Descrição:

a) Crescimento:

    Estudo dos fatores determinantes da restrição do crescimento intrauterino.

    Estudo das repercussões da restrição do crescimento intrauterino na aceleração compensatória do crescimento pós-natal, na composição corporal, na ocorrência de sobrepeso/obesidade e complicações metabólicas tardias.

b) Desenvolvimento:

     Avaliação do desenvolvimento cognitivo, da linguagem, emocional/ comportamental, motor e sensorial do lactente e pré-escolar: identificação precoce de atrasos e de “janelas de oportunidade” para o desenvolvimento cerebral.

    Estudo dos fatores biológicos e ambientais que influenciam o desenvolvimento neuropsicomotor da criança: nutrição, prematuridade e suas complicações, relação familiar, estilo parental, interação da criança com os pais/cuidadores e o ambiente, qualidade dos cuidados e da estimulação precoce, “estresse tóxico” (abuso e negligência infantil, depressão materna, abuso de drogas e violência doméstica).

    Avaliação do desenvolvimento do sistema estomatognático das crianças e adolescentes.

    Programas de intervenção centrados na criança, na família e em instituições educacionais: capacitação quanto às técnicas de estimulação psicossocial e compreensão da importância da interação da criança com os pais/cuidadores e o ambiente na promoção do desenvolvimento neuropsicomotor.

Linhas de Pesquisa: Clínica e Epidemiologia das afecções imuno-alérgicas e infecciosas 

Docentes:

Décio Medeiros Peixoto

Emanuel Sávio Cavalcanti Sarinho

Descrição:

Pesquisa clínica em doenças imunoalérgicas, rinite alérgica, asma, dermatite atópica, alergia alimentar, imunodeficiência e auto – imunidade, aspectos de diagnóstico, da etiopatogenia e de manejo através de ensaios clínicos.

Estudos epidemiológicos de fatores de risco, causas, características clínicas e co-morbidades associadas às doenças imunoalérgicas prevalentes na infância e na adolescência.

 

 

Linhas de Pesquisa: Estudos da morbimortalidade da criança

Docentes:

Paulo Sávio Angeiras de Góes

Pedro Israel Cabral de Lira

Silvia Regina Jamelli

Silvia Wanick Sarinho

 Descrição:

Estudos epidemiológicos da morbimortalidade na criança no Nordeste do Brasil. Estudos de avaliação de programas e serviços com repercussões na  morbimortalidade da criança

 

 

Linhas de Pesquisa: Epidemiologia dos distúrbios da nutrição materna, da criança e do adolescente.

Docentes:

Alcides da Silva Diniz

Giselia Alves Pontes da Silva

Marília de Carvalho Lima

Pedro Israel Cabral de Lira

 Descrição:

Estudo dos fatores de risco, das causas e das conseqüências dos distúrbios nutricionais prevalentes, relacionados ao déficit e ao excesso, na população materno infantil. Estudos de intervenção nutricionais em nível comunitário.

 

 

 

Área de Concentração: – Educação e Saúde

 

Linhas de Pesquisa: Métodos Qualitativos Aplicados à Ciência da Saúde

Docentes:

Cleide Maria Pontes

Estela Maria Leite Meirelles Monteiro

Luciane Soares de Lima

Maria Gorete Lucena de Vasconcelos

Descrição:

Realizar estudos qualitativos complementares à abordagem epidemiológica das condições de saúde e morbidade na infância e adolescência, com ênfase na análise dos aspectos bioéticos

 

Linhas de Pesquisa: Formação de recursos humanos na área de saúde

Docentes:

Bianca Arruda Manchester de Queiroga

Cleide Maria Pontes

Daniela Tavares Gontijo

Estela Maria Leite Meirelles Monteiro

Luciane Soares de Lima

Maria Gorete Lucena de Vasconcelos

Rosalie Barreto Belian

Silvia Wanick Sarinho

Descrição:

Estudos contemplando a formação de recursos humanos atuantes na promoção da saúde da criança e do adolescente, a fim de identificar e analisar fatores relacionados a esta, no âmbito do ensino médio, da educação superior, e da formação continuada, numa perspectiva intersetorial e interdisciplinar.

Estudos voltados ao desenvolvimento, avaliação e intervenção em programas de formação de recursos humanos atuantes na promoção da saúde da criança e do adolescente, bem como análise de fatores intervenientes, utilizando metodologias ativas no processo de ensino aprendizagem

Estudos destinados a investigar, especificar, desenvolver e avaliar o impacto de métodos de ensino, soluções e ferramentas em Tecnologias da informação e comunicação (TIC) no campo da formação de recursos humanos para a promoção da saúde da criança e do adolescente.

 

 

Linhas de Pesquisa: Educação em saúde

Docentes: 

Bianca Arruda Manchester de Queiroga

Cleide Maria Pontes

Daniela Tavares Gontijo

Estela Maria Leite Meirelles Monteiro

Luciane Soares de Lima

Maria Gorete Lucena de Vasconcelos

Rosalie Barreto Belian

 Descrição:

Estudos que envolvem a identificação, análise e compreensão dos diferentes fatores que interferem na saúde da criança e do adolescente e que caracterizam como relevantes para ações educativas no âmbito da promoção da saúde deste público.

Estudos compreendendo o espaço escolar como lócus para a identificação, análise e compreensão dos diferentes fatores que interferem na saúde da criança e do adolescente.

Estudos direcionados para o desenvolvimento e avaliação de metodologias de pesquisa e intervenção em educação em saúde, de cunho participativo, junto a diferentes atores e cenários (intersetoriais e interdisciplinares) envolvidos na promoção da saúde da criança e do adolescente.

Estudos destinados a investigar, especificar, desenvolver e avaliar o impacto de métodos de ensino, soluções e ferramentas em Tecnologias da informação e comunicação (TIC) no campo da promoção de educação em saúde.