Centro de Educação (CE)
- Curso de Pedagogia
- Departamento de Políticas e Gestão da Educação (DPGE)
- Departamento de Psicologia, Inclusão e Educação (DPSIE)
- Departamento de Ensino e Currículo (DEC)
- Departamento de Fundamentos Sociofilosóficos da Educação (DFSFE)
- Colégio de Aplicação - CAP
- Coordenação de Formação Docente para as Licenciaturas
- Extensão
- Biblioteca Setorial CE
Semana Pedagógica 2025 Semana Pedagógica 2025
A Semana Pedagógica do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco é um evento destinado a toda a comunidade científica, com o objetivo de integrar estudantes de graduação e pós-graduação, docentes e técnicos para refletir sobre a formação docente e os desafios da educação no Brasil.
Nesta edição especial, que ocorrerá nos dias 10, 11 e 12 de junho de 2025, a temática será 50 ANOS DO CENTRO DE EDUCAÇÃO: FORMAÇÃO DE DOCENTES É COM A GENTE!. O evento celebra nossa trajetória e reafirma nosso compromisso com o presente e o futuro da formação de educadores e educadoras, promovendo diálogos sobre os avanços e desafios da profissão docente.
Nosso desejo é proporcionar um encontro enriquecedor, reafirmando a importância da educação pública, democrática e inclusiva. Neste marco histórico, queremos fortalecer o papel da universidade na construção de uma sociedade mais justa e no desenvolvimento da educação como direito fundamental.
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EDITAL DE INSCRIÇÃO E SUBMISSÃO DE TRABALHOS DA
SEMANA PEDAGÓGICA 2025
A Comissão Científica da Semana Pedagógica do Centro de Educação da UFPE convida
toda a comunidade acadêmica para participar da Semana Pedagógica 2025, a qual ocorrerá no
período de 10/06 a 12/06 do corrente ano e terá como temática: 50 ANOS DO CENTRO DE
EDUCAÇÃO: FORMAÇÃO DE DOCENTES É COM A GENTE!
O evento contará com diversas atividades como: comunicações orais, pôsteres, mesas
redondas, cines-debate, rodas de diálogo, oficinas, minicursos, e atividades culturais e artísticas.
Os participantes poderão se inscrever como ouvintes e como apresentadores de comunicações e
pôsteres.
Inscrição para participar de mesas-redondas, cine-debate, rodas de diálogo, oficinas,
minicursos, e atividades culturais e artísticas
Para participação no evento nessas modalidades, os interessados deverão se inscrever
durante o período entre 01/06 até o dia 11/06, através do link
https://www.even3.com.br/spceufpe2025
As inscrições são gratuitas.
Atenção: O número de vagas para algumas atividades é limitado e estará descrito na
apresentação da proposta. A seleção dos contemplados será realizada considerando a ordem de
inscrição. A certificação será somente aos previamente inscritos na atividade.
SUBMISSÃO DE TRABALHOS (COMUNICAÇÃO E PÔSTER)
Podem ser submetidos trabalhos sobre temáticas relacionadas ao campo epistemológico
da Educação, resultantes de pesquisas, ensaios teóricos, revisões sistemáticas de literatura,
estudos de caso, bem como relatos de práticas, vivências pedagógicas e ações extensionistas.
A submissão de trabalhos deverá ser realizada através do formulário eletrônico
disponível no link https://forms.gle/8TMN6xFKRB9njHFz5 a partir do dia 01/04/25 até o dia
28/04/25.
Após encerrado o prazo de submissão, os resumos serão avaliados por professores
pesquisadores com expertise nas temáticas, coordenados pelo Comitê Científico. O prazo final
para informação do aceite do trabalho é o dia 19/05/25. Até o dia 30/05 será divulgada uma lista
com os trabalhos aprovados, bem como dia, horário e local das apresentações.
Para avaliação e seleção dos trabalhos inscritos, serão levados em consideração os
seguintes critérios:
I. Relevância da temática;
II. atualidade e pertinência do referencial teórico;
III. adequação metodológica;
IV. consistência argumentativa na discussão dos resultados;
V. coerência entre as considerações finais ou conclusões e os objetivos estabelecidos;
VI. adequação de linguagem: coerência e coesão textual; emprego adequado da norma
culta da língua portuguesa;
VII. cumprimento das normas de formatação para envio de proposta (constantes neste
edital), bem como das normas da ABNT.
Não serão aceitos trabalhos que não estejam em acordo com todos os critérios acima.
Será admitida a submissão de até duas propostas por autor ou coautor, por
modalidade de trabalho.
Estudantes de graduação apenas poderão se inscrever sob a orientação de docentes
da UFPE.
Normas para submissão de trabalho na modalidade comunicação oral
As propostas de comunicação oral devem ser apresentadas no formato de resumo e
conforme as seguintes especificações:
a) texto em word, contendo no mínimo 10 e no máximo 25 linhas;
b) parágrafo justificado, fonte Times New Roman tamanho 12 e espaçamento 1,5 entre
linhas;
c) papel tamanho A4, com margens superior e inferior de 3 cm, e esquerda e direita de
2 cm;
d) título do trabalho em letras maiúsculas, negrito, centralizado, fonte tamanho 14;
e) indicação do nome completo do autor / coautor / orientador, bem como suas
filiações institucionais e e-mails, uma linha abaixo do título e alinhados à direita;
f) texto do resumo disposto uma linha após a identificação dos autores;
g) indicação de palavras-chave (de três a cinco), as quais devem estar separadas por
ponto e com inicial maiúscula.
Link de acesso para baixar o template:
https://docs.google.com/document/d/1Z_mJ3cKBqU3cH0Hwz1HD-NSJSDfUkEQ6/edit?usp=s
haring&ouid=103571933146577399931&rtpof=true&sd=true
Normas para submissão de trabalho na modalidade pôster
Os trabalhos a serem submetidos para o formato de pôster devem ser apresentados em
arquivo PPT, medindo 0,90 x 1,20 (padrão ABNT). Recomenda-se que o texto do pôster
contenha os seguintes tópicos: a) introdução (incluindo a justificativa e os objetivos); b)
metodologia; c) resultados e discussão; d) conclusões ou considerações finais; e) referências.
Obs. 1: As apresentações de comunicações e pôsteres terão duração de 10 minutos,
seguidos de 5 minutos para arguição e debate com o público participante.
Obs. 2: Posteriormente, os autores cujos trabalhos forem aprovados e efetivamente
apresentados serão informados a respeito da publicação dos textos do evento.
Link para baixar o modelo do pôster:
https://docs.google.com/presentation/d/1ZctRzFExSz6jss3z_n0HR-Vr4fXzOzP0/edit?usp=shari
ng&ouid=103571933146577399931&rtpof=true&sd=true
Inscrição para proposição de minicursos, oficinas, rodas de diálogo e cine-debate
Convidamos a todas e todos não só para participarem como também para colaborarem
na construção da Semana Pedagógica por meio da proposição das atividades de minicurso,
oficinas, rodas de diálogo, cine-debate e atividades culturais e artísticas, de acordo com as
especificações a seguir:
Minicursos: podem ser ofertados e coordenados por docentes, técnicos(as) e estudantes
de pós-graduação, ou por grupos/linhas/cátedras/centros de estudos e pesquisas, visando
promover a nucleação e o debate sobre temas relevantes, pertinentes e atuais do campo
da educação e do processo formativo. Terão carga horária de 8h (dois dias);
¿ Oficinas: podem ser ofertadas e coordenadas por docentes, técnicos(as) e estudantes de
pós-graduação, ou por grupos/linhas/cátedras/centros de estudos e pesquisas, visando
oferecer aos participantes a oportunidade de aprender e se envolver, de maneira prática,
com um determinado tema científico. Essas sessões devem ser projetadas para
promover o aprendizado ativo, incentivando os participantes a explorarem conceitos
científicos por meio de atividades práticas e experimentos. Terão carga horária de 4h;
Rodas de Diálogos: para debater temas atuais e/ou experiências dos participantes em
determinadas área de atuação;
Cines-debate: com o propósito de explorar a relação entre educação, narrativas e
formas estéticas e linguagens áudio-visuais. Serão priorizadas as propostas que atendam
aos critérios de acessibilidade comunicacional (audiodescrição, legendas, etc.)
Lançamento e divulgação de livros: Convidamos para a submissão de suas obras
científicas para o lançamento e divulgação durante o evento. A inclusão de lançamentos
de livros enriquecerá ainda mais o evento, oferecendo aos participantes a oportunidade
de explorar e adquirir obras recentes e relevantes em seus campos de interesse.
A proposição de minicursos, oficinas, rodas de diálogo e cine-debate deverá ser
realizada através do formulário eletrônico disponível no link
https://forms.gle/ri6rPfC1qwibuGt17 a partir do dia 01/04/2025 até o dia 19/05/25.
Atenção: É de responsabilidade do proponente da atividade todo material necessário para a
realização da proposta, a organização do evento disponibilizará data-show e sala de aula
compatível com a quantidade de vagas solicitadas pelo mesmo. É necessário levar notebook
próprio.
Inscrição para propostas de atividades culturais e artísticas
Toda a comunidade da UFPE (de todos os cursos) poderá inscrever apresentações
culturais e artísticas– individuais ou coletivas–, para as quais também serão conferidos
certificados a partir 01/04/2025 até o dia 19/05/2025, através do formulário eletrônico
disponível no link https://forms.gle/L2kUJHX9bMDFawkr9
Cronograma de participação:
Submissão de Trabalhos (Comunicações e Pôster): de 01/04/2025 até 06/05/2025 (Prorrogado)
Proposição de Atividades: de 01/04/2025 até 19/05/2025
Proposição de Atividades Culturais: de 01/04/2025 até 19/05/2025
Inscrições nas Atividades do Evento: de 01/06/2025 até 11/06/2025
Convidamos toda a UFPE a participar conosco:
Discentes das licenciaturas e do curso de Pedagogia
Discentes da pós-graduação
Docentes e técnicos administrativos
Venham celebrar conosco os 50 anos do Centro de Educação e fortalecer a formação docente!
Semana Pedagógica 2023 Semana Pedagógica 2023
A Semana Pedagógica do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco é um evento destinado a toda a comunidade do Centro de Educação que busca integrar estudantes de graduação e pós-graduação, docentes e técnicos para discutir a formação docente.
Essa edição, que ocorrerá nos dias 30, 31 de agosto e 01 de setembro de 2023, tem como temática: EDUCAÇÃO COMO BEM PÚBLICO: CONQUISTA CIDADÃ E DIREITO INALIENÁVEL.
Nosso desejo é promover um encontro enriquecedor, no qual possamos reafirmar nossa luta por uma universidade democrática, diversa e plural. Queremos trazer à reflexão a importância da educação como um bem público, um direito inalienável que deve ser garantido a todas as pessoas.
O evento contará com diversas atividades como: comunicações orais, pôsteres, mesas redondas, cine-debate, rodas de diálogo, oficinas, minicursos, e atividades culturais e artísticas. As inscrições no evento estarão abertas a partir do dia 14 de agosto de 2023, nesta página.
Convidamos toda a comunidade acadêmica não só para participar como também para colaborar com a construção da Semana Pedagógica. Estão abertas as inscrições para os estudantes submeterem trabalhos na modalidade comunicação oral e pôster, como também para os professores, técnicos e estudantes da pós proporem atividades nas modalidades oficina, minicursos, cinedebate, lançamento e divulgação de livros e rodas de diálogo.
Acesse o Edital de Inscrição e Submissão de Trabalhos da Semana
Pedagógica 2023
Link do edital:
Link do site das inscrições:
Submissão de Trabalhos: de 03/07/23 até 21/07/23. PRORROGAÇÃO ATÉ DIA 28/07
Proposição de Atividades: de 03/07/23 até 21/07/23.
Inscrições no Evento: a partir de 14/08/23
E-mail: sec.semanapedagogicace@gmail.com
Semana Pedagógica 2022 Semana Pedagógica 2022
A Semana Pedagógica do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco é um evento destinado a toda a comunidade do centro de educação que busca integrar estudantes de graduação e pós-graduação, docentes e técnicos para discutir a formação docente e as questões e desafios recentes vivenciados por nós nesse retorno a presencialidade. Essa edição será mais do que especial, pois, nos encontraremos “ao vivo e a cores” e ocuparemos os espaços do centro. Os desafios são inúmeros, mas, com luta, persistência e resiliência vamos resistindo.
O evento acontecerá nos dias 30 e 31 de agosto; 01 e 02 de setembro de 2022 e tem como tema “EDUCAÇÃO, DEMOCRACIA E RESISTÊNCIA: SER DOCENTE PARA QUÊ?” definido pela Comissão Organizadora e aprovado no Conselho Departamental.
Nosso desejo é por meios das diversas atividades desse encontro fortalecer a nossa relação com este espaço e com o outro e reafirmar nossa luta por uma universidade democrática, diversa e plural. Convidamos a todos e todas para participarem desse evento que será realizado nos dias 30/08; 31/08; 01/09 e 02/09 de 2022, nos turnos da manhã, tarde e noite.
Haverá seções de apresentação de trabalhos científicos de estudantes de graduação e pós-graduação. Podem ser submetidos trabalhos sobre temáticas relacionadas ao campo epistemológico da Educação, resultantes de pesquisas, ensaios teóricos, revisões sistemáticas da literatura, estudos de caso, bem como relatos de práticas, vivências pedagógicas e ações extensionistas. Os resumos deverão ser enviados para o e-mail: enviodepropostas.spce@gmail.com exclusivamente no formato de PDF até o dia 26/08/22.
Edital Completo de submissão de trabalhos
Inscrição para propostas de atividades culturais e artísticas
Submissão de trabalhos (comunicação e pôster)
Podem ser submetidos trabalhos sobre temáticas relacionadas ao campo epistemológico da Educação, resultantes de pesquisas, ensaios teóricos, revisões sistemáticas da literatura, estudos de caso, bem como relatos de práticas, vivências pedagógicas e ações extensionistas.
Os resumos deverão ser enviados para o e-mail: enviodepropostas.spce@gmail.com exclusivamente no formato de PDF até o dia 26/08/22.
Após encerrado o prazo de submissão, os resumos serão avaliados por professores pesquisadores com expertise nas temáticas, coordenados pelo Comitê Científico. O prazo final para informação do aceite do trabalho é o dia 29/08/22, quando será divulgada uma lista com os trabalhos aprovados, bem como dia, horário e local das apresentações. Para avaliação e seleção dos trabalhos inscritos, serão levados em consideração os seguintes critérios: I. relevância acadêmica e social do trabalho apresentado; II. consistência argumentativa; III. clareza do texto e correção da linguagem; IV. cumprimento das normas de formatação para envio de proposta, bem como das normas da ABNT. Será admitida a submissão de até duas propostas por autor ou coautor, por modalidade de trabalho. Estudantes de graduação apenas poderão se inscrever sob a orientação de docentes da UFPE.
NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHO NA MODALIDADE COMUNICAÇÃO ORAL
As propostas de comunicação oral devem ser apresentadas no formato de resumo e conforme as seguintes especificações: a) texto em word, contendo no mínimo 10 e no máximo 25 linhas; b) parágrafo justificado, fonte Times New Roman tamanho 12 e espaçamento 1,5 entre linhas; c) papel tamanho A4, com margens superior e inferior de 3 cm, e esquerda e direita de 2 cm; d) título do trabalho em letras maiúsculas, negrito, centralizado, fonte tamanho 14; e) indicação do nome completo do autor / coautor / orientador, bem como suas filiações institucionais e e-mails, uma linha abaixo do título e alinhados à direita; f) texto do resumo disposto uma linha após a identificação dos autores; g) indicação de palavras-chave (de três a cinco), as quais devem estar separadas por ponto e com inicial maiúscula. Link de acesso para baixar o template: https://docs.google.com/document/d/16EvXrUqF_NaURTkPqJxQgILnvlHjF5W/edit?usp=sharing&ouid=108341310090276866733&rtpof=tr ue&sd=true
NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHO NA MODALIDADE PÔSTER
Os trabalhos a serem submetidos para o formato de pôster devem ser apresentados em arquivo PPT, medindo 0,90 x 1,20 (padrão ABNT). Recomenda-se que o texto do pôster contenha os seguintes tópicos: a) introdução (incluindo a justificativa e os objetivos); b) metodologia; c) resultados e discussão; d) conclusões ou considerações finais; e) referências. Obs. 1: As apresentações de comunicações e pôsteres terão duração de 10 minutos, seguidos de 5 minutos para arguição e debate com o público participante. Obs. 2: Os estudantes devem aguardar o aviso de que os templates das diferentes modalidades de trabalhos, com o layout do evento, estão disponíveis para serem baixados e preenchidos, antes de serem enviados em definitivo. Obs. 3: Posteriormente, os autores serão informados a respeito da publicação dos textos do evento. Link para baixar o modelo do pôster: https://docs.google.com/presentation/d/1drm4fsMHG9bl-ZuzY8KrcQfMt7mgX8/edit?usp=sharing&ouid=108341310090276866733&rtpof=true&sd=true
Semana Pedagógica 2021 Semana Pedagógica 2021
Semana Pedagógica 2019 Semana Pedagógica 2019
A Semana Pedagógica do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco é, a um só tempo, uma atividade de integração e socialização da comunidade acadêmica do Centro de Educação, mediada por um conjunto de ações que discutem e problematizam as dimensões constitutivas da pessoa humana, do processo educativo, do processo de formação docente e da sociedade brasileira, ao tempo em que trabalha o processo formativo numa perspectiva ampla, articulando as dimensões de ensino-pesquisa-extensão.
O tema da Semana Pedagógica 2019 é “Educação como Direito Social: desafios atuais”, definido pela Comissão Organizadora e aprovado no Conselho Departamental, Experimental e Paritário. Este tema constitui-se como um firme chamado a todas e todos os integrantes da Comunidade do Centro de Educação na consecução de debates e ações necessárias para transformações sociais mediadas pela educação.
Ao colocar em debate o tema dos desafios atuais da Educação, evidenciando a sua garantia enquanto um direito social, prestamos homenagem à Professora Eliete Santiago, que muito contribui no Centro de Educação/UFPE, sendo reconhecida por seu engajamento nas lutas em defesa de uma educação de qualidade que consequentemente reflete uma sociedade mais justa, igualitária e democrática. Ao recorrer a esta homenagem, reiteramos as reflexões proporcionadas por Paulo Freire no contexto educativo.
Na programação que será vivenciada durante a Semana Pedagógica, clamamos por uma Educação que ecoe nossas lutas em favor da garantia de todos os direitos sociais já conquistados.
Convidamos a todas e todos a colaborar na construção da Semana Pedagógica, a ser realizada entre 24 e 26 de abril de 2019, nos turnos da manhã, tarde e noite, no Centro de Educação, a partir das seguintes ações formativas/educativas:
- Atividades de Socialização e Integração dos estudantes de Pedagogia, Licenciaturas e da comunidade do Centro de Educação;
- Atos Culturais e Acadêmicos, com ações específicas para marcar, politicamente, o debate da Educação como direito social.
- Mesas temáticas, nas quais serão abordadas questões/temas/problemas de variadas ordens e dimensões da vida institucional, educacional, política, social, cultural e econômica da sociedade brasileira e das questões conjunturais. As mesas contam com a participação de docentes, técnicos (as) e estudantes;
- Oficinas e/ou Minicurso, que podem ser ofertadas e coordenadas por docentes, técnicos(as) e estudantes, ou por grupos/linhas/cátedras/centros de estudos e pesquisas, visando promover a nucleação e o debate sobre temas relevantes, pertinentes e atuais do campo da educação e do processo formativo;
- Rodas de Experiências para debater temas atuais e/ou experiências dos participantes em determinadas áreas de atuação;
- Mostra Cientifica, com a apresentação de trabalhos acadêmicos aprovados pela Comissão Organizadora, provenientes de estudos, em andamento ou concluídos, da Iniciação Científica, pós-graduação, projetos de extensão e dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC);
- Mostra Fotográfica sobre o tema “Educação como garantia de direitos”, com o intuito de incentivar a produção fotográfica como uma forma de linguagem e expressão da realidade social e leitura do mundo;
- Cine-Debate, com o propósito de explorar a relação entre educação, narrativas e formas estéticas.
- Lançamento de livros, momento de socialização de obras que envolvem autores/as que fazem parte da comunidade do Centro de Educação.
O endereço eletrônico da Semana Pedagógica (semanapedagogicace@gmail.com) está disponível para contato, assim como para envio de propostas referentes a apresentações culturais e cine-debate. Os editais referentes à mostra científica, oficinas e mostra fotográfica encontram-se no site do CE:https://www.ufpe.br/ce
Com abraços de compromisso e espírito crítico,
A Comissão Organizadora
CERTIFICADOS DA COMISSÃO ORGANIZADORA
CERTIFICADOS DOS MONITORES/5 HORAS
CERTIFICADOS DOS MONITORES/10 HORAS
CERTIFICADOS DOS MONITORES/15 HORAS
CERTIFICADOS DOS MONITORES/20 HORAS
MESAS / OUVINTES:
- MESA 1: Produção de conhecimento para uma universidade plural e diversa
- MESA 2: Tecnologias Assistivas e a Educação
- MESA 3: Propostas de reformas educacionais na atual conjuntura: avanços e retrocessos
- MESA 4: Movimento social e Educação
- MESA 5: Desafios na implementação das Ações Afirmativas na Educação
MESAS / PALESTRANTES:
- MESA 1: Produção de conhecimento para uma universidade plural e diversa
- MESA 2: Tecnologias Assistivas e a Educação
- MESA 3: Propostas de reformas educacionais na atual conjuntura: avanços e retrocessos
- MESA 4: Movimento social e Educação
- MESA 5: Desafios na implementação das Ações Afirmativas na Educação
MESAS / COODENADORES:
- MESA 1: Produção de conhecimento para uma universidade plural e diversa
- MESA 2: Tecnologias Assistivas e a Educação
- MESA 3: Propostas de reformas educacionais na atual conjuntura: avanços e retrocessos
- MESA 4: Movimento social e Educação
- MESA 5: Desafios na implementação das Ações Afirmativas na Educação
OFICINAS MANHÃ
- O INTÉRPRETE DE LIBRAS – REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO TRADUTÓRIO NA SALA DE AULA E INCLUSÃO EDUCACIONAL
- A ARTE DE OUVIR E COMPARTILHAR HISTÓRIAS
- ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA PARA SUBMISSÃO EM PROCESSO SELETIVO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
- A IGREJA E A EDUCAÇÃO
- RECICLAGEM E INCLUSÃO: CONSTRUINDO JOGOS ADAPTADOS PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
- TÉCNICAS DE DEFESA PESSOAL PARA PREVENÇÃO DE AGRESSÕES
- LUDICIDADE NA ESCOLA: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA
- BONECAS ABAYOMI: SÍMBOLO DE PODER E RESISTÊNCIA
- CARTOGRAFIA DOS AFETOS E DESAFETOS DO CORPO GORDO FEMININO: DA SALA DE AULA ALÉM
- ELABORANDO AULAS DE SOCIOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO NUMA PERSPECTIVA DOCENTE AUTÔNOMA E REFLEXIVA DIANTE DOS LIVROS DIDÁTICOS
- DIÁLOGO NECESSÁRIO ENTRE FAMÍLIA E ESCOLA NOS CASOS DE ESTUDANTES COM AUTISMO: RELATO DE EXPERIÊNCIA PATERNA E ANÁLISE DAS BASES LEGAIS E EDUCACIONAIS NECESSÁRIAS
- ORGANIZAÇÃO DO COTIDIANO DA SALA DE AULA NA EDUCAÇÃO POPULAR: UMA CONSTRUÇÃO FREIRIANA
- “DEFICIÊNCIA VISUAL E ALGUMAS ADEQUAÇÕES PARA O AMBIENTE EDUCACIONAL”
- O LUGAR DA MULHER E O LUGAR DO DINHEIRO: A EDUCAÇÃO DE UM CAPITAL UNILATERAL E A SEGURIDADE DE UMA EDUCAÇÃO FINANCEIRA COMO MITIGADORA DAS DESIGUALDADES DE GÊNERO
- PRESENÇA ONLINE: ESTRATÉGIAS DE VISIBILIDADE ACADÊMICA NA WEB 2.0
- DIGNIDADE E A POÉTICA DO CORPO
- INTRODUÇÃO À LIBRAS - LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS
OFICINAS TARDE
- EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA PERSPECTIVA ESCOLAR
- O USO DA FERRAMENTA WEB PIXTON COMO ESTRATÉGIA FACILITADORA PARA O ENSINO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA
- SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: LIMITES E POSSIBILIDADES
- AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POR QUE, PARA QUÊ E COMO AVALIAR?
- PRÁTICAS CORPORAIS ALTERNATIVAS
- MAKEY MAKEY COM FRANZ MAKEY: CONSTRUINDO POSSIBILIDADES PARA UMA APRENDIZAGEM DIVERTIDA ATRAVÉS DO SCRATCH
- ESPORTE E INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
- CONSTRUÇÃO DE PROCESSOS EDUCATIVOS PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
- A TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: CONCEITOS BÁSICOS E CONTRIBUIÇÕES PARA O CAMPO DA EDUCAÇÃO
- O USO DE GÊNEROS MULTIMODAIS PARA O MULTILETRAMENTO DOS ALUNOS(TARDE)
- EDUCAÇÃO E FELICIDADE
- RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INCLUSIVA
- ADAPTAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS-PEDAGÓGICO COMO METODOLOGIA DE ENSINO PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E BILÍNGUE DE ESTUDANTES SURDOS
- ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA JOVENS COM TRAJETÓRIAS ESCOLARES DESIGUAIS
- VIVÊNCIA MUSICAL NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
- CORPO: DANÇA E MUSICALIDADE
OFICINAS NOITE
- ECOPEDAGOGIA, ARTE, EDUCAÇÃO E SUSTENTABILIDADE
- IMAGINÁRIO SOCIAL: A PERSPECTIVA DAS RELAÇÕES AFETIVAS
- COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA/SUPLEMENTAR (CAS) NO CONTEXTO ESCOLAR
- ARTIGO CIENTÍFICO NA ÁREA DA EDUCAÇÃO: CONCEITO E ESTRUTURANTES BÁSICOS
- III OFICINA DE DEFESA PESSOAL PARA MULHERES: ESTRATÉGIAS PARA O ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
- MEDITAÇÃO ROSA CRUZ E FORMAÇÃO HUMANA: CUIDADO DE SI, CONHECIMENTO DE SI E ESPIRITUALIDADE
- DO PROJETO PEDAGÓGICO À PEDAGOGIA DE PROJETOS: COMO ENSINAR A PARTIR DE UM PROBLEMA
- DE LÁ PRA CÁ: COTAS NOSSA PONTE
- APRESENTAÇÕES ARREBATADORAS: DICAS DE ELABORAÇÃO DE SLIDES E POSTURA ORAL
- OS GÊNEROS ORAIS NAS AULAS DE PORTUGUÊS
- ESTUDANDO A GEOGRAFIA ATRAVÉS DA MÚSICA
- JOGOS EDUCATIVOS COMO INSTRUMENTOS PARA A APRENDIZAGEM
- ENTRE LETRAS, LIVROS E HISTÓRIAS: COMO A LITERATURA INFANTIL PODE AUXILIAR A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIAS NA SALA DE AULA REGULAR
- ENSINO-APRENDIZAGEM EM PLATAFORMAS DIGITAIS: USO DO KAHOOT COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO
OFICINAS / MINISTRANTES
MINICURSOS MANHÃ
- A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O FENÔMENO DA VIOLÊNCIA ESCOLAR
- AS CONTRIBUIÇÕES DE MADALENA FREIRE PARA A INCLUSÃO ESCOLAR DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA
- REFLEXÕES SOBRE A SOCIEDADE LÍQUIDO-MODERNA E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
- LEI 13.415/17: O QUE MUDOU E COMO FICA O DIREITO AO ENSINO MÉDIO?
MINICURSOS TARDE
- COSMOVISÕES OUTRAS: DECOLONIALIDADE, PODER E EDUCAÇÃO
- INOVAÇÃO DIDÁTICA NO ENSINO DA HISTÓRIA DAS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS PARA ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
- (RE) LEITURAS POSSÍVEIS ENTRE EDUCAÇÃO E HISTÓRIA DAS MULHERES À LUZ DA PESQUISA FEMINISTAELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO
- ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO
- AVALIAÇÃO EXTERNA E ACCOUNTABILITY: ALGUMAS REFLEXÕES
MINICURSOS NOITE
- ESTADO DA ARTE E LEI DE LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO (LAI): ELEMENTOS PARA A PESQUISA EM EDUCAÇÃO
- EDUCAÇÃO EM SAÚDE DA POPULAÇÃO NEGRA: APROXIMAÇÕES TEÓRICAS E CONCEITUAIS
- COMO SER FELIZ “SOFRENDO”: COMO LIDAR COM O ESTRESSE DO MEIO ACADÊMICO
- QUAL O LUGAR DA DISCUSSÃO SOBRE DESIGUALDADE SOCIAL, POBREZA E JUSTIÇA NA FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES?
- AFROCENTRICIDADE E PÓS-COLONIALIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR
- A AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
- GÊNEROS TEXTUAIS COMO FERRAMENTA PARA UMA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS
- A CONSTRUÇÃO DO PROBLEMA COMO CONDIÇÃO NECESSÁRIA PARA A ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA
MINICURSOS / MINISTRANTES
RODAS DE EXPERIÊNCIAS / COORDENADORES
Experiência de egressos e estagiários enquanto minoria social
RODAS DE EXPERIÊNCIAS / DEBATEDORES
Experiência de egressos e estagiários enquanto minoria social
Acompanhamento de crianças com deficiência no espaço escolar: práticas pedagógicas
RODAS DE EXPERIÊNCIAS / OUVINTES
Experiência de egressos e estagiários enquanto minoria social
Acompanhamento de crianças com deficiência no espaço escolar: práticas pedagógicas
RODA DE DIÁLOGO
- TRANSMISSÃO MUSICAL / OUVINTES
- TRANSMISSÃO MUSICAL / ORGANIZADORES
- TRANSMISSÃO MUSICAL / COORDENADORES
SESSÃO TEMÁTICA / "Educação ambiental e responsabilidade social: animais e hortas comunitárias"
AULA TEMÁTICA / "Pedagogia do Oprimido"
AULA TEMÁTICA / OUVINTE
AULA TEMÁTICA / COORDENAÇÃO
CONFERÊNCIA DE ABERTURA/ OUVINTE
CONFERÊNCIA DE ABERTURA / COORDENAÇÃO
SESSÃO DE HOMENAGEM/ HOMENAGEADA
SESSÃO DE HOMENAGEM / COORDENADOR
CINE-DEBATE / OUVINTES
- Brasil é Racismo! O que significa a política de cotas.
- Racismo? A gente vê por aqui e sente na pele – Vamos combatê-lo?
- “Bora Ocupar”: um documentário sobre as ocupações de escolas em Recife
CINE-DEBATE / COORDENADORES
- Brasil é Racismo! O que significa a política de cotas.
- Racismo? A gente vê por aqui e sente na pele – Vamos combatê-lo?
- “Bora Ocupar”: um documentário sobre as ocupações de escolas em Recife
MOSTRA CIENTÍFICA
- TRABALHOS PREMIADOS DA MOSTRA CIENTÍFICA
- PARECERISTA
- AVALIADORES DE POSTER
- AVALIADORES DE COMUNICAÇÃO ORAL
- OUVINTES DE COMUNICAÇÃO ORAL
- COORDENADORES DE COMUNICAÇÃO ORAL
- APRESENTAÇÃO DE POSTER COM AUTORES
- APRESENTAÇÃO DE COMUNICAÇÃO ORAL COM AUTORES
MOSTRA FOTOGRÁFICA / PREMIAÇÕES
MOSTRA FOTOGRÁFICA / PARTICIPAÇÃO
APRESENTRAÇÕES ARTÍSTICAS
Qualquer dúvida enviar e-mail para semanapedagogicace@gmail.com
24/04/2019
- A vice diretora do Centro, professora Ana Lúcia realizou a abertura do evento do hall do CE, dando início a nossa Semana Pedagógica 2019
- 1° Apresentação Artística "Performance Todas as Vozes" Realizada por: Naomi Maria dos Santos Carneiro Leão - Lic. pedagogia/UFPE e Alexsander Barbozza da Silva - Lic. em Dança/UFPE.
- Abertura Oficial da Semana Pedagógica do Centro de Educação no Auditório Carlos Maciel.
-
Homenagens à professora Eliete Santiago. Coordenado pelo professor José Batista Neto.
-
2° intervenção Cultural: CAPOEIRA ANGOLA EM BAIXO DA MANGUEIRA.Realizado pela Mestra Mônica Santana.
- MESA 1: Produção de conhecimento para uma universidade plural e diversa.
- Cine Debate: Brasil é Racismo! O que significa a política de cotas.
- Roda de Experiências realizado no dia 24/04/2019 na nossa semana pedagógica.
- Lançamento de Livros!
- Apresentação Artística: "HÁMAR, Bicha D'água pelo Licenciando em em Dança - Silas Clebson Ramos da Silva.
- Mesa 2 - Tecnologias Assistivas e a Educação.
- Roda de Diálogo: Transmissão Musical.
25/04/2019
- OFICINAS MANHÃ
- OFICINAS TARDE
- OFICINAS NOITE
- MINICURSOS MANHÃ
- Apresentação Artística: CABIMENTE: SINTA-SE ACOLHIDA
- Monitores e monitoras das oficinas e Minicursos realizadas durante nossa semana pedagógica
- Fotos Diversas
26/04/2019
- Apresentação artística do dia 26/04 - Banda Afrocentrados.
- Apresentação artística do dia 26/04 - Solo de dança para os Orixás
- Mesa 3 - Propostas de Reformas Educacionais na atual conjuntura: Avanços e Retrocessos.
Para informações, dúvidas ou solicitações favor entrar em contato pelo e-mail: semanapedagogicace@gmail.com