Comitê de Tecnologia da Informação e de Comunicação
As iniciativas de Governança de TIC na UFPE existem desde 2013, tendo seu início com a criação de setor específico no antigo Núcleo de Tenologia da Informação (NTI).
Em 2014, com a criação da Pró-Reitoria de Comunicação, Informação e Tecnologia da Informação, é criada a Diretoria de Governança de TI e Gestão de Processos com uma coordenação específica para a área de governança de TI. Junto a essas estruturas, foram também criadas o Comitê Gestor de Comunicação, Informação e Tecnologia da Informação (CGCITI), a Coordenação de Segurança da Informação e Comunicação e o Comitê Gestor de Segurança da Informação e Comunicação (CSIC). Em 2019, o CGCITI foi substituído pelo Comitê de Governança Digital e Comunicação (CGDC).
Em 2020, o NTI passou a se chamar "Superintendência de Tecnologia da Informação" e o CGDC e o CSIC foram unificados no Comitê de Tecnologia da Informação e de Comunicação (CTIC) e a Diretoria de Governança de TIC passou a se chamar Diretoria de Governança e Gestão de TIC.
Conheça mais sobre cada uma dessas estruturas, suas atribuições e seu papel na Governança de TIC da UFPE:
-
CTIC
O Comitê de Tecnologia da Informação e de Comunicação é um colegiado formado por membros das áreas finalísticas e da área de TIC, tendo papel significativo na implantação da Governança de TIC, no aprimoramento e expansão dos serviços prestados por meio digital e na transparência e abertura de dados. Ele é uma instância essencial no direcionamento, monitoramento e avaliação da gestão de TIC. O Comitê de TIC foi instituído pelo art. 12 da Resolução n 02/2020 do Conselho de Administração e seu regimento pode ser acessado a seguir:
- Regimento Interno do Comitê de TIC - Portaria Normativa nº 02 de 10 de janeiro de 2022 (boletim Oficial 06/2022), disponível em https://sipac.ufpe.br/shared/verArquivo?idArquivo=1009175&key=bd12b5c8a9143d6dff4c1f73e0595920
-
DGGTIC - STI
A Diretoria de Governança e Gestão de TIC e sua respectiva Coordenação de Governança e Gestão de TIC estão ligadas à Superintendência de Tecnologia da Informação e tem como missão avaliar, dirigir, implantar e monitorar o modelo de governança de TIC da UFPE.
-