Sistema Integrado de Bibliotecas Sistema Integrado de Bibliotecas

O Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade Federal de Pernambuco – SIB/UFPE foi criado com o objetivo de difundir informação, democratizar o conhecimento acadêmico e apoiar as atividades de ensino, pesquisa e extensão da UFPE. 

O Sistema é formado pela Biblioteca Central e mais 13 bibliotecas localizadas nos Centros Acadêmicos e Colégio de Aplicação. Juntas, as bibliotecas reúnem em suas coleções mais de 300 mil títulos e mais de 1 milhão de exemplares. Essas coleções estão disponíveis para acesso de toda a comunidade e são formadas por livros, periódicos, materiais multimídia, teses e dissertações, entre outros documentos.


O SIB/UFPE é formado por servidores (as) técnico-administrativos (as) e colaboradores (as). Nossa equipe, composta por bibliotecários (as), assistentes e bolsistas, está pronta para atender a todas as pessoas que buscam informação por meio dos serviços das bibliotecas da UFPE.

Evolução

A evolução da ciência da informação (CI) procura evidenciar o seu papel social no processo de desenvolvimento da sociedade da informação e impulsiona ações de modernidade das bibliotecas e centros de documentação. As novas tecnologias de suporte, acesso, disponibilização e recuperação da informação oportunizam uma melhor concepção dos serviços oferecidos aos usuários e consequentemente a democratização da informação para produção do conhecimento.
 
O SIB investiu em modernização de suas unidades, implantação do sistema Pergamum para gerenciamento de atividades das bibliotecas, projeção de acervos eletrônicos, ampliação dos acervos da bibliografia básica e complementar dos cursos da UFPE e capacitação e qualificação de pessoal.
 
Missão:
“Contribuir para a construção e preservação do conhecimento científico, tecnológico e cultural, promovendo o acesso e ampla disseminação da informação em seus diversos suportes, em apoio ao ensino, pesquisa e extensão da UFPE”;
 

Valores:

  • Ética - A honestidade, a integridade, a justiça, a equidade, a verdade, a coerência entre o discurso e a prática referenciam as relações do SIB com pessoas e instituições, e se manifestam no respeito às diferenças e diversidades de condição étnica, religiosa, social, cultural, linguística, política, estética, etária, física, mental e psíquica, de gênero, de orientação sexual e outras.
  • Comprometimento - A lealdade ao SIB se manifesta como responsabilidade, zelo e disciplina no trabalho e no trato com todos os seres humanos e com os bens materiais e imateriais, no cumprimento da sua Missão e no alcance desafiador da Visão.
  • Confiança - Promoção do mérito como o critério decisivo para todas as formas de reconhecimento, recompensa, avaliação e investimento em pessoas.
  • Flexibilidade - Demonstração de atitude aberta e receptiva às inovações e estar apto a responder prontamente as mudanças. Capacidade de transformar, incrementar ou criar processos de trabalho e procurando compartilhar com as pessoas as ideias e mudanças propostas, além de abraçar novas ideias, busca aliados para o sucesso da implementação das mesmas, visando prioritariamente os interesses dos clientes.
  • Inovação - Promoção de um ambiente favorável à criatividade, à experimentação e à implementação de novas ideias que possam gerar um diferencial competitivo para o SIB.
  • Proatividade - Capacidade de se antecipar aos fatos, a fim de prevenir a ocorrência de situações potencialmente indesejáveis e aumentar a confiança e a previsibilidade das práticas de gestão.
  • Transparência - Todos os atos e fatos da administração pública são públicos. Todas as ações que afetem o desempenho da organização e o clima organizacional devem ser discutidas entre as pessoas da força de trabalho visando um comprometimento e sinergia.