Programa de Pós Graduação em Tecnologias Energéticas e Nucleares (PROTEN))

O Programa O Programa

O Mestrado Profissional em Ensino da Geografia tem por objetivo proporcionar a formação continuada de professores da Educação Básica, com formação em Geografia (Pedagogia – fundamental I), que estejam em docência nas redes públicas e particulares no componente curricular Geografia. O PROFGEO tem por finalidade promover e consolidar práticas pautadas na dialogicidade entre os educadores e suas comunidades, quais sejam: profissionais do ensino de Geografia dos diferentes sistemas de ensino (universidades, escolas estaduais, escolas municipais e escolas particulares) e pessoas do campo e da cidade, como possibilidade de formação contínua e permanente, problematizando o contexto e a conjuntura escolar e o processo ensino-aprendizagem em Geografia e em áreas afim, desenvolvendo uma postura crítica frente ao conhecimento, à ciência, à docência e ao próprio mundo. Reconhece-se e valoriza-se o diálogo e a comunicação entre educadores e educandos com as comunidades rurais e urbanas como possibilidade de formação individual e coletiva, e, sobretudo, como condição necessária para a promoção do desenvolvimento local e para a construção das identidades territoriais. Com essas concepções associam-se ensino, pesquisa e extensão, constituindo espaço-tempo fecundo de novas aprendizagens, conhecimentos e saberes. A formação continuada do PROFGEO se efetivará por meio das disciplinas, projetos e demais atividades acadêmicas e profissionais, possibilitando o trabalho com conteúdos, técnicas, metodologias, habilidades e competências desse campo do saber. São Objetivos Específicos do PROFGEO:

  • Desenvolver atividades pedagógicas na universidade e nas escolas que promovam a pesquisa, a extensão, a inovação e a sustentabilidade, por meio da troca de conhecimentos e práticas entre os professores e educadores;
  • Contribuir para a formação continuada de educadores em exercício docente no componente curricular Geografia e nos temas da cultura, do meio ambiente e da cidadania, desenvolvendo por meio de suas ações a inter e a multidisciplinaridade;
  • Criar espaços-tempos de articulação entre professores e alunos, educandos e educadores das escolas e sujeitos sociais das comunidades em que atuam, na perspectiva da troca de conhecimentos e práticas, e da socialização de experiências e saberes;
  • Oportunizar espaços-tempos de socialização e encontro interprofissional, a partir do trabalho coletivo, participativo e solidário;
  • Desenvolver práticas pedagógicas que reconheçam e valorizem a diversidade étnica e cultural da sociedade brasileira, dos saberes tradicionais, da ética e da cidadania;
  • Produzir vídeos, documentários, folders, blogs, TIC’s e outros recursos e instrumentos didáticos, favorecendo a produção e a aplicação do conhecimento e a dinamização dos procedimentos e metodologias de ensino e aprendizagem; •Produzir e socializar saberes, práticas, técnicas e metodologias que contribuam para a formação de educadores e educandos na Geografia, experienciando propostas pedagógicas inovadoras de ensino-aprendizagem;
  • Contribuir no debate, revisão e (re)elaboração de documentos e referenciais de Educação, nos diferentes níveis de ensino e nas diferentes redes, sobretudo no que se refere aos Projetos Políticos Pedagógicos e os currículos escolares;
  • Contribuir para a melhoria da qualidade do ensino na Educação Básica.

Área de Concentração: Ensino de Geografia

A área de concentração em Ensino de Geografia constitui a oportunidade de articular o conhecimento geográfico acadêmico e escolar, seus temas, conceitos, categorias e conteúdos específicos e transversais, com as inúmeras possibilidades de aplicação às situações e práticas didáticas, com criticidade e criatividade, com autonomia intelectual e pedagógica, segundo os princípios da ética e da cidadania.

Linhas de pesquisa

1-Saberes e conhecimentos da Geografia no espaço escolar: esta linha tem como objetivo desenvolver pesquisas referentes aos temas, conceitos e categorias da Geografia e sua relação com o temário geográfico clássico, acrescido dos temas emergentes e suas interfaces com outras áreas do conhecimento, com ênfase sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula.

2-Formação Docente em Geografia: esta linha volta-se para estudos que abordam a formação inicial e a formação continuada dos professores de Geografia considerando os diferentes contextos de sua prática no intuito de aprimorar seu fazer pedagógico

3-As linguagens no ensino de Geografia: esta linha envolve pesquisas sobre o papel das diferentes linguagens no ensino de Geografia como elementos de formação de raciocínios geográficos. Dessa forma, considerase aqui as linguagens artísticas tais como música, a literatura, a fotografia, o cinema; as linguagens técnicas tais como a cartografia, as geotecnologias em bases digitais e a linguagem didática.

Departamento de Ciências Geográficas
Centro de Filosofia e Ciências Humanas

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