Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mineral
O Programa
Após encaminhamento o projeto de mestrado foi aprovado na terceira reunião extraordinária do Centro de Tecnologia e Geociências - Escola de Engenharia de Pernambuco, realizada no dia 18 de maio de 2004, por unanimidade dos presentes. Relator do processo: Prof. Dr. Carlos Alberto Brayner de Oliveira Lira (coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Nuclear), parecer favorável em 14 de maio de 2004.
O projeto de mestrado foi recomendado para aprovação no âmbito interno da UFPE pelo relator externo à Instituição Prof. Dr. Antônio Eduardo Clark Peres (Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG - Departamento de Engenharia Metalúrgica), parecer favorável em 17 de maio de 2004.
O projeto final devidamente revisado com sugestões apontadas pelos relatores externos ao Programa foi encaminhado à Pró-Reitoria para Assuntos de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESQ) para aprovação junto a Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação (CPPG) do Conselho Coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão (CCEPE) da Universidade Federal de Pernambuco e aprovado para encaminhamento da solicitação de criação de curso novo junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em 31 de maio de 2004. O projeto final do curso de mestrado foi recomendado para implantação pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior com conceito inicial 3 em 21 de março de 2005 (ofício n° 29-11/2005/CTC/CAPES) através do parecer emitido pela Comissão de Avaliação em 16 de fevereiro de 2005 e acatado pelo Comitê Técnico e Científico da área de Avaliação Engenharias II em 16 de março de 2005.
O projeto final do curso de mestrado em Engenharia Mineral foi finalmente aprovado em reunião do Conselho Coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Pernambuco em reunião de 09 de maio de 2005.
O curso de mestrado em Engenharia Mineral do Centro de Tecnologia e Geociências foi implantado em junho de 2005, após instalação do colegiado do curso em reunião no dia 09 de junho de 2005 com a homologação do nome do Prof. Júlio César de Souza para a função de coordenador.
O início das atividades letivas e de desenvolvimento dos projetos de dissertação ocorreu no mês de setembro de 2005, com a realização do primeiro trimestre de aulas, após seleção de 12 alunos de mestrado. Atualmente o PG em Engenharia Mineral possui um corpo discente com de 25 alunos, sendo 21 alunos regularmente matriculados e 4 alunos especiais em fase de regularização de sua situação junto ao mestrado.
O curso de mestrado em Engenharia Mineral possui uma única área de concentração: Minerais Industriais e dispõem de 5 linhas de pesquisa: a) Rochas ornamentais; b) Argilas e materiais cerâmicos; c) Tecnologia de minerais industriais e d) Modelamento matemático aplicado a problemas de engenharia de minas; e) Gestão Ambiental na Mineração. O corpo docente é formado por 12 professores, todos com a titulação de Doutor, distribuídos da seguinte forma: categoria docente permanente – 8 professores e categoria docente colaborador – 4 professores.