O Programa O Programa

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas PPGCB da Universidade Federal de Pernambuco foi criado em 1994, inicialmente apenas em nível Doutorado, com o objetivo de atender a uma grande demanda de estudantes de vários estados da Região Nordeste que buscavam complementar a sua formação acadêmica e técnico-científica no âmbito das Ciências Biológicas e áreas afins. Em 2004, foi criado o curso de Mestrado, iniciativa que muito contribuiu para a consolidação definitiva do PPGCB como referência regional na formação de recursos humanos altamente qualificados nas áreas de concentração e linhas de pesquisa do programa. O PPGCB tem mantido, desde a sua gênese, o foco na formação multidisciplinar dos seus egressos, objetivo que tem sido alcançado graças à disponibilização de uma grade diversa de disciplinas obrigatórias e eletivas e de um ambiente acadêmico propício ao desenvolvimento de pesquisas científicas inovadoras, interdisciplinares e contextualizadas com os desafios demandados a partir do crescimento econômico da Região Nordeste verificado nas últimas décadas.

O PPGCB tem como finalidade propiciar formação científica e técnica avançada nas Áreas de Biologia Celular, Biologia Molecular, Biotecnologia, Farmacologia, Fisiologia, Microbiologia, Química Medicinal e outras áreas afins, conduzindo seus participantes à obtenção dos graus de Mestre ou Doutor. São objetivos do PPGCB: a) formar pesquisadores independentes e inovadores, capazes de formular, planejar e desenvolver projetos de pesquisa que visem o desenvolvimento de novas tecnologias e produtos relacionados com as Ciências Biológicas e áreas afins, mediante a valorização da competência técnico-científica; b) contribuir para a geração de conhecimento através de estudos avançados e pesquisas nos campos teóricos e aplicados das Ciências Biológicas e áreas afins; c) se consolidar como referência e protagonista do desenvolvimento científico na região Nordeste e no Brasil.

O PPGCB tem contribuído em muito com o seu pioneirismo para a disseminação de conhecimentos dos temas diretamente vinculados às Ciências Biológicas. Atualmente, é um dos dois programas da área de Ciências Biológicas I e da Região Nordeste com nota 5 na avaliação quadrienal 2013-2016 da CAPES (juntamente com o Programa de Pós-Graduação em Bioinformática da UFRN). A evolução qualitativa do PPGCB nos últimos anos pode ser evidenciada através dos seguintes aspectos: 1) Número expressivo de alunos que procuram ingressar no programa através dos processos seletivos regulares: 472 candidatos inscritos nas seleções que ocorreram no quadriênio 2017-2020 (média de 118 por ano), sendo 242 para o curso de Doutorado e 230 para o de Mestrado. Nesse mesmo período, foram ofertadas 91 vagas para o Doutorado (concorrência de 2,65 por vaga) e 85 vagas para o Mestrado (concorrência de 2,70 por vaga); 2) Elevada captação de bolsas de pós-graduação concedidas pelos diversos órgãos de fomento (FACEPE, CAPES e CNPq); 3) Melhoria da qualidade das publicações, sobretudo aquelas vinculadas a discentes e egressos do programa; 4) Ampliação da ações de internacionalização, aferida pelo incremento das colaborações e cotutelas internacionais; 5) Ampliação do número de projetos desenvolvidos em colaboração com grupos de pesquisa consolidados em vários estados; 6) Atuação como importante agente nucleador mediante a inserção dos seus egressos em instituições de ensino e pesquisa de diversos estados do Brasil, principalmente na região Nordeste.

O Programa também tem apostado na indissociabilidade Pesquisa-Ensino-Extensão para ampliar a formação dos seus estudantes, com a realização de oficinas em escolas públicas do Recife e diversas cidades do interior de Pernambuco, em que os estudantes participam transmitindo os conhecimentos produzidos para a população, em geral mais carente, bem como escutam e registram os conhecimentos populares para que sejam investigados cientificamente. Ainda, docentes e discentes do PPGCB tem se engajado em ações e projetos de divulgação científica e popularização da ciência.

O PPGCB também tem procurado inserir em suas disciplinas e projetos de dissertação e teses os conceitos atrelados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 estabelecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas. Dissertações e teses de estudantes do PPGCB estão associadas diretamente com alguns dos ODS, por exemplo: 2 (acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável), 3 (assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades), 6 (assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos), 8 (promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos), 12 (assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis), 14 (conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável), 15 (proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade). Essas dissertações e teses têm tido como objetivos: desenvolvimento de novos tipos de alimentos mais saudáveis e de baixo custo de produção utilizando produtos naturais, a biodiversidade e meios locais de produção; desenvolvimento de técnicas  de preservação e ampliação de tempo de prateleira de alimentos utilizando produtos naturais; desenvolvimento de novos fármacos, de origem sintética ou natural, bem como de novas formulações, para o tratamento de diversos tipos de doenças, tais como o câncer e enfermidades do grupo das Doenças Tropicais Negligenciadas (ex. chikungunya, dengue, esquistossomose, leishmaniose, doença de Chagas, Zika); avaliação de contaminação química e microbiana em corpos d’água, bem como sugestão de novas estratégias de tratamento de água e efluentes; desenvolvimento de técnicas e produzem estimulem a valorização de arranjos produtivos locais e da biodiversidade local como fonte sustentável de renda; conhecimento da biologia, com foco nas biomoléculas, de espécies marinhas e dulcícolas, bem como desenvolvimento de técnicas para criação e cultivo sustentável; entre outros. Ainda, ações do PPGCB têm focado nos ODS 4 (assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos) e 5 (alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas).

 

The Postgraduate Program in Biological Sciences (PPGCB) of the Federal University of Pernambuco was created in 1994, initially only at the Doctorate level, with the objective of meeting a great demand from students from various states in the Northeast Region who sought to complement their academic and technical-scientific training in the scope of Biological Sciences and related areas. In 2004, the Master's course was created, an initiative that greatly contributed to the definitive consolidation of the PPGCB as a regional reference in the training of highly qualified human resources in the areas of concentration and research lines of the program. The PPGCB has maintained, since its genesis, the focus on the multidisciplinary training of its graduates, an objective that has been achieved thanks to the availability of a diverse range of mandatory and elective subjects and an academic environment conducive to the development of innovative and interdisciplinary scientific researches, contextualized with the challenges demanded from the economic growth of the Northeast Region verified in the last decades.

The PPGCB aims to provide advanced scientific and technical training in the areas of Cell Biology, Molecular Biology, Biotechnology, Pharmacology, Physiology, Microbiology, Medicinal Chemistry and other related areas, leading its participants to obtain the degrees of Master or Doctor. The objectives of the PPGCB are: a) to train independent and innovative researchers, capable of formulating, planning and developing research projects aiming at the development of new technologies and products related to the Biological Sciences and related areas, through the enhancement of technical-scientific competence; b) to contribute for the generation of knowledge through advanced studies and research in the theoretical and applied fields of Biological Sciences and related fields; c) to consolidate itself as a reference and protagonist of scientific development in the Northeast and in Brazil.

The PPGCB has contributed a lot with its pioneering spirit for the dissemination of knowledge on themes directly linked to Biological Sciences. Currently, it is one of two programs at the Northeast Regionin belonging to the area of "Biological Sciences I" with a score of 5 in the 2013-2016 CAPES quadrennial evaluation (together with the UFRN Postgraduate Program in Bioinformatics). The qualitative evolution of the PPGCB in recent years can be evidenced through the following aspects: 1) Expressive number of students who seek to enter the program through regular selection processes: 472 candidates enrolled in the selections that took place in the quadrennium 2017-2020 (average of 118 per year), being 242 for the Doctorate course and 230 for the Master's course. In the same period, 91 doctoral places were offered (competition of 2.65 per place) and 85 places for the Master's degree (competition of 2.70 per place); 2) High uptake of postgraduate scholarships granted by the development agencies (FACEPE, CAPES and CNPq); 3) Improvement in the quality of publications, especially those linked to students and alumni of the program; 4) Expansion of internationalization actions, as measured by the increase in international collaborations and contributions; 5) Expansion of the number of projects developed in collaboration with consolidated research groups in several states; 6) Acting as an important nucleating agent through the insertion of its alumni in teaching and research institutions in different states of Brazil, mainly in the Northeast region.

The Program has also invested in the inseparability of Research-Teaching-Extension to expand the training of its students, with workshops in public schools in Recife and several cities in the interior of Pernambuco, in which students participate in transmitting the knowledge produced to the population, as well as listening and recording popular knowledge so that they can be scientifically investigated. Still, PPGCB professors and students have been engaged in actions and projects for scientific dissemination and popularization of science.

The PPGCB has also sought to include in its disciplines and dissertation and thesis projects the concepts linked to the UN Sustainable Development Goals (SDGs) of the "Agenda 2030" established by the United Nations General Assembly. PPGCB student dissertations and theses are directly associated with some of the SDGs, for example: 2 (ending hunger, achieving food security and improving nutrition and promoting sustainable agriculture), 3 (ensuring a healthy life and promoting good -state for all, at all ages), 6 (ensure the availability and sustainable management of water and sanitation for all), 8 (promote sustained, inclusive and sustainable economic growth, full and productive employment and decent work for all), 12 (ensure sustainable production and consumption patterns), 14 (conservation and sustainable use of the oceans, seas and marine resources for sustainable development), 15 (protect, recover and promote the sustainable use of terrestrial ecosystems, manage in forests, combat desertification, halt and reverse land degradation and halt biodiversity loss). These dissertations and theses have had as objectives: development of new types of healthier and low-cost production food using natural products, biodiversity and local means of production; development of techniques for preserving and extending the shelf life of foods using natural products; development of new drugs, of synthetic or natural origin, as well as new formulations, for the treatment of several types of diseases, such as cancer and Neglected Tropical Diseases group (ex. chikungunya, dengue, schistosomiasis, leishmaniasis, Chagas disease, Zika); evaluation of chemical and microbial contamination in water bodies, as well as suggestion of new water and effluent treatment strategies; development of techniques and products by stimulation and valorization of local productive arrangements and local biodiversity as a sustainable source of incomes; knowledge of biology, with a focus on biomolecules, marine and freshwater species, as well as development of techniques for sustainable breeding and cultivation; between others. In addition, PPGCB actions have focused on SDGs 4 (ensuring inclusive and equitable and quality education, and promoting lifelong learning opportunities for all) and 5 (achieving gender equality and empowering all women and girls).

 

El Programa de Posgrado en Ciencias Biológicas (PPGCB) de la Universidad Federal de Pernambuco fue creado en 1994, inicialmente solo a nivel de Doctorado, con el objetivo de atender una gran demanda de estudiantes de varios estados de la Región Nordeste que buscaban complementar su formación académica y técnico-científica en el ámbito de las Ciencias Biológicas y áreas afines. En 2004 se crea el curso de Maestría, iniciativa que contribuyó en gran medida a la consolidación definitiva del PPGCB como referencia regional en la formación de recursos humanos altamente cualificados en las áreas de concentración y líneas de investigación del programa. El PPGCB ha mantenido, desde su génesis, el foco en la formación multidisciplinar de sus egresados, objetivo que se ha logrado gracias a la disponibilidad de una diversa gama de asignaturas obligatorias y optativas y un entorno académico propicio para el desarrollo de investigaciones y innovaciones interdisciplinares, contextualizadas con los desafíos exigidos al crecimiento económico de la Región Nordeste comprobados en las últimas décadas.

El PPGCB tiene como objetivo proporcionar una formación científica y técnica avanzada en las áreas de Biología Celular, Biología Molecular, Biotecnología, Farmacología, Fisiología, Microbiología, Química Medicinal y otras áreas afines, llevando a sus participantes a obtener títulos de Maestría o Doctorado. Los objetivos del PPGCB son: a) Formar investigadores independientes e innovadores, capaces de formular, planificar y desarrollar proyectos de investigación orientados al desarrollo de nuevas tecnologías y productos relacionados con las Ciencias Biológicas y áreas afines, mediante la potenciación de los conocimientos y competencias técnicos y científicos; b) contribuir a la generación de conocimiento a través de estudios e investigaciones avanzados en los campos teóricos y aplicados de las Ciencias Biológicas y áreas afines; c) consolidarse como referencia y protagonista del desarrollo científico en el Nordeste y en Brasil.

El PPGCB ha contribuido mucho con su espíritu pionero en la difusión del conocimiento sobre temas directamente vinculados a las Ciencias Biológicas. Actualmente, es uno de los dos programas en el área de "Ciencias Biológicas I" y de la Región Nordeste con un puntaje de 5 en la evaluación cuatrienal CAPES 2013-2016 (junto con el Programa de Posgrado en Bioinformática de la UFRN). La evolución cualitativa del PPGCB en los últimos años se puede evidenciar a través de los siguientes aspectos: 1) Número expresivo de estudiantes que buscan ingresar al programa a través de procesos de selección regulares: 472 candidatos inscritos en las selecciones que se realizaron en el cuatrienio 2017-2020 (promedio de 118 por año), 242 para el curso de Doctorado y 230 para el Máster. En el mismo período se ofertaron 91 plazas de doctorado (concurso de 2,65 por plaza) y 85 plazas para el Máster (concurso de 2,70 por plaza); 2) Alta captación de becas de posgrado otorgadas por las distintas agencias de desarrollo (FACEPE, CAPES y CNPq); 3) Mejora de la calidad de las publicaciones, especialmente las vinculadas a estudiantes y egresados del programa; 4) Expansión de las acciones de internacionalización, medida por el aumento de colaboraciones y contribuciones internacionales; 5) Ampliación del número de proyectos desarrollados en colaboración con grupos de investigación consolidados en varios estados; 6) Actuación como un importante agente nucleador a través de la inserción de sus egresados en instituciones de docencia e investigación en diferentes estados de Brasil, principalmente en la región Nordeste.

El Programa también ha invertido en la inseparabilidad de Investigación-Docencia-Extensión para ampliar la formación de sus estudiantes, con talleres en escuelas públicas de Recife y varias ciudades del interior de Pernambuco, en los que los estudiantes participan en la transmisión del conocimiento producido a la población, así como escuchar y registrar los conocimientos populares para que puedan ser investigados científicamente. Aún así, profesores y estudiantes del PPGCB se han involucrado en acciones y proyectos de divulgación científica y popularización de la ciencia.

El PPGCB también ha buscado incluir en sus disciplinas y proyectos de disertación y tesis los conceptos vinculados a los Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS) de la Agenda 2030 establecidos por la Asamblea General de las Naciones Unidas. Las disertaciones y tesis de los estudiantes de PPGCB están directamente asociadas con algunos de los ODS, por ejemplo: 2 (poner fin al hambre, lograr la seguridad alimentaria y mejorar la nutrición y promover la agricultura sostenible), 3 (garantizar una vida saludable y promover el buen estado para todos, en absoluto edades), 6 (garantizar la disponibilidad y la gestión sostenible del agua y el saneamiento para todos), 8 (promover el crecimiento económico sostenido, inclusivo y sostenible, el empleo pleno y productivo y el trabajo decente para todos), 12 (garantizar patrones de producción y consumo sostenibles) , 14 (conservación y uso sostenible de los océanos, mares y recursos marinos para el desarrollo sostenible), 15 (proteger, recuperar y promover el uso sostenible de los ecosistemas terrestres, gestionar los bosques, combatir la desertificación, detener y revertir la degradación de la tierra y detener la biodiversidad pérdida). Estas disertaciones y tesis han tenido como objetivos: desarrollo de nuevos tipos de alimentos más saludables y de bajo costo de producción utilizando productos naturales, biodiversidad y medios de producción locales; desarrollo de técnicas para conservar y prolongar la vida útil de los alimentos utilizando productos naturales; desarrollo de nuevos fármacos, de origen sintético o natural, así como nuevas formulaciones, para el tratamiento de varios tipos de enfermedades, como el cáncer y enfermedades del grupo de las Enfermedades Tropicales Desatendidas (ej. chikungunya, dengue, esquistosomiasis, leishmaniasis, enfermedad de Chagas, Zika); evaluación de la contaminación química y microbiana en cuerpos de agua, así como sugerencia de nuevas estrategias de tratamiento de aguas y efluentes; el desarrollo de técnicas y productos que estimulan la valorización de los arreglos productivos locales y la biodiversidad local como fuente sostenible de renta; conocimiento de la Biología, con un enfoque en biomoléculas, especies marinas y de agua dulce, así como el desarrollo de técnicas para la reproducción y el cultivo sostenibles; entre otros. Además, las acciones del PPGCB se han centrado en los ODS 4 (garantizar una educación inclusiva, equitativa y de calidad, y promover oportunidades de aprendizaje permanente para todos) y 5 (lograr la igualdad de género y empoderar a todas las mujeres y niñas).