Eventos Anteriores Eventos Anteriores
30 e 31 maio 2019 | IV Simpósio brasileiro de Psicologia de Educação Matemática
Eventos Anteriores
22/10/2018 | XI Seminário do Núcleo de Pesquisa em Psicologia da Educação Matemática: Formas de raciocinar e formas de conceber a Matemática
Pensamento algébrico em crianças
Dra Sandra Magina | UESC | REPARE
Concepções de crianças sobre Matemática
Dra. Candy Marques Laurendon | UFPE | NUPPEM
A teoria dos Campos conceituais como instrumento de pesquisa com crianças
Dr. João Alberto Silva | FURG
17/10/2017 | X Seminário do Núcleo de Pesquisa em Psicologia da Educação Matemática: Desafios da Educação Matemática: ampliando as possibilidades de inclusão
Desafios da prática inclusiva na escola | Dra. Silvia Fernandes de Medeiros Maciel | UESC
Ansiedade à Matemática | Dr. João dos Santos Carmo | UFSCar
Educação Matemática e surdez | Dra. Beatriz Vagas Dorneles | UFRGS
21/09/2016 | IX Seminário do Núcleo de Pesquisa em Psicologia da Educação Matemática: Número versus quantidade: um desafio para a Educação Matemática
Dra. Analúcia Dias Schliemann | Tufts University, USA
Dr. David William Carraher | Technical Education Research Center - TERC
27/11/2015 VIII Seminário do Núcleo de Pesquisa em Psicologia da Educação Matemática: Observatório da Educação: uma experiência de formação desenvolvida em Recife
Perfil de professores que ensinam matemática nos anos iniciais: reflexões e desafios
Dra. Claudia Roberta Araújo Gomes | UFRPE | LAPPEM
Dr. Ernani Martins dos Santos | UPE | NUPPEM
Análise dos livros didáticos do Ciclo de Alfabetização: a introdução das estruturas multiplicativas
Dra. Juliana Ferreira Gomes da Silva | UFPE | NUPPEM
A concepção de problemas matemáticos de professores dos anos iniciais
Dra. Alina Galvão Spinillo | UFPE | NUPPEM
A formação de professores dos anos iniciais sobre as estruturas multiplicativas
Dra. Sintria Labres Lautert | UFPE | NUPPEM
09/10/2014 | VII Seminário do Núcleo de Pesquisa em Psicologia da Educação Matemática: Situações de ensino e aprendizagem
Das tabuletas aos tablets: tecnologia e aprendizagem da Matemática
Dr. José Aires Castro Filho | UFC
O raciocínio de crianças ao resolver problemas de estrutura multiplicativa: limites, possibilidades e implicações educacionais
Dra. Alina Galvão Spinillo | UFPE | NUPPEM
Formação colaborativa e estruturas aditivas: uma pesquisa de sucesso
Dra. Eurivalda R. dos Santos Santana | UESC
Professor reflexivo e estruturas multiplicativas: laços possíveis em uma pesquisa em andamento
Dr. Alex Andrade Alves | UESC
03/12/2013 | VI Seminário do Núcleo de Pesquisa em Psicologia da Educação Matemática: Conhecimento matemático em diferentes contextos sociais
Videogames e a aprendizagem de conteúdos específicos | Dr. Luciano Meira | UFPE | NUPPEM
Jogos de linguagem matemáticos em diferentes contextos sociais | Dra. Gelsa Knijnik | UNISINOS
Práticas discursivas e pesquisa nas aulas de matemática da educação de pessoas jovens e adultas | Dra. Maria da Conceição Fonseca | UFMG
12/12/2012 | V Seminário do Núcleo de Pesquisa em Psicologia da Educação Matemática: A resolução de problemas matemáticos: desafios e perspectivas
A resolução de problemas com operações sucessivas e inversas | Dra. Alina Spinillo | UFPE | NUPPEM
A resolução de problemas de produto cartesiano | Doutoranda Juliana Ferreira Gomes | UFPE | NUPPEM
A resolução de problemas por crianças surdas no contexto escolar | Dra. Síntria Lautert | UFPE | NUPPEM
Linguagem e resolução de problemas em contextos de confecção de patchwork | Dr. Ernani Martins dos Santos | UPE | NUPPEM
02/12/2011| IV Seminário do Núcleo de Pesquisa em Psicologia da Educação Matemática: A pesquisa em Psicologia Cognitiva e suas implicações para a Educação Matemática
A pesquisa em Psicologia Cognitiva e suas implicações para a Educação Matemática | Dra. Alina Galvão Spinillo | UFPE
A formação de professores que ensinam matemática: aspectos psicológicos e didáticos envolvidos na gestão da sala de aula | Dra. Cláudia Roberta Araújo Gomes | UFRPE | LAPPEM
A fim de estudar função afim: uma modelação bem sucedida | Dra. Sandra Magina| PUC/SP | REPARE
O desenvolvimento do raciocínio combinatório a partir de árvores de possibilidades construídas com recurso tecnológico: o caso de Karine e Vitória | Dra. Rute Elizabete S. Rosa Borba | UFPE | EDUMATEC
07/12/2010 | III Seminário do Núcleo de Pesquisa em Psicologia da Educação Matemática: Novas Tecnologias e a Educação Matemática
Desenvolvimento de conceitos algébricos com suporte de objetos educacionais digitais | Dr. José Aires de Castro Filho | UFC/ Virtual
Aspectos de interação humano computador na aprendizagem de estruturas aditivas: Estudo de caso sobre scaffolding em interfaces educativas |Dr. Alex Sandro Gomes | UFPE/ CIn
Atividade e aprendizagem da matemática na EAD |Dr. Frank Belemain| UFPE| EDUMATEC
Cultura digital e educação matemática 2.0 na escola |Dr. Luciano Meira | UFPE| NUPPEM
15/12/2009 | II Seminário do Núcleo de Pesquisa em Psicologia da Educação Matemática: Psicologia da Educação Matemática: Questões de ensino
Sentido numérico como objetivo da educação matemática | Dra. Alina Galvão Spinillo | UFPE |NUPPEM
Formas de intervenção na superação de dificuldades com a divisão | Dra. Sintria Labres Lautert | UFPE |NUPPEM
Contrato Didático: interface entre a Psicologia e a Didática da Matemática | Dra. Anna Paula de Avelar Brito Menezes | UFRPE |LAPPEM
Uma visão da abordagem de ensino da matemática por meio da análise de livros didáticos | Dra. Verônica Gitirana Gomes Ferreira | UFPE |EDUMATEC
12/12/2008 | I Seminário do Núcleo de Pesquisa em Psicologia da Educação Matemática: Linguagem, afetividade e metacognição na aprendizagem da matemática
Questões da linguagem no ensino e aprendizagem da matemática | Dr. Luciano Meira | UFPE |NUPPEM
O que nos ‘conta’ esse professor de matemática ? Afetividade e subjetividade na ação docente | Dra. Cláudia Roberta Araújo Gomes | UFRPE | LAPPEM
Metacognição e aprendizagem da matemática na sala de aula | Dra. Alina Galvão Spinillo | UFPE | NUPPEM
28/05/2012 - Dra. Izabel Hazin | UFRN | Diálogos entre a neurocência e a educação matemática ampliando possibilidades de inclusão
21/05/2012 - Dra. Maria Tereza Carneiro Soares | UFPR | A análise da produção de alunos em itens sobre incerteza na prova de matemática do PISA
01/07/2011 - Dr. Paulus Gerdes | Gênero, Criatividade e Cultura: Exemplo do desenvolvimento de idéias matemáticas na fabricação de traçados em Moçambique
30/06/2011 - Dr. Alan Schoenfeld | Universidade da Califórnia - Berkeley | How we think
30/05/2011 - Dra. Lúcia Araújo | UFRPE | Metacognição ou automatismo: O que acontece quando o contrato é rompido? Confluências entre a Didática e a Psicologia na resolução de problemas algébricos
27/05/2011 - Dra. Sandra Magina | PUC/SP | Como agem os alunos dos anos iniciais de escolarização frente a problemas de proporção simples?
23/05/2011 - Dr. Marcelo Bairral | UFRRJ | Aprendizagem da matemática em cenários mediados pelas tecnologias da informação e comunicação
24/05/2010 – Dra. Gilda Guimarães | UFPE | Compreensão de média de crianças e professores dos anos iniciais de escolarização
31/05/2010 - Dr. Alexandro Gomes | UFPE | Aplicação da teoria dos campos conceituais na avaliação e no design de interfaces educativas
29/03/2010 - Dra. Sandra Magina | PUC/SP | Um olhar sobre o desempenho de estudantes das séries iniciais do ensino fundamental em problemas de divisão
06/08/2009 - Dr. Gérard Vergnaud | Centre National de laResercheScientifique | La compréhension desconcepts mathématiques
08/05/2009 - Dra. Claude Comiti | Université Joseph Fourier, GrenobleI | O problema do professor na Teoria Antropológica do Didático
04/05/2009 - Dra. Paula Baltar | UFPE | Interfaces entre a psicologia da educação matemática e a didática da matemática sobre o ensino e a aprendizagem de grandezas e medidas
17/04/2009 - Dra. Isabel Hazin | UFRN | “O cérebro matemático”
13/04/2009 - Dra. Nadja Acioly-Regnier | Universidade de Lyon | Dos instrumentos técnicos aos instrumentos psicológicos: muletas intelectuais ou potencializadores da conceptualização matemática?
06/04/2009 - Dr. Jorge Tarcísio da Rocha Falcão | UFRN | Gérard Vergnaud em diálogo com a Psicologia Contemporânea
19/02/2009 - Dra. Sandra Magina | PUC/SP | Frações aos olhos de alunos e professores: suas concepções e suas formas de resolver problemas
09/06/2008 - Dra. Leila Jacob de Vasconcelos | Escola Pernambucana de Saúde FBV-IMIP | Neuropsicologia da Atividade matemática
02/06/2008 – Dra. Monica Lins Lessa | UFRPE | A construção de significados em álgebra com base em uma seqüência de ensino: um olhar para a sala de aula
19/05/2008 - Dra. Cláudia Roberta Araújo Gomes | UFRPE | Cognição e afetividade, subjetividade: analisando a construção de significados na aula de matemática
14/05/2008 - Dr. Jorge Tarcísio da Rocha Falcão | UFRN | Dez mitos acerca da aprendizagem de competências cognitivas em matemática e ciências
08/05/2008 - Dr. Jeff Evans | Middlesex University - Londres | Matemática e cultura popular
10/12/2007 - Dra. Cristina Frade | UFMG | Reconceptualizando a noção de “transferência” sob o ponto de vista de um referencial situado
03/12/2007 - Dra. Terezinha Nunes | Oxford Brookes University | O papel do raciocínio lógico na aprendizagem da matemática
28/08/2007 - Dr. José Aires de Castro Filho | UFCE | Objetos de aprendizagem e o desenvolvimento de conceitos matemáticos e científicos
19/05/2006 - Dr. Alan J. Bishop | Monash University- Australia | Culture and affect in mathematics education/ Cultural conflicts and acculturation
23/05/2006 - Dr. Alan J. Bishop | Monash University - Australia | Culture and numeracies
09/05/2006 - Dra. Analúcia Schliemann | Tufts University - EUA | Conversando com a autora
Informes Informes
OUTROS EVENTOS
26 a 29/06/2012 | Fortaleza
III SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | SIPEMAT
http://ocs.virtual.ufc.br/index.php/sipemat/sipemat2012
06 a 9/06/2012 | Belo Horizonte
XIV SIMPÓSIO ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA | ANPEPP
http://xivsimposioanpepp2012.com.br/