No setor de Óleo e Gás, o GRVM desenvolve soluções com foco em operações off-shore. Os projetos do LCCV-GRVM atuam desde o planejamento à preparação, execução e análise das operações off-shore.
Atualmente seis projetos estão sendo conduzidos em parceria com a Petrobrás e a Saputa Navegações Marítimas.
Diana
O projeto Diana monitora o posicionamento de dutos flexíveis no equipamento conhecido como tencionador. O objetivo é monitorar a passagem do duto pelo tencionador afim de evitar danos na capa externa do duto. O projeto utiliza-se de sensores como ultrassons, câmeras e laser.
ICED
O projeto ICED visa a inspeção da capa externa de dutos flexíveis com o intuito de identificar danos no equipamento e minimizar riscos de acidentes durante as operações. Inspeções de duto são necessárias tanto no ambiente áreo como no ambiente submarino.
Tritons
O software Tritons auxilia na análise de elementos finitos para instalação em dutos flexíveis durante operações offshore. O software é capaz de otimizar configurações de flutuadores de acordo com as características da operação submarina. A versão de release está sendo utilizada pela instaladora Sapura, auxiliando os engenheiros na análise e planejamento de operações.
Medição 3D
O software utiliza-se de um par de câmeras estéreo para realizar medições tridimensionais da distância entre equipamentos no ambiente submarino.
Acoplador Virtual
O projeto Acoplador Virtual atua no monitoramento de instalações de equipamentos submarinos, permitindo estimar a posição relativa entre os equipamentos usando técnicas de visão computacional.
SOIS
O software SOIS permite o monitoramento em tempo real de dutos flexíveis durante operações offshore. O software realiza a reconstrução 3D do duto através de técnicas de visão computacional, então, através da simulação física do modelo reconstruído torna-se possível avaliar as propriedades físicas do duto.