Sobre o LFV Sobre o LFV

O Laboratório de Fisiologia Vegetal (LFV) é constituído pelos docentes Mauro Guida dos Santos e Marciel Teixeira de Oliveira, vinculados ao Departamento de Botânica da Universidade Federal de Pernambuco. Os docentes atuam em atividades de ensino nos cursos de graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas, Bacharelado em Ciências Biológicas – Ciências Ambientais e Licenciatura em Ciências Biológicas. Ambos fazem parte do quadro permanente do Programa de Pós-graduação em Biologia Vegetal (PPGBV) e fazem parte do grupo de pesquisa Ecofisiologia de Plantas na Região Semiárida, atuando nas linhas de pesquisa: Ecofisiologia vegetal e anatomia ecológica, Ecofisiologia de plantas de interesse econômico da região nordeste e Ecofisiologia das plantas sob estresses ambientais; além de atuarem em atividades de extensão.

     As pesquisas desenvolvidas abrangem estudos do funcionamento dos mecanismos ecofisiológicos em espécies vegetais em resposta a fatores bióticos e abióticos. O grupo tem um foco especial em toda hidráulica da planta, tolerância à seca, e as respostas de espécies às mudanças climáticas em curso. O grupo também demonstra muito interessa em aplicações de suas pesquisas para a conservação de florestas e espécies vegetais.

  

Missão

A principal missão do Laboratório de Fisiologia Vegetal da UFPE é promover o ensino e pesquisa. Dessa forma, busca-se gerar e disseminar o conhecimento a partir de projetos relacionados às respostas das plantas às variáveis ambientais da região semiárida brasileira. Para que isso ocorra com êxito, durante todo o tempo priorizamos a capacitação e formação de futuros líderes nessa área do conhecimento.

   

Visão

Ser referência na formação de recursos humanos em fisiologia vegetal de plantas do semiárido, na geração de conhecimento qualificado e na interação com a sociedade.

  

Valores

  •  Aperfeiçoamento pedagógico;
  • Ética e responsabilidade social;
  • Excelência acadêmica;
  • Inovação científica e tecnológica;
  • Integração entre ensino, pesquisa e extensão;
  • Interdisciplinaridade;
  • Internacionalização;
  • Foco nas pessoas e respeito às diferenças.