Sobre Sobre

 
HISTÓRIA

Como parte integrante do Projeto de Interiorização da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), foi criado, em Julho de 2005, o Centro Acadêmico do Agreste (CAA). Visando suprir a demanda por profissionais qualificados para atender às necessidades da região do Agreste, foi inaugurado, em 2009, o curso de graduação em Engenharia de Produção, vinculado ao Núcleo de Tecnologia, localizado na cidade de Caruaru/PE.

Reconhecimento do curso:

  • Autorização de funcionamento do Curso: Portaria nº 137, de 27/07/2012.
  • Publicação no Diário Oficial da União em 30/07/2012

 

OBJETIVOS DO CURSO

O principal objetivo do curso de Engenharia de Produção, no âmbito da UFPE, do CAA, é formar profissionais cujas competências e habilidades possibilitem a identificação, formulação e solução problemas relacionados às atividades de planejamento, operação e controle de sistemas de produção de bens e/ou serviços, levando em consideração os aspectos humanos, econômicos, sociais e ambientais, com visão ética e humanística de forma a atender às demandas da sociedade. Para o alcance deste objetivo se faz necessária uma articulação entre ensino, pesquisa e extensão, objetivando a formação de profissionais flexíveis, em virtude das rápidas transformações sociais e tecnológicas no mercado de trabalho. Portanto, pode-se destacar como objetivos específicos do curso de graduação em Engenharia de Produção do CAA:

  • Colaborar no desenvolvimento científico e tecnológico da Engenharia de Produção.
  • Contribuir para a formação de recursos humanos em Engenharia de Produção, atendendo às necessidades da região.
  • Prover profissionais com uma visão sistêmica de operações produtivas.
  • Preparar o aluno para pesquisar, analisar, diagnosticar e elaborar soluções e projetos para problemas complexos e específicos de Engenharia de Produção.
  • Prover profissionais capazes de planejar e executar atividades de implantação e melhoria dos sistemas produtivos.
  • Colaborar para o desenvolvimento da capacidade empreendedora (inclusive internamente às empresas), considerando as especificidades regionais, por meio da avaliação, planejamento e implantação de novos negócios e investimentos.
  • Fomentar o desenvolvimento de projetos de pesquisas com a participação de discentes do curso, de forma a formar recursos à Pós-Graduação e integrar mais a Universidade ao mercado de trabalho.