- UFPE/
- Institucional/
- Campi / Centros Acadêmicos/
- Campus Recife/
- Centro de Ciências da Saúde (CCS)/
- Informes do CCS/
- UFPE abre inscrições para participantes ouvintes voluntários na disciplina “Educação Física e diversidade étnico-racial”
Centro de Ciências da Saúde (CCS)
- Departamento de Ciências Farmacêuticas
- Departamento de Educação Física
- Departamento de Enfermagem
- Departamento de Fisioterapia
- Departamento de Fonoaudiologia
- Departamento de Nutrição
- Departamento de Terapia Ocupacional
- Departamento de Clínica e Odontologia Preventiva
- Departamento de Prótese e Cirurgia Buco-Facial
- NATI - Núcleos de Apoio à Tecnologia da Informação (CCS)
- Comissão de Biossegurança - ComBIO
- Rede SUS Escola
- Coordenação de Infraestrutura, Finanças e Compras
- Residências em Saúde
- Coordenação Setorial de Extensão
- Programas de Pós Graduação
- NEAP
- Biblioteca CCS
- SIS - Serviço Integrado de Saúde
UFPE abre inscrições para participantes ouvintes voluntários na disciplina “Educação Física e diversidade étnico-racial”
Disciplina será oferecida ocorrerão presencialmente todas as segundas-feiras, das 13h30 às 16h
A UFPE abriu inscrições para participantes ouvintes voluntários na disciplina “Educação Física e diversidade étnico-racial na escola”, oferecida pelo curso de licenciatura em Educação Física durante o semestre letivo de 2024.2. As aulas, voltadas para todas as áreas do conhecimento e para a formação de professores, estudantes, lideranças étnico-comunitárias e outros interessados na temática, ocorrerão presencialmente todas as segundas-feiras, das 13h30 às 16h, no Departamento de Educação Física (DEF). A disciplina busca aprofundar o debate e as práticas voltadas ao fortalecimento das relações étnico-raciais e à luta contra as desigualdades sócio-político-educacionais.
Com foco em proporcionar uma experiência educacional inclusiva e transformadora, a disciplina é realizada por meio de diversas atividades como palestras, oficinas temáticas, rodas de diálogo e vivências culturais, além de promover excursões e aulas de campo em territórios institucionais, ancestrais e comunitários.
O objetivo é oferecer um ambiente de aprendizado que valorize a corporeidade e a cultura como expressões fundamentais para o ensino, com temas que abordam questões da cultura afro-brasileira, indígena, cigana, deficiência, gênero, e quilombo, e que explorem a educação antirracista em múltiplas dimensões. A proposta é estimular reflexões profundas e práticas pedagógicas inclusivas que envolvem esporte, dança, lutas, jogos e lazer, visando sempre a inclusão e a diversidade.
Além disso, a disciplina visa mobilizar e articular parcerias com instituições, grupos étnicos e sociais, reforçando o intercâmbio de saberes entre diferentes culturas e promovendo uma educação comprometida com os direitos humanos e sociais. Ao final do curso, os ouvintes voluntários receberão uma declaração oficial com a carga horária cursada.
Os interessados devem se inscrever através do formulário disponibilizado pela UFPE, que pode ser acessado, até o preenchimento das vagas.