Voltar

Seminário de óptica da próxima terça-feira, 20 de novembro

O Seminário de Óptica da próxima terça-feira, 20 de novembro será apresentado pela Dra. Jessica Bautista (Pós-Doutoranda no Departamento de Física/UFPE).

O Seminário de Óptica da próxima terça-feira, 20 de novembro (14 horas, no Auditório do Departamento de Física/UFPE) será apresentado pela Dra. Jessica Bautista (Pós-Doutoranda no Departamento de Física/UFPE).
 

Título: Absorção não linear de fosfoteluretos e metamateriais, assim como caracterização de nanocristais individuais

 

Resumo: No presente seminário será apresentado um estudo da absorção óptica não linear de vidros fosfoteluretos e de um metamaterial (composto por fios de prata ligados a uma membrana de alumina) através da técnica de “optical limiting”. Os coeficientes de absorção não lineares foram estimados a partir dos dados experimentais com ajuda de uma equação que considera a intensidade local dentro do material em análise.

Além do estudo anterior, também será apresentada a caracterização de nanocristaisindividuais de beta borato de bário em formato de agulhas (aproximadamente 100nm de comprimento e 100 nm2 de seção reta aproximadamente) por meio da técnica de microscopia de segundo harmônico (SH). O sinal de SH gerado pelo material, além de ser sensível à intensidade do feixe incidente, também é sensível à sua polarização. Devido a este último comportamento, podemos identificar a orientação do nanocristal com relação à polarização do feixe incidente.