Agenda de defesas Agenda de defesas

Voltar

Dissertação sobre participação do espectador em programas televisivos é defendida nesta quinta-feira (14)

Defesa acontece às 9h no Programa de Pós-Graduação em Comunicação

Intitulada “Vem com a gente na hashtag’: por um modelo da participação do espectador em programas televisivos sobre futebol”, a dissertação de Pedro Paula de Oliveira Vasconcelos, que propõe um modelo capaz de explicar como as emissoras articulam esse tipo de procedimento de interação entre o telespectador e o programa de TV, será defendida nesta quinta-feira (14), a partir das 9h, no Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM), localizado no CAC. 

A banca avaliadora será composta pelos professores Yvana Carla Fechine de Brito (DCom/UFPE), que também é orientadora da dissertação; Isaltina Maria de Azevedo Mello Gomes (DCom/UFPE); e Paolo Demuru (Universidade Paulista).

Resumo

Este trabalho analisa a participação do espectador em programas televisivos diretos, ou seja, transmitidos ao vivo. No atual cenário de mídia, diversas atrações vêm incentivando o público a produzir conteúdos (mensagens de texto, fotos ou vídeos) e a enviá-los pela internet, o que permite uma colaboração sincrônica e intensa. Para investigar o fenômeno, optamos pelo segmento esportivo, particularmente as atrações sobre futebol da TV fechada, em que a prática se mostra frequente. Durante os meses de março e abril de 2018, observamos 32 produtos distintos, a partir dos quais foi possível identificar um modo geral de funcionamento da participação, apresentado aqui na forma de um modelo. Esse esquema revela que os mecanismos de engajamento se organizam, dentro dos programas, em um percurso lógico de cinco etapas: convocação; anúncio de canais; comunicação de regras procedimentais; atuação do público; e uso de conteúdos. Ao mesmo tempo, procuramos discutir o papel do telespectador dentro do arranjo colaborativo. A base teórico-metodológica da pesquisa é a semiótica de linha francesa (ou semiótica discursiva), desenvolvida por Algirdas J. Greimas. Em seus desdobramentos atuais, especialmente com os estudos de Eric Landowski, a disciplina tem se aproximado do cotidiano, contribuindo para o exame de objetos midiáticos.

Data da última modificação: 12/02/2019, 15:31