Sobre a Unidade Setorial de Acessibilidade Sobre a Unidade Setorial de Acessibilidade

 

As atividades do Núcleo de Acessibilidade (NACE) da UFPE e suas Unidades Setoriais foram regulamentadas pela Portaria Normativa 04/2016. Esta portaria instituiu o Núcleo de Acessibilidade como unidade vinculada ao Gabinete do Reitor.

O NACE é regido pela Portaria Normativa 40/2020, que aprovou a nova estrutura regimental do Gabinete do Reitor. Com isso o NACE também passa a contar com nova estrutura organizacional que visa a otimização dos serviços ofertados aos seus usuários.

A Unidade Setorial de Acessibilidade do Centro Acadêmico de Vitória da Universidade Federal de Pernambuco está vinculada  ao Núcleo de Acessibilidade da Universidade Federal de Pernambuco. Tem por finalidade apoiar e promover a acessibilidade aos estudantes e servidores com  deficiência, mobilidade reduzida, transtorno funcional específico da aprendizagem, transtorno global do  desenvolvimento e/ou altas habilidades/superdotação, com deficiência nas áreas auditiva, visual, física, intelectual ou múltipla; com transtorno do espectro autista (TEA); com altas habilidades/superdotação; com transtorno específico da aprendizagem: dislexia, discalculia, disortografia, disgrafia e transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e com mobilidade reduzida, de acordo com a Resolução nº 11/2019 na qual dispõe sobre o atendimento em acessibilidade e inclusão educacional na   Universidade Federal de Pernambuco.

 

A Unidade Setorial de Acessibilidade tem como objetivo:

  1. Atuar em consonância com as diretrizes emanadas do NACE/UFPE;
  2. Promover a inclusão, a permanência e o acompanhamento de pessoas com deficiência e necessidades específicas, nos diversos níveis de ensino oferecidos por este Centro;
  3. Articular-se intersetorialmente frente às diferentes ações já executadas a nível Central;
  4. Promover novas ações voltadas às questões de acessibilidade e inclusão educacional, nos eixos da infraestrutura, comunicação e informação, ensino, pesquisa, inovação, extensão e cultura;
  5. Oferecer Atendimento Educacional Especializado (AEE), a partir de uma equipe multidisciplinar, voltado para seu público-alvo;
  6. Constituir parcerias com entidades governamentais e sociedade civil organizada, cujos objetivos tenham relações diretas com as suas finalidades;
  7. Colaborar na formulação das propostas de ações estratégicas na área da inclusão educacional e acessibilidade