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O Programa O Programa
Perfil do Programa:
- Programa de Pós-Graduação em Administração - PROPAD
Grupos de Estudo e Laboratórios do Programa:
- LCI/UFPE - Laboratório de Criatividade e Inovação
- GIPES/UFPE - Grupo Interdisciplinar de Pesquisas e Estudos em Sustentabilidade
- AKAFans/UFPE - Research Collective on Fanhood, Social Media and Consumer Politics
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Formar quadros profissionais altamente qualificados, com alto grau de conhecimento teórico e metodológico;
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Preparar mestres e doutores para o exercício de funções acadêmicas (ensino e pesquisa), administrativas e de gestão em organizações públicas, privadas e do terceiro setor;
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Produzir impacto local, por meio de representatividade e relevância nacional, de forma alinhada a padrões internacionais de excelência acadêmica.
O Programa de Pós-Graduação em Administração da UFPE foi criado em 1995, como Curso de Mestrado em Administração (CMA). Em 2000 foi aprovado o Doutorado, inicialmente com seleção bienal, passando à seleção anual a partir de 2006. A recepção de pesquisadores em pós-doutorado, por sua vez, teve início em 2008.
O CMA teve início com uma proposta arrojada e inovadora à época, pois apresentava algumas características diferentes em relação à maioria de outros cursos de mestrado existentes, a mais marcante delas era que se voltava principalmente para a formação acadêmica de profissionais do mercado. Nas primeiras turmas, a maioria dos mestrandos eram gerentes, empresários, consultores ou profissionais vinculados ao serviço público. Nesses primeiros anos a vocação era local e estava explícita, sobretudo na orientação das dissertações, que, por sua vez, eram necessariamente vinculadas a alguma organização.
Essa característica, que no futuro seria marcante na definição de mestrados profissionais, começou a mudar em 1998, com a entrada de novos docentes permanentes no programa e com o intuito – já claramente estabelecido no início do funcionamento do mestrado – de se abrir o doutorado, fazendo com que se delineasse, desde então, um perfil claramente acadêmico. Nesse processo, foi fundamental a inserção de docentes do programa no cenário nacional de articulação da área, claramente em estágio de desenvolvimento, bem como a qualidade das dissertações e dos artigos publicados. Assim, o programa reuniu as condições e expertises necessárias à apresentação de um projeto de doutorado, cuja APCN foi aprovada em 2000, com a primeira turma implantada no ano seguinte.
Com a abertura do doutorado, o programa – agora renomeado em definitivo para PROPAD –, buscou consolidar sua excelência acadêmica. Um crescimento quantitativo e qualitativo exponencial de publicações foi verificado, assim como uma inserção crescente de docentes do programa na articulação do campo, com representações na Capes, CNPq e ANPAD, dentre outros. Destaca-se uma política institucional – com fundamental apoio do Departamento de Ciências Administrativas – de apoio à participação ampla de docentes, discentes e egressos em encontros científicos nacionais e internacionais, com destaque para o encontro da ANPAD e seus então recém-lançados encontros divisionais, em um momento em que essa era a maior vitrine da produção intelectual no campo. Vale também mencionar o lançamento do periódico Gestão.Org, como veículo de divulgação científica e de visibilidade do programa. Como resultado, o programa foi promovido a nível 5 na Avaliação Trienal 2001-2003, permanecendo nesse estrato no ciclo subsequente (2004-2006).
Com a abertura do doutorado, o PROPAD havia se tornado uma referência regional, atraindo inúmeros discentes de estados vizinhos. À época, o programa era um dos dois únicos PPGs em Administração do Nordeste avaliado pela Capes em nível 5, sendo o outro o da UFBA, com perfil mais voltado à área pública e distante de Recife mais de 800 Km. Com isso, o programa definiu que um papel de liderança regional, que já se evidenciava na prática, deveria ser consolidado, agora com ênfase ao apoio ao desenvolvimento acadêmico de outras regiões do Norte e Nordeste.
Assim, teve início um processo de cooperação, materializado pela oferta de um Mestrado Interinstitucional (MINTER) com o Centro Universitário do Norte (Uninorte), do Amazonas, lançado em 2007; um Doutorado Interinstitucional (DINTER) junto a` Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), lançado em 2011; e o estabelecimento de uma Associação Provisória com o Mestrado em Administração da Universidade Federal de Sergipe (UFS), em 2012, com duração de três anos. Em paralelo, com o intuito de expandir sua atuação e atendendo a diretrizes da CAPES e da UFPE, o PROPAD implantou, em 2011, o curso de Mestrado Profissional em Administração (MPA), que se tornou um programa independente em 2015, depois de duas turmas concluídas.
O período marca dois incidentes críticos muito distintos. O programa manteve avaliação em nível 5 na Avaliação Trienal 2007-2009, com menção de nível 6 pela área, infelizmente não corroborada pelo CTG. Por outro lado, caiu para o nível 4 no Triênio 2010-2012.
A partir de 2013 o programa passou a enfatizar esforços de internacionalização, com o intercâmbio científico estabelecido com a NHTV Breda University (Holanda), no âmbito do Edital CAPES/NUFFIC, que viabilizou a realização de pós-doutorado para quatro docentes do NDP, além de doutorado sanduiche para discentes do programa. Desde então o intercâmbio internacional tem sido crescente, com outros docentes fazendo pós-doutorado em instituições internacionais, assim como doutorandos fazendo sanduíche no exterior. Por outro lado, outros projetos com participação de pesquisadores internacionais foram implementados, viabilizando visitas técnicas, com oferta de seminários e disciplinas, destacando-se, no período de 2013 a 2018, a participação da professora visitante da Erasmus University (Holanda), Elizabeth Katherine Horton, que passou a ministrar disciplinas em inglês no PROPAD.
Por outro lado, como consequência de uma autoavaliação decorrente da queda de avaliação do programa pela Capes, o PROPAD entendeu que era momento de reavaliar sua configuração. Assim, uma comissão interna foi formada para avaliar e propor uma nova organização da área de concentração e das linhas de pesquisa, de forma que incorresse em uma modernização do programa, assim como uma maior aderência ao que havia se tornado a realidade de ensino e pesquisa após tantos anos.
Assim, de uma área de concentração focada na gestão, redimensionamos o escopo para o campo da Administração como um todo, refletindo o caráter amplo de formação e produção do programa. Por outro lado, migramos de uma ordenação das linhas de pesquisa fundamentada por agrupamentos de áreas funcionais congruentes, para uma organização por grandes abordagens da Administração, sendo a gestão uma perspectiva e a interface entre organizações e sociedade a outra.
Esse processo evoluiu para uma reavaliação de algumas políticas e processos, bem como para uma revisão da grade curricular, de modo a ficar mais alinhada à nova proposta, o que culminou com um novo Regimento Interno, publicado em 2016. Apesar dos esforços, o programa continuou com uma avaliação de nível 4 no Quadriênio 2013-16.
Com uma segunda avaliação consecutiva abaixo da expectativa do programa, o programa implantou um amplo processo formal de autoavaliação e planejamento, iniciado em março de 2018. Nesse processo, o PROPAD definiu sua visão de futuro, como um programa que prioriza o impacto local, por meio de representatividade e relevância nacional e alinhado a padrões internacionais de excelência acadêmica.
Essa visão vai ao encontro da trajetória do PROPAD que, em vinte e seis de atuação se consolidou como um programa de excelência nacional, com forte influência sobretudo na Região Nordeste. Seus egressos estão alocados em importantes instituições de ensino, órgãos públicos e organizações privadas. Os docentes do programa, por sua vez, têm inserção e destaque nacional, integrando importantes funções nas instituições de pesquisa e pós-graduação do país, assim como obtendo fomento sistemático de projetos de pesquisa e publicando em importantes encontros e periódicos nacionais e internacionais.
Nossos esforços lograram êxito e foram reconhecidos pela comunidade, o que foi fundamental para que o PROPAD tivesse seu conceito restabelecido em 5 (cinco).
Mesmo com esse sucesso, não paramos de procurar avançar na excelência. A partir de definições do campo e maior preocupação com impacto social, econômico e cultural dos PPGs, ao longo do quadriênio 2017-2020, fizemos uma série de mudanças de políticas e normativas buscando avançar em temas como Planejamento Estratégico, Avaliação, Relação com Egressos, Comunicação com a Sociedade; Excelência da Produção Científica etc. Esta ação foi intensificada no quadriênio 2021-2024, com novas atualizações em nosso Regimento e várias normativas para consolidar a excelência acadêmica do PROPAD.
Estabelecemos como objetivo estratégico e temos ampliado ações de impacto na sociedade com maior inserção de nossos docentes em parcerias e atuação em diversas organizações. Continuamos nosso processo de consolidação com uma das principais lideranças do campo da Administração nas regiões Norte e Nordeste.
Intensificamos nosso processo de internacionalização com maior produção em periódicos internacionais de estratos superiores e alto fator de impacto, bem como maior intercâmbio de discentes e docentes, inclusive com parcerias com pesquisadores internacionais.
Ampliando nossos esforços de inserção e impacto social, em 2023 formalizamos acordo com a Universidade Federal de Roraima para oferecer Projeto de Cooperação entre Instituições para oferta de curso de Mestrado naquela renomada instituição.
Nosso quadro de docentes continua a lograr êxito em representar o PROPAD em diversos cargos e funções de renomadas instituições no Campo. No quadriênio 2021-2024, nossos docentes ocuparam funções na Diretoria, em Coordenação de área e em Comitês Científicos da ANPAD e Posições em agências de fomento como CAPES e FACEPE.
Neste mesmo quadriênio, vários de nossos docentes foram Pesquisadores do CNPq e Líderes de projetos fomentados por agências de fomento, o que evidencia a qualidade de nosso corpo docente e o reconhecimento pelos pares de nosso trabalho.
Continuaremos nossos esforços para referendar a trajetória de sucesso de nosso programa, a condição de liderança regional, a transformação na carreira de nossos egressos e o impacto social do PROPAD.
O PROPAD, com o apoio do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade, conta com dois (02) laboratórios, o de informática e o LCI. O laboratório de informática é climatizado, com quinze (15) computadores à disposição de Discentes e Docentes, exclusivamente destinado às atividades de ensino e pesquisa. Trata-se de computadores novos, substituídos no ano de 2024, com configuração moderna e adequada às demandas de nossas ações. Todos os computadores contam com monitores de vídeo de tela plana (LCD ou LED) e placas wireless. Além disto, a UFPE dispõe de licença educacional para o sistema operacional Windows, de forma que todas as máquinas são equipadas com o programa. O laboratório também tem sido utilizado para aulas que fazem uso de tecnologia da informação, de métodos quantitativos ou qualquer outra necessidade de acesso à internet para sua condução. No ano de 2024, o laboratório recebeu melhorias estruturais para recebimento das novas máquinas, com nova pintura e ajustes de infraestrutura, estando plenamente adequado para uso de nossa comunidade.
Além do laboratório de informática, o programa dispõe de duas (02) salas de estudo individual e em grupo com capacidade para atender até vinte (20) alunos simultaneamente, ambas também climatizadas e com acesso wireless aos Discentes. Nas cabines individuais há pontos de conexão que os alunos utilizam para conectar os seus próprios equipamentos móveis.O laboratório de informática e as salas de estudo funcionam diurnamente e, sob demanda, são disponibilizadas à noite e nos finais de semana. Há um bolsista do PROPAD responsável pelo acompanhamento do bom funcionamento dos espaços e dos equipamentos e mobiliários, bem como suporte do Núcleo de Tecnologia da Informação da UFPE, sempre que se faz necessário.
No ano de 2023 foi criado institucionalmente o Laboratório de Criatividade e Inovação (LCI), que serve para ensinar, produzir e disseminar conhecimento no campo da criatividade, inovação e empreendedorismo. O laboratório atende à graduação e ao PROPAD. A coordenação está sob a liderança do Prof. Henrique Muzzio, tendo o Prof. Fernando Paiva Jr. Na vive-coordenação, ambos professores do NDP do PROPAD. Com esse espaço, os discentes têm disponível um ambiente dotado de computadores, impressora tradicional e impressora 3D, equipamento de projeção, ferramentas e meios para desenvolver atividades acadêmicas vinculados, notadamente, ao campo temático Criatividade, Empreendedorismo e Inovação (CEI) da linha de pesquisa Organização e Sociedade, mas que também atende Discentes de outros campos temáticos. O LCI é um espaço adicional e de reforço aos demais espaços acadêmicos do PROPAD que oferece suporte e ferramentas para a formação Discente.
O Centro de Ciências Sociais Aplicadas inaugurou, em 2023, um novo Bloco onde foi possível acomodar salas exclusivas para as atividades de grupos de pesquisas. Especificamente para o Departamento de Ciências Administrativas foram disponibilizadas cinco (05) salas que hoje são ocupadas por Docentes do NDP do PROPAD, constituindo assim, novos ambientes exclusivos que proporcionam mais conforto e suporte aos pesquisadores e Discentes do PROPAD, sendo uma iniciativa que proporcionou melhores condições para que Docentes e Discentes possam desenvolver suas pesquisas. Nessas novas salas estão instalados os grupos de pesquisa: Lócus de Investigação em Economia Criativa (Lócus), Circle of Fan, Media and Entertainment Studies (AKAFans), Grupo Interdisciplinar de Pesquisas e Estudos em Sustentabilidade (GIPES) e Núcleo de Estudos e Pesquisas em Sistemas de Informação (NEPSI).Além destes espaços exclusivos, os alunos do PROPAD também podem usar o laboratório de informática do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), equipado com 25 (vinte e cinco) computadores.
Cada Docente do programa dispõe de sala individual ou em dupla, com espaço suficiente e adequado para seus grupos de pesquisa. Esses espaços também dispõem de conectividade wireless. Todos os Docentes do programa dispõem de equipamentos de informática em seus gabinetes de trabalho. Essa infraestrutura provê acesso a bases de publicações disponibilizadas pelo portal Periódicos Capes e à Intranet da instituição, que podem ser acessados remotamente pelos Discentes e Docentes. O acesso remoto, com máscara de IP, via conexão VPN, faculta acesso total, em tempo integral e de qualquer ponto com acesso à Internet.
Em elação às salas de aula usadas pelo programa, todas estão equipadas com lousa digital com recursos de projeção de imagem, áudio e vídeo, bem como conexão com a Internet, tanto por cabo como wireless, proporcionando condições para uso de diferentes metodologias, inclusive metodologias ativas. Temos 05 (cinco) salas de aula disponíveis pelo CCSA, mas existem salas adicionais disponíveis no Centro e, caso haja demanda, podemos adicionar novas salas (o que não foi preciso neste quadriênio).
A secretaria e a coordenação do programa dispõem de 5 (cinco) pontos de trabalho com computadores individuais e acesso impressora, além de scanner e fotocopiadora. Além disto, conta com 2 (dois) notebooks e 2 (dois) data shows para uso em reuniões, eventos e defesas. A coordenação possui uma (01) sala com computador e mesa para atendimento individual, além de uma mesa de reuniões para pequenos grupos de até cinco (05) pessoas e, em havendo grupos maiores, podemos fazer uso de salas de reunião ou de aula do CCSA.
Docentes e Discentes, assim como bolsistas dos grupos de pesquisa, têm franco acesso às dependências e equipamentos do PROPAD, a fim de que possam desenvolver favoravelmente suas atividades. Os Docentes e Discentes do PROPAD utilizam o acervo do Sistema de Integrado de Bibliotecas – SIB/UFPE, com mais de 300.000 títulos disponíveis, por meio de mais de 1 milhão de exemplares, que é interligado em uma base de dados comum, acessível via Intranet da universidade. Além disto, tem acesso às bases de publicações disponibilizadas pelo portal PERIÓDICOS CAPES, ProQuest Dissertations & Theses Global, Scielo, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e Catálogo Coletivo Nacional (CCN). Todas as bases podem ser acessadas na universidade ou remotamente, via conexão VPN.
Nossos Discentes e Docentes têm acesso a duas (02) bibliotecas: A biblioteca setorial do próprio CCSA e a biblioteca Central da UFPE. As bibliotecas são climatizadas, com acesso cabeado e via wireless à Internet. A Biblioteca Central da UFPE é vizinha ao Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), facilitando o acesso de nossos usuários. Especificamente, a biblioteca setorial do CCSA, que é a de maior uso dos Discentes do programa, dispõe de baias individuais de estudo, mesas para trabalhos coletivos, salas de estudo em grupo e sala de vídeo reservável sob demanda. A biblioteca do CCSA é a mais abrangente em ciências sociais aplicadas na Região Nordeste, contando com revistas nacionais e internacionais da área. Além disto, um número significativo de títulos em língua inglesa tem sido adquirido e incorporado ao acervo nos últimos anos. Ainda em relação à infraestrutura do CCSA, o centro dispõe de um anfiteatro para cem (100) pessoas e de um auditório para duzentas e cinquenta (250) pessoas. Com frequência, o PROPAD tem se utilizado desses espaços para realização de seminários, defesas e encontros com estudantes.
A partir de 2020, sobretudo em virtude do trabalho remoto imposto pela pandemia do COVID-19, a Universidade adquiriu o pacote G-Suite, do Google, que fornece para todos os Docentes, Discentes e equipe técnico-administrativa, plataformas de reuniões com possibilidade de gravação, sala de aula virtual, espaço em nuvem, e-mail institucional, dentre outros. A adoção do pacote tem se demonstrado de fundamental importância para que todas as atividades do programa tenham continuidade de forma remota desde março de 2020, com as restrições sanitárias derivadas da pandemia.