Linhas de Pesquisa Linhas de Pesquisa

 

                                                      

Linhas de Pesquisa 

 

Nome:   Área relacionada: Descrição: 

 

 

 

Saberes Históricos no Espaço Escolar

 

 

 

Ensino de História

 A Linha de Pesquisa desenvolve pesquisas sobre o processo de ensino e aprendizagem da história, considerando as especificidades dos saberes e práticas mobilizados na escola. O foco recai sobre as condições de formação do estudante e do professor e o exercício do ensino de História na escola, pensada como lugar de produção e transmissão de conteúdos, que atende a formas de organização e de classificação do conhecimento histórico por meio do currículo. Esse último é compreendido como conhecimento historicamente constituído, uma forma de regulação social e disciplinar                    

 

 

Linguagens e Narrativas Históricas: Produção e Difusão                                 

 

 

Ensino de História

A Linha de Pesquisa desenvolve estudos sobre a questão da linguagem e da narrativa histórica, considerando diferentes tipos de suportes, tais como livros, filmes, programas televisivos, sítios da Internet, mapas, fotografias etc. A partir da problematização do uso da linguagem, o objetivo é produzir materiais destinados ao uso educativo, considerando também as possibilidades de difusão científica da História.
                                                                                                        Saberes Históricos em Diferentes Espaços      de Memória                                                                                                                                                                                                                                                                          

 

Ensino de História

Ensino de História A Linha de Pesquisa desenvolve investigações sobre a produção e aprendizagem da História fora do espaço escolar, considerando lugares distintos como os museus, o teatro, os centros culturais e o espaço urbano em geral. Identificando a história como prática sociocultural de referência, o foco recai sobre as variadas formas de representação e usos do passado no espaço público, com características distintas daquelas observadas na escola, a saber: o turismo de caráter histórico, os monumentos, as festas cívicas, as exposições, entre outras.                                                                       

 

Para maiores informações sobre as linhas de pesquisa, consulte o documento sobre a proposta do curso. Clique aqui.