O Programa O Programa

O investimento de uma nação no seu desenvolvimento científico e tecnológico possibilita um crescimento estratégico e soberano perante o cenário internacional. As transformações mundiais são marcantes sobretudo nas áreas de pesquisa pura e aplicada, que constituem o suporte das mais avançadas inovações científicas e tecnológicas e têm aberto as portas ao amadurecimento intelectual da humanidade.

No Brasil, estas transformações iniciam-se nas Universidades, antes meras transmissoras do conhecimento. A criação do Primeiro Plano Nacional de Pós-Graduação, ocorrida em 1975, possibilitou a implantação de uma carreira de magistério em dedicação exclusiva e incentivou a criação de novos cursos de mestrado e doutorado, gerando novos mecanismos de fomento às atividades de pesquisa.

Em cursos dessa natureza o profissional torna-se mais crítico, recebendo uma qualificação que o diferencia e prepara para um mercado de trabalho cada vez mais exigente. Para se adequar àquelas transformações e atender às necessidades de atualização permanente de alunos concluintes e de profissionais das várias empresas da região, o Departamento de Engenharia Mecânica da UFPE criou o mestrado acadêmico, concentrando suas pesquisas em quatro áreas estratégicas: energia eólica, materiais e fabricação, mecânica computacional e sistemas e processos térmicos.

Após anos de consolidação do curso de mestrado, o PPGEM chegou a um patamar onde a maioria de seus docentes têm dissertações de mestrado orientadas e publicações indexadas, indicando um grau de maturidade que permitiu a ampliação do programa. Em setembro de 2005, foi aprovado o mais novo curso do PPGEM, o doutorado em Engenharia Mecânica, com áreas de concentração em Energia e Engenharia de Materiais e Fabricação.

Objetivos

O objetivo central do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da UFPE é a formação de profissionais qualificados nas diversas áreas de concentração do Programa, oferecendo cursos de mestrado e doutorado, assim como contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico do país e em particular da região norte-nordeste.