O Programa O Programa

O Programa de Pós-graduação em Educação do Centro de Educação da UFPE, criado em 1978 com o Curso de Mestrado e passando a integrar em 2002 o Doutorado, tem por finalidade contribuir para o entendimento e melhoria da educação brasileira, a partir da realização de estudos, pesquisas e abordagens teóricas que influenciam no debate acadêmico e nas práticas educativas nas escolas e nos demais espaços educativos. Tais estudos e pesquisas procuram compreender as múltiplas determinações, processos e práticas educativas a partir das dimensões sociais, econômicas, históricas, filosóficas, didáticas e culturais.

O objetivo geral do Programa é proporcionar a formação de pessoal de alto nível acadêmico. Essa formação requer uma articulação curricular entre as atividades de ensino, pesquisa e orientação, e está direcionada a uma atuação crítica na sociedade, especialmente no setor educacional, com vistas ao fortalecimento do processo de democratização da educação e da sociedade brasileira. São objetivos específicos do Programa:

  1. Formar o pesquisador e o docente com alta qualificação acadêmica, comprometidos com a produção e o avanço do conhecimento científico, para atuarem em atividades de pesquisa e de docência no ensino superior; bem como em outras instituições da área da educação;

  2. Proporcionar ao discente a formação na área de educação, de forma a possibilitar competência científica e técnico-profissional;

  3. Oferecer ambientes e recursos adequados para o desenvolvimento de pesquisa e análise do fenômeno educativo, em suas múltiplas dimensões e determinações;

  4. Estimular e promover a socialização dos estudos e pesquisas realizadas;

  5. Incentivar a cooperação acadêmica e científica dos pesquisadores, em âmbito nacional e internacional.Princípios norteadores:

O Programa tem como eixo norteador e organizador das suas atividades os seguintes princípios:

  • A interdisciplinaridade, compreendida como processo de articulação das diversas linhas de pesquisa e formação do corpo docente e discente, com as abordagens específicas de investigação do fenômeno educativo e os conteúdos curriculares/disciplinares;

  • A pesquisa como princípio educativo, considerando-se que a pós-graduação é o lócus, por excelência, da investigação e da produção do conhecimento, a partir do princípio da indissociabilidade entre o ensino e a pesquisa;

  • Flexibilidade curricular, em que a formação do pesquisador/docente desenvolve-se por meio de estrutura curricular articulada e flexível, que se expressa na obtenção de um adequado número de créditos obrigatórios, através de disciplinas cujos conteúdos atendam aos requisitos de conhecimentos exigidos para Mestre ou Doutor em Educação, complementada por disciplinas eletivas, ofertadas pelas linhas de pesquisa, que possibilitam o aprofundamento teórico-metodológico consistente.