O Programa O Programa

O Programa de Pós-Graduação em Bioquímica e Fisiologia é resultado da fusão dos Cursos de Mestrado em Bioquímica e em Ciências Biológicas (Fisiologia) da UFPE. A iniciativa de fusão dos dois programas partiu do desejo dos docentes em implantar um Curso de Doutorado nestas áreas na UFPE. Em 2007, foi aprovada pela CAPES a fusão, surgindo então o "Programa de Pós-Graduação em Bioquímica e Fisiologia - Nível Mestrado" do Centro de Ciências Biológicas da UFPE. Em outubro de 2008, teve início a primeira turma em Nível Doutorado. O Programa Completo foi homologado pelo CNE - Portaria MEC 524/2008, DOU 30/04/2008.

O Curso visa suprir as Universidades, as Instituições de Pesquisa e as indústrias brasileiras, em geral, e do Nordeste, em particular, do elemento humano especialmente treinado e, como tal, devidamente qualificado para a execução de atividades de pesquisa e ensino avançados em Bioquímica e Fisiologia.

O Curso pertence à área "Ciências Biológicas II" da CAPES e obteve o conceito "4" na última avaliação quadrienal 2017.

MESTRADO

Os Cursos de Mestrado em Bioquímica e em Ciências Biológicas (Fisiologia) da UFPE foram criados em 1967 e 1973, respectivamente. Em 2007, com a fusão dos dois programas, se formaram os primeiros Mestres em Bioquímica e Fisiologia da UFPE.

DOUTORADO

Em 2008, foi aprovada pela CAPES a implantação do Curso de Doutorado em Bioquímica e Fisiologia da UFPE, consolidando o Programa de Pós-Graduação em Bioquímica e Fisiologia. Em 2011, foram formados os três primeiros doutores do Programa, com tempo médio de titulação de 35 meses.