Produção Científica Produção Científica
2019
SANTANA, E. R. S.; CARZOLA, I. M.; SANTOS, E. M. Desempenho de Estudantes do Ensino Fundamental em Situações de Estruturas Multiplicativas. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 8, p. 147-168, 2019. DOI: https://doi.org/10.33871/22385800.2019.8.15.147-168. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/rpem/article/view/6126. Acesso em: 21 Ago. 2023.
2018
DA ROCHA FALCÃO, J. T. Do Engenheiro Didático ao Trabalhador em Risco Psicossocial: Vivências do Professor de Matemática. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v. 10, p. 128-129, 2018. DOI: https://doi.org/10.17921/2176-5634.2017v10n2p123-129. Disponível em: https://jieem.pgsscogna.com.br/jieem/article/view/5512. Acesso em: 21 Ago. 2023.
HAZIN, I.; LEÔNCIO, D.; ARAGÃO, L. Application of Lurias Theoretical-Methodological Principles for Evaluation in Infants with School Difficulties in Math: a Case Study of Epilepsy. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v. 10, p. 77, 2018. DOI: https://doi.org/10.17921/2176-5634.2017v10n2p72-79. Disponível em: https://jieem.pgsskroton.com.br/article/view/5504. Acesso em: 21 Ago. 2023.
MAGINA, S. M. P.; OLIVEIRA, C.; MERLINI, V. L. O Raciocínio Algébrico no Ensino Fundamental: O Debate a partir da visão de quatro estudos. Em Teia - Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, v. 9, p. 1-23, 2018. Disponível em: http://funes.uniandes.edu.co/32247/. Acesso em: 21 Ago. 2023.
MAGINA, S. M. P.; SANTANA, E. R. dos S.; CARZOLA, I. M. As Estruturas Multiplicativas e a formação de professores que ensinam Matemática na Bahia: um projeto de larga escala. Com a Palavra o Professor, v. 3, p. 33-52, 2018. DOI: https://doi.org/10.23864/cpp.v3i3.280. Disponível em: http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/280. Acesso em: 21 Ago. 2023.
MAGINA, S. M. P.; FONSECA, S. Desempenho de estudantes baianos nas estruturas multiplicativas: uma visão quantitativa dos fatos. Com a Palavra o Professor, v. 3, p. 53-72, 2018. DOI: https://doi.org/10.23864/cpp.v3i3.281. Disponível em: http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/281. Acesso em: 21 Ago. 2023.
MAGINA, S. P.; SPINILLO, A. G.; MELO, L. M. S. A resolução de problemas de produto cartesiano por alunos do ensino fundamental. Educação e Realidade. Edição eletrônica, v. 43, p. 293-311, 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-623664750. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/FqStM9NR75LYTcmfhJvfb3k/. Acesso em: 21 Ago. 2023.
SANTANA, E. R. S.; LAUTERT, S. L.; CASTRO-FILHO, J. A.; SANTOS, E. M. Universidade e Escola Parceiras num Processo Formativo. Em Teia - Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, v. 9, p. 1-18, 2018. Disponível em: http://funes.uniandes.edu.co/32249/. Acesso em: 21 Ago. 2023.
SANTOS, E. M.; SANTANA, G. C. N. Um estudo acerca da cultura do Bordado Geométrico produzido por artesãs de Lagoa do Carro. Com a Palavra, o Professor, v. 3, p. 38-56, 2018. DOI: https://doi.org/10.23864/cpp.v3i2.264. Disponível em: http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/264. Acesso em: 21 Ago. 2023.
SPINILLO, A. G.; CRUZ, M. S. S. Matemática em Casa? Uma análise exploratória das atividades matemáticas realizadas por crianças no ambiente familiar. Em Teia - Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, v. 9, p. 1-19, 2018. Disponível em: http://funes.uniandes.edu.co/32245/. Acesso em: 21 Ago. 2023.
2017
MADALENA, S.P.; CORREA, J.; SPINILLO, A. G. . Análise dos erros apresentados por crianças surdas na recitação da sequência numérica: relações entre formas de pensar e formas de representar por meio da LIBRAS. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v. 10, p. 80-85, 2017.
LAUTERT, S.; OLIVEIRA, D. C. A; CORREA, J. Compreensão de crianças sobre as relações inversas sem explicitação numérica. Arquivos Brasileiros de Psicologia, v. 69, p. 73-89, 2017.
MAGINA, S. M. P. III Simpósio Brasileiro de Psicologia da Educação Matemática (III SBPEM). Jornal Internacional de Estudos Em Educação Matemática, v. 10, p. 61-65, 2017.
MAGINA, S. M. P.; SPINILLO, A.G.; MELO, L. M. de S. A Resolução de Problemas de Produto Cartesiano por Alunos do Ensino Fundamental. Educação e Realidade Edição eletrônica, v. 43, p. 293-311, 2017.
MORO, M. L. F.; SOARES, M. T. C.; SPINILLO, A. G. Que ações didáticas escolher diante de erros de alunos em problemas matemáticos? Zetetiké (ON LINE), v. 25, p. 418-437, 2017.
SILVA, A. C. S.; PINHEIRO, T. S.; MAGINA, S. M. P. Reflexões de uma Professora do 3º Ano do Ensino Fundamental sobre a Realização de uma Atividade multiplicativa no âmbito de uma Formação Continuada baseada na espiral RePARe. Educação Matemática em Revista, v. 22, p. 89-97, 2017.
SOUZA, E. I. R.; MAGINA, S. M. P. A Concepção de Professor do Ensino Fundamental sobre Estruturas Multiplicativas. Perspectivas da Educação Matemática, v. 10, p. 797-815, 2017.
SPINILLO, A. G.; LAUTERT, S. L.; BORBA, R. E. S. R.; SANTOS, E. M.; SILVA, J. F. G. Formulação de Problemas Matemáticos de Estrutura Multiplicativa por Professores do Ensino Fundamental. Boletim de Educação Matemática. Bolema, v. 31, p. 928-946, 2017.
2016
COSTA, E. V.; LYRA, M. C. D. P. A emergência da singularidade em uma cena didática de uma aula de geometria. Educação e Pesquisa, v. 42, p. 1109-1124, 2016.
HAZIN, I.; FALCÃO, J. Habilidades visoespaciais e desempenho em matemática: entre o déficit e o talento. Caminhos da Educação Matemática em Revista, v. 4, p. 29, 2016.
MAGINA, S. M. P.; FONSECA, S. A Aprendizagem da Média Aritmética Simples a Partir de Materiais Didáticos Distintos: uma comparação entre duas propostas de ensino. Em Teia Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamearicana, v. 7, p. 1-17, 2016.
MELO, L.; SILVA, J. F. G.; SPINILLO, A. G. Os Princípios invariantes e a resolução de problemas de raciocínio combinatório. Em Teia - Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, v. 7, p. 1-20, 2016.
NOBREGA, G. M. M.; SPINILLO, A. G. A noção de possível na probabilidade e na combinatória em estudantes do ensino fundamental. Em Teia: Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, v. 7, p. 1-15, 2016.
SANTANA, E. R. S.; LAUTERT, S. L.; CASTRO-FILHO, J. A.; SANTOS, E. M. Observatório da Educação em Rede: As Estruturas Multiplicativas e a Formação Continuada. Educação Matemática em Foco, v. 5, p. 77-96, 2016.
SPINILLO, A. G.; SILVA, J. F. G. Alternativas para desenvolver formas apropriadas de resolução de problemas de produto cartesiano. Em Teia - Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, v. 7, p. 1-17, 2016.
SPINILLO, A. ; SOARES, M.T. C.; MORO, M. L. F.; LAUTERT, S. L. Como Professores e Futuros Professores Interpretam Erros de Alunos ao Resolverem Problemas de Estrutura Multiplicativa?. Bolema, v. 30, p. 1188-1206, 2016.
2015
COSTA, E. V.; SANTA-CLARA, A. Apropriação como Produção Coletiva na Atividade e Internalização como Resultado desta Atividade: um exemplo de álgebra elementar na sala de aula. Bolema (Rio Claro), v. 29, p. 349-368, 2015.
LAUTERT, S. L.; SPINILLO, A. G. Resolução de problemas de divisão inexata a partir de reflexões sobre o significado do resto. Temas em Psicologia (Ribeirão Preto), v. 23, p. 15-27, 2015.
PIRES, R. F; MERLINI, V. L.; MAGINA, S. M. P. Função: Concepções manifestadas por um grupo de professores. Educação Matemática em Revista, v. 20, p. 21-29, 2015.
SANTOS, E. M. Educação Matemática: Reflexões acerca do ensino e da aprendizagem do conhecimento matemático sob múltiplos aspectos. Revista Formação Revista Eletrônica, v. 04, p. 01-04, 2015.
SANTANA, L.E. L.; OLIVEIRA, B. P.; BARRETO, M. C. Reflexões sobre o uso de registros de representação semiótica no ensino de frações. Revista Formação Revista Eletrônica, v. 4, p. 1-22, 2015.
SPINILLO, A. G.; MARTINS, R. M. F. B. Os princípios invariantes da noção de medida investigados a partir da perspectiva de sentido numérico. Temas em Psicologia (Ribeirão Preto), V. 23, P. 97-109, 2015.
VITA, A.; MAGINA, S. M. P.; CARZOLA, I. M. A Probabilidade, a maquete tátil e o cego: uma teia inclusiva construída a partir da análise instrumental. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v. 8, p. 55-97, 2015.
2014
ACIOLY-RÉGNIER, N. M. Como traduzir o Caminho do Burro em um Teorema Em Ação: Análise de situações de conhecimento matemático contextualizado à luz da Teoria dos Campos Conceituais. Em Teia: Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, v. 5, p. 1-21, 2014.
BARBOSA, G. S.; MAGINA, S. M. P. Construindo significado para expressões numéricas multiplicativas a partir do jogo de mensagem. Zetetike (UNICAMP), v. 32, p. 9-30, 2014.
BARBOSA, G. dos S.; MAGINA, S. M. P. O Currículo de Matemática Na Educação de Jovens e Adultos Guarani. Em Teia: Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, v. 5, p. 1-23, 2014.
CRUZ, M. S. S.; SPINILLO, A.G. Adição de frações por estimativa a partir do referencial de metade e de inteiro. Estudos de Psicologia (UFRN), v. 19, p. 241-249, 2014.
FERREIRA, T. V. Q. ; LAUTERT, S. L. Que fatores interferem na resolução de problemas de multiplicação por crianças surdas: a língua ou os suportes de representação?. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v. 7, p. 65-88, 2014.
FRADE, C.; Lerman, S.; MEIRA, L. A zona de desenvolvimento proximal para identificar aprendizagem como participação em práticas matemáticas. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v. 7, p. 117-148, 2014.
MAGINA, S. M. P.; MERLINI, V. L. ; SANTOS, A. O raciocínio de estudantes do Ensino Fundamental na resolução de situações das estruturas multiplicativas. Ciência & Educação (Online), v. 20, p. 517-533, 2014.
SPINILLO, A. G.; PACHECO, A. B.; GOMES, J. F. ; NASCIMENTO, L. C. O erro no processo de ensino-aprendizagem da matemática: errar é preciso? Boletim GEPEM (Online), v. 1, p. 1-15, 2014.
SANTOS, A.; MERLINI, V. L.; MAGINA, S. M. P. ; SANTANA, E. R. S. A Noção de Divisão para quem não Aprendeu a Divisão. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v. 7, p. 38-64, 2014.
AGUIAR, S. M. I.; RÉGNIER, J. C.; BISOGNIN, E.; BISOGNIN, V.; ACIOLY-RÉGNIER, N. M. Formação docente e articulação entre competências visadas no mestrado profissionalizante e nas licenciaturas em física e matemática. Aporte de um tratamento metodológico no quadro da análise estatística implicativa. Educação Matemática Pesquisa (Online), v. 16, p. 1-35, 2014.
SPINILLO, A. G.; CRUZ, M. S. S. O uso de pontos de referência na resolução de adição de frações por crianças. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v. 7, p. 166-188, 2014.
2013
ANDRADE, V.L.V.X.; ACIOLY-RÉGNIER, N. M.; CABRAL ANDRADE, P. V. C. . Utilizac¸a~o de um dispositivo pedago´gico envolvendo histo´rias em quadrinhos na formac¸a~o de professores na Franc¸a: o lugar da matema´tica em situac¸o~es-problema evocadas pelos estudantes. Espaço Pedagógico, v. 20, p. 136-157, 2013.
BARBOSA, G. S.; MAGINA, S. M. P. O Jogo do Telegrama como material didático para a introdução da decomposição de um número em fatores primos. Boletim GEPEM, v. 62, p. 71-85, 2013.
CRUZ, M. S. S. O uso da linguagem como ferramenta de acesso e apoio ao pensamento matemático. Vidya (Santa Maria. Impresso), v. 1, p. 19-29, 2013.
SANTOS, E. M. Produção de Sentido em Matemática: Um Olhar a Partir das Contribuições de Wittgenstein. Diálogos: Revista de Estudos Culturais e da Contemporaneidade, v. 8, p. 163-177, 2013.
2012
ARAÚJO GOMES, C. R.; DA ROCHA FALCÃO, J.T. Abordagem dialógica como quadro teórico de referência para descrever mudança nas perspectivas e nas práticas do professor de Matemática. ZETETIKE (UNICAMP), v. 20, p. 55-69, 2012.
BARBOSA, G. S.; MAGINA, S. M. P. Atividades lúdicas como um caminho didático apropriado para introduzir conceitos associados ao número primo. Educação Matemática Pesquisa (Online), v. 14, p. 127-148, 2012.
CORREA, J.; OLIVEIRA, G. A escrita do problema e sua resolução: o entendimento intuitivo acerca da combinatória. Educar em Revista (Impresso), v. 1, p. 77-91, 2011.
COSTA, E. V. Dialogando com o saber matemático em sala de aula. Educação (Rio Claro. Online), v. 22, p. 124, 2012.
COSTA, E. V. Uma análise sistemática, enfocando professor-aluno-conteúdo em um discurso de matemática. Zetetiké (ONLINE), v. 20, p. 89-109, 2012.
DA ROCHA FALCÃO, J. T.; HAZIN, I. Brazilian Contemporary Contributions On The Neuropsychological Approach Of Mathematical Activity. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v. 5(2), p. 1-3, 2012.
HAZIN, I.; FALCÃO, J. T. R.; GARCIA, D. Mathematical Activity In Epileptic Children: From Diagnosis To Intervention. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v. 5, p. 28-43, 2012.
LAUTERT, S. ; SPINILLO, A. G. ; CORREA, J. Children´s difficulties with division: an intervention study. Journal of Medicine and Medical Sciences - JMMS, v. 3, p. 447-456, 2012.
MORO, M. L. F.; SOARES, M.T.C ; SPINILLO, A. G. Grasp of consciousness and performance in mathematics. Making explicit the ways of thinking in solving Cartesian product problems. US-China Education Review. A, v. 2, p. 483-496, 2012.
PRETTO, V.; RÉGNIER, J. C. ; ACIOLY-RÉGNIER, N. M. Competências matemáticas implicadas em atividades de trabalho informal em situação de exclusão social: influência de variáveis culturais relacionadas ao gênero no desenvolvimento ou inibição dessas competências. Educação Matemática Pesquisa (Online), v. 14, p. 369-390, 2012.
2011
COSTA, E. V. Comparação entre duas sequências didáticas sobre ensino introdutório de Álgebra. Revista de Educação Matemática, v. 13, p. 55-68, 2011.
HAZIN, I.; FALCÃO, J. T. R.; Heuristic Value of Eclecticism in Theory Development: The Case of Piagetian-Vygotskian dialogue about Proportional Reasoning. Integrative Psychological & Behavioral Science, v. 45, p. 1-7, 2011.
LAUTERT, S. L.; SPINILLO, A. G. Estudo de intervenção sobre a divisão: ilustrando as relações entre metacognição e aprendizagem. Educar Em Revista (IMPRESSO), p. 93-107, 2011.
MAGINA, S. M. P. A Pesquisa Na Sala De Aula De Matemática Das Séries Iniciais Do Ensino Fundamental: Contribuições teóricas da psicologia. Educar em Revista (Impresso), v. 1, p. 63-76, 2011.
SANTOS, E. M. Construindo mosaicos de patchwork e jogando com as palavras: considerações acerca da produção de sentidos. Horizontes (EDUSF), v. 29, p. 101-108, 2011.
SPINILLO, A. G. ; LAUTERT, S. L. Representar operações de divisão e representar problemas de divisão: há diferenças. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v. 4, p. 115-134, 2011.
2010
CARNEIRO, M. M.; FRADE, C. C.; DA ROCHA FALCÃO, J.T. Influência de Aspectos Afetivos na Relação entre Professor e Alunos em Sala de Aula de Matemática. Bolema. (UNESP. Rio Claro. Impresso), v. 23, p. 683-713, 2010.
COSTA, E. V. Um estudo de álgebra elementar com balança de dois pratos. Psicologia-Reflexão e Critica, v. 23, p. 456-465, 2010.
DA ROCHA FALCÃO, J. T. Acerca da "chatice" do ensino fundamental e médio no Brasil. Bolema. (UNESP. Rio Claro. Impresso), v. 23, p. 639-656, 2010.
HAZIN, I.; LEITÃO, S.; FALCÃO, J. T.R. Cerebralidade e Cultura Na Atividade Matemática De Crianças Epilépticas. Psicologia e educação, v. 1, p. 1-20, 2010.
HAZIN, I.; DA ROCHA FALCÃO, J. T.; FRADE, C. Auto-estima e desempenho escolar em matemática: subsídios à problematização das relações entre cognição e afetividade. Educar em Revista (Impresso), v. 36, p. 39-54, 2010.
MAGINA, S. M. P.; CARZOLA, I. M.; GITIRANA, V.; GUIMARÃES, G. Concepções e Concepções Alternativas de Media: Um estudo comparativo entre professores e alunos do Ensino Fundamental. Educar em Revista (Impresso), v. 38, p. 59-71, 2010.
MAGINA, S. M. P.; SANTANA, E. R. S.; CARZOLA, I. M.; CAMPOS, T. M. M. As Estratégias de Resolução de Problemas das Estruturas Aditivas nas Quatro Primeiras Séries do Ensino Fundamental. Zetetike (UNICAMP), v. 18, p. 15-50, 2010.
MAGINA, S. M. P.; SANTOS, A.; MERLINI, V. L. Quando e Como devemos introduzir a divisão nas séries iniciais do Ensino Fundamental? Contribuição para o debate. Em Teia: Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, v. 1, p. 1-23, 2010.
PIRES, R. F.; MAGINA, S. M. P. Construindo o Conceito de Função por meio da Modelação Matemática. Revista de Estudos Universitárias (Sorocaba), v. 36, p. 69-78, 2010.
2009
DA ROCHA FALCÃO, J.T. Na vida dez, na escola dez: breve discussão crítica acerca de pressuspostos psicológicos e seus desdobramentos sobre a avaliação em matemática escolar. Vértices (Campos dos Goitacazes), v. 10, p. 117-139, 2009.
HAZIN, I.; LAUTERT, S. L.; GOMES, E.; GARCIA, D. Abordagem neuropsicológica da aprendizagem matemática escolar em crianças com necessidades educacionais especiais. Cadernos de Psicopedagogia (UNISA), v. 13, p. 1-20, 2009.
HAZIN, I.; LEITÃO, S. ; DA ROCHA FALCÃO, J.T. Cerebralidade e cultura na atividade matemática de crianças epilépticas. Psicologia da Educação (Impresso), v. 29, p. 139-160, 2009.
MAGINA, S. M. P.; BEZERRA, F.J. B.; SPINILLO, A. G. Como desenvolver a compreensão da criança sobre fração? Uma experiência de ensino. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Impresso), v. 90, p. 411-432, 2009.
2008
ACIOLY-RÉGNIER, N. M. Des instruments techniques aux instruments psychologiques : béquilles intellectuelles ou aides à la conceptualisation en mathématiques ?. Carrefours de éducation, v. 26, p. 115-128, 2008.
BATISTA, A. M. S. B.; SPINILLO, A. G. Nem todo material concreto é igual: a importância dos referentes na resolução de problemas. Estudos de Psicologia (UFRN), v. 13, p. 13-21, 2008.
DA NÓBREGA, M. ; HAZIN, I. . Avaliação do desempenho escolar em matemática de crianças com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH): um estudo piloto. Ciências & Cognição (UFRJ), v. 13, p. 19-36, 2008.
MAGINA, S. M. P.; CAMPOS, T. M. M. A fração nas perspectivas do professor e do aluno dos dois primeiros ciclos do ensino fundamental. Bolema (Rio Claro), v. 31, p. 23-40, 2008.
MAGINA, S. M. P.; SANTOS, S. S. Estratégias de Interpretação Gráfica de uma Professora Polivalente ao Manipular Dados no Ambiente Computacional. Bolema (Rio Claro), v. 29, p. 157-174, 2008.
2007
CAMPOS, T. M. M.; MAGINA, S. M. P. ; CAZORLA, I. ; SANTANA, E. R. S. . As Estruturas Aditivas nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental: um estudo diagnóstico em contextos diferentes. Revista Latinoamericana, v. 10, p. 219-239, 2007.
FALCÃO, J. T. R; HAZIN, I. Dez Mitos Acerca do Ensino e da Aprendizagem da Matemática. Pesquisas e Práticas em Educação Matemática, v. 1, p. 27-48, 2007.
2006
CASTRO, J; BOTELHO, D; PARRAT-DAYAN, S.; SPINILLO, A. G. Abordagem construtivista do erro na resolução de problemas de aritmética de estrutura aditiva. Da investigação às práticas: estudos de natureza educacional, v. VII, p. 129-149, 2006.
2018
ARAÚJO GOMES, C. R.; GOMES, A. S.; SELVA, A.C.V. (Org.). Formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais: tecnologias, teorias e práticas. 1a. ed. Curitiba: Appris, 2018. v. 1. 151p.
PORTO, R.; MAGINA, S.M.P.; FERRER, G.I. G. Early Algebra Prelúdio da Álgebra nos anos iniciais da Educação Básica. 1. ed. Riga: Novas Edições Acadêmicas - OmniScriptum Publishing, 2018. v. 1. 84p.
SOUSA, A. C .G. (Org.); SANTANA, L .E. L.; BARRETO, M.C. (Org.). As múltiplas linguagens da educação matemática na formação e práticas docentes. 1. ed. Fortaleza: EdUECE, 2018. v. 1. 1342p .
2017
CASTRO-FILHO, J. A.; SANTANA, E. R. S.; LAUTERT, S. L. (Org.) . Ensinando multiplicação e divisão do 6o ao 9o ano. 1. ed. Itabuna-Bahia: Via Litterarum, 2017. v. 1. 120p
CAZORLA, I.; MAGINA, S.M.P.; GITIRANA,V; GUIMARAES, G. Estatística Para Os Anos Iniciais Do Ensino Fundamental. 1. ed. Brasília: Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM, 2017. v. 1. 122p.
LAUTERT, S. L.; CASTRO-FILHO, J.A.; SANTANA, E. R. S. (Org.) . Ensinando multiplicação e divisão do 1o ao 3o ano. 1. ed. Itabuna: Via Litterarum, 2017. v. 1. 140p .
SANTANA, E. R. S.; LAUTERT, S. L.; CASTRO-FILHO, J.A. (Org.) . Ensinando multiplicação e divisão no 4o e 5o ano. 1. ed. Itabuna - Bahia: Via Litterarum, 2017. v. 1. 116p .
2016
SANTOS, E.M.; LAUTERT, S. L. (Orgs.) . Diálogos sobre o ensino, a aprendizagem e a formação de professores: contribuições da Psicologia da Educação Matemática. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Autografia, 2016. v. 300. 218p.
2014
MUNIS, C.; SANTANA, E. R.S.; MAGINA, S. M. P.; FREITAS, S.B.; VIANNA, C.R. Construção do Sistema de Numeração Decimal. 1. ed. Brasilia: MEC, 2014. v. 1. 88p.
GITIRANA, V.; CAMPOS, T.M. M.; MAGINA, S. M. P.; SPINILLO, A.G. Repensando Multiplicação e Divisão: Contribuições da Teoria dos Campos Conceituais. 1. ed. São Paulo: PROEM, 2014. v. 1. 136p.
2012
SPINILLO, A. G.; LAUTERT, S. (Org.) A pesquisa em Psicologia e suas implicações para a Educação Matemática. 1. ed. Recife: Editora Universitária UFPE, 2012. v. 1. 226p.
2011
CARZOLA, I.; MAGINA, S.M.P.; GITIRANA, V.; GUIMARAES, G. Estatística para os anos iniciais do Ensino Fundamental. 1. ed. Itabuna: Via Literarum, 2011. v. 1. 120p.
2009
NUNES, T; CAMPOS, T.M.M.; MAGINA, S.M.P.; BRYANT, P. Educação Matemática: números e operações numéricas. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2009. v. 1. 206p.
2008
MAGINA, S.M.P.; CAMPOS, T.M.M ; NUNES, T.; GITIRANA, V. Repensando Adição e Subtração: contribuições da Teoria dos Campos Conceituais. 3. ed. São Paulo: PROEM, 2008. v. 1. 64p.
2018
ARAÚJO GOMES, C. R.; SANTIAGO, M. M. L. E agora? Sou professor! Refletindo sobre a formação do (a) professor (a) dos anos iniciais de Matemática. In: ARAÚJO GOMES, C. R.; GOMES, A.S.; SELVA, A.C.V. (Orgs.). Formação de Professores que ensinam matemática nos anos iniciais: Tecnologias, teorias e práticas. 1ªed.Curitiba: Appris, 2018, p. 33-40.
ARAUJO, A. F. Q.; SANTOS, E. M. O livro de matemática: De recurso didático às práticas de pesquisa e de instrumentalização do saber docente. SANTOS, E. M.; LIRA, M.R.(Org.). Diálogos entre o Ensino, a Pesquisa e a Extensão - Possibilidades na Formação Docente. 1ªed.Recife: EDUPE, 2018, v. 1, p. 27-35.
CARRIÃO, A. ; LAUTERT, S. L. ; SPINILLO, A. G. . Cognitive and Linguistic Processes. In: Brazilian Mathematics Education: Theoretical Considerations and Educational Implications. In: Alessandro Jacques Ribeiro;Rute Elizabete de Souza Rosa Borba; Lulu Healy; Solange Hassan Ahmad Ali Fernandes. (Orgs.). Mathematics Education in Brazil: Panorama of Current Research. 1ª ed.USA: Springer International Publishing, 2018, v. , p. 193-210.
COELHO, M. R. C.; OLIVEIRA, R. M.; SANTANA, L. E.L. Uma análise dos conhecimentos semióticos propostos pela BNCC: da linguagem oral para outras formas de representação. In: SOUSA, A.C.G.; SANTANA, L.E.L.; BARRETO, M.C. (Org.). As múltiplas linguagens da Educação Matemática na formação e práticas docentes. 1ª ed. Fortaleza: EdUECE, 2018, v. 1, p. 273-291.
GOMES, A. S.; ARAÚJO GOMES, C. R.; SELVA, A.C.V. Mídias digitais na formação de professores. In: GOMES, A. S.; ARAÚJO GOMES, C. R.; SELVA, A.C.V (Orgs.). Formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais: Tecnologias, teorias e práticas. 1ªed.Curitiba: Appris, 2018, p. 95-111.
LAUTERT, S.L.; SANTOS, E. M.; SANTANA, L. E. L.; GOMES, C. R. A. Um Estudo sobre o Domínio das Estruturas Multiplicativas no Ensino Fundamental-E-MULT. In: GOMES, A. S.; ARAÚJO GOMES, C. R.; SELVA, A.C.V (Orgs.). Formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais: tecnologias, teorias e práticas. 1ªed.Curitiba: Appris, 2018, v. 1, p. 113-124.
LAUTERT, S. L.; FERREIRA, S.P.A. Relações entre leitura, matemática e construção de significados. In: LEÃO, L.M.; CORREIA,M. (Orgs.). Psicologia Cognitiva: construção de significados em diferentes contextos. 2ªed.Campinas: Alinea, 2018, p. 145-158.
SANTOS, E. M.; SANTANA, L. E. L.; LAUTERT, S. L.; GOMES, C. R. A. O Campo Conceitual das Estruturas Multiplicativas. In: GOMES, A. S.; ARAÚJO GOMES, C. R.; SELVA, A.C.V (Orgs.) Formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais: tecnologias, teorias e práticas. 1ed.Curitiba: Appris, 2018, v. 01, p. 55-79.
SELVA, A. C. V.; ARAÚJO GOMES, C. R.; SANTIAGO, M. M. L. O campo conceitual das estruturas aditivas. In: GOMES, A. S.; ARAÚJO GOMES, C. R.; SELVA, A.C.V (Orgs.). Formação de Professores que ensinam matemática nos anos iniciais: Tecnologias, teorias e práticas. 1ªed.Curitiba: Appris, 2018, v. , p. 43-54.
SELVA, A. C. V.; SANTOS, E.M.; SANTANA, L. E. L.; LAUTERT, S. L.; SANTIAGO, M. M. L. Estruturas Aditivas e Multiplicativas no Contexto da Formação Inicial e Continuada. In: GOMES, A. S.; ARAÚJO GOMES, C. R.; SELVA, A.C.V (Org.) Formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais: tecnologias, teorias e práticas. 1ª ed.Curitiba: Appris, 2018, v. 1, p. 81-91.
SPINILLO, A. G. Number sense in elementary school children: the uses and meanings given to numbers in different investigative situations. In: Kaiser, G. e cols. (Orgs.). Invited Lectures form the 13th International Congress on Mathematical Education. 1ed.Cham: Springer, 2018, v. 1, p. 639-650.
TEIXEIRA, A. C.N.; MAGINA, S. M. P. A Possibilidade de se introduzir o raciocínio Funcional Para O Estudante Do 5º Ano Do Ensino Fundamental: Contribuições Para O Debate. In: OLIVEIRA, P.C.(Org.). Produtos Educacionais: contribuições de pesquisas na Educação Matemática. 1ªed.São Carlos: EDUFSCAR, 2018, v. 1, p. 103-122.
2017
ARAUJO, A. F. Q.; SANTOS, E. M.; VASCONCELOS, M. M. S.; SILVA, J. R. Um estudo diagnóstico sobre as concepções de potenciação e função exponencial com estudantes do 2 ano do ensino médio de uma escola pública em Nazaré da Mata. In: MARINHO, A. R.; SCHURSTERS, K. (Org.). Formação de Professores e Prática Docente - Ações do PIBID/UPE. 1ª ed. Rio de Janeiro: Autografia, 2017, v. 01, p. 49-59.
LAUTERT, S. L.; SANTOS, E. M. Estudantes do 1º ao 3º ano resolvem situações multiplicativas. In: LAUTERT, S.L; CASTRO FILHO, J. A.; SANTANA, E.R.S. (Org.). Ensinando multiplicação e divisão do 1º ao 3º ano. 1ªed. Ibicaraí: VIA LITTERARUM, 2017, v. 01, p. 45-76.
SANTOS, E.M.; LAUTERT, S. L.; GOMES, C. R. A.; SILVA, J. F. G. Memórias da Formação: Atividades Elaboradas pelos Professores e Narrativas Acerca da Experiência. In: LAUTERT, S.L; CASTRO FILHO, J. A.; SANTANA, E.R.S. (Org.). Ensinando multiplicação e divisão do 1º ao 3º ano 1ªed.Ibicaraí: VIA LITTERARUM, 2017, v. 01, p. 77-121.
SANTOS, L. S.; ACIOLY-RÉGNIER, N. M.; CAMARA DOS SANTOS, M. Dimensão didática da relação ao saber matemático. Um estudo exploratório com professores que atuam no ensino fundamental do Cabo de Santo Agostinho (Pernambuco-Brasil). In: REGNIER, J.C.; GRAS, R.; COUTURIER, R.; BODIN, A. (Org.). Analyse Statistique Implicative. Points de vue conceptuels, applicatifs et métaphoriques. 1ªed.Lyon: , 2017, v. 1, p. 168-190.
2016
BARRETO, M. C.; SANTANA, L.E. L. Representações semióticas e o ensino de fração. In: CASTRO FILHO, J.A.; BARRETO, M.C.; BARGUIL, P.M.; MAIA, D.L.; PINHEIRO, J. L. (Org.). Matemática, cultura e tecnologia: entre perspectivas globais e locais. 1ªed.Curitiba: CRV, 2016, v. 1, p. 217-238.
BARBOSA, G.S.; MAGINA, S.M.P. Como os estudantes da Educação de Jovens e Adultos Guarani concebem a Matemática. In: RUSSO, K.; PALADINO, M. (Orgs.). Ciências, Tecnologias, Artes e Povos Indígenas no Brasil. 1ª ed. Rio de Janeiro: Garamond Ltda, 2016, v. 1, p. 195-210.
CAMPOS, M. A.; MAGINA, S.M.P.; FARIAS, L.M.S. A Linguagem e a Representação de Conceitos Matemáticos. In: NEVES, A.; CARVALHO, E.; FARIAS, L.M.; CAMPOS, M. A. (Orgs.) Ensino e Didática das Ciências. 1ed.Salvador: EDUBA, 2016, v. 1, p. 195-204.
MAGINA, S. M.P.; MERLINI, V.L.; SANTOS, A. A estrutura Multiplicativa à Luz da Teoria dos Campos Conceituais: uma visão com foco na aprendizagem. In: CASTRO FILHO, J.A.; BARRETO, M. C.; BARGUIL, P. M.; MAIA, D. L.; PINHEIRO, J. L. (Orgs.). Matemática, Cultura e tecnologia: perspectivas internacionais. 1ªed.Curitiba: Editora CRV, 2016, v. 1, p. 65-82.
PIROLA, N.A; ACIOLY-RÉGNIER, N. M. Provinha brasil de matemática: um estudo envolvendo o processo de resolução de problemas por meio do Pensar em voz alta. In: Antonio Francisco Marques; José Roberto Boettger Giardinetto; Vitor Machado (Org). (Org.). Cadernos de Docência na Educação Básica V: O ensino na educação básica - desafios didáticos. 1ed.São Paulo: Cultura Acadêmica, 2016, p. 86-98.
PORTO, E. S.; LAUTERT, S. L.; BORBA, R. E. S. R.; SANTOS, E.M. A Resolução de Problemas de Proporção por Estudantes da 4ª Fase da Educação de Jovens e Adultos. In: LAURINO, D.P.; COSTA, S. (Orgs.). Estudos em Educação em Ciências. 1ed.Rio Grande: Editora da FURG, 2016, v. 01, p. 43-72.
LAUTERT, S.L.; HAZIN, I.; GOMES, C.; FREIRE, R.; LEITE, A.B.B. Autoconceito, autoestima, representações e desempenho em matemática: a contribuição da psicologia para o debate acerca da dualidade afeto/cognição. In: MIGUEL, F.K.; BUENO, J. M.H.; CARVALHO, L.F.; BARTHOLOMEU, D.; MONTIEL, J. M. (Orgs.). Atualização em avaliação e tratamento das emoções: as emoções e seus tratamento normal e patológico. 2aed.São Paulo: Vetor, 2016, v. 2, p. 89-120.
LAUTERT, S. L.; SANTOS, E.M.; MAGINA, S. M. P. Psicologia da Educação Matemática: a constituição de um campo a partir da ANPEPP. In: SANTOS, E.M.; LAUTERT, S.L. (Orgs.). Diálogos sobre o ensino, aprendizagem e a formação de professores: contribuições da Psicologia da Educação Matemática. 1ed.Rio de Janeiro: Editora Autografia, 2016, p. 11-33.
LAUTERT, S. L.; SPINILLO, A. ; CRUZ, T. V. Q. F. . Reflexões sobre o ensino e aprendizagem de conceitos matemáticos: a pesquisa-intervenção e a observação em sala de aula. In: CASTRO FILHO, J. A.; BARRETO, M. C.; BARGUIL, P. M.; MAIA, D.L.; PINHEIRO, J.L. (Orgs.). Matemática, cultura e tecnologia: perspectivas internacionais. 1ed.Curitiba: CRV, 2016, p. 49-64.
LAUTERT, S. L.A inclusão no ciclo de alfabetização: desafios e responsabilidade social. In: BORBA, R.E.S.R.; CRUZ, M.C.S. (Org.). Ciclo de Palestras. Volume 2. 1ed.Recife: Universitaria UFPE, 2016, v. 2, p. 77-87.
SANTOS, E.M.; GOMES, C. R. A.; LAUTERT, S.L.; SANTANA, L. E. L. Professores que ensinam Matemática no Ensino Fundamental em escolas públicas do Recife: a constituição do perfil profissional. In: SANTOS, E.M.; LAUTERT, S.L. (Orgs.). Diálogos sobre o ensino, aprendizagem e a formação de professores: contribuições da Psicologia da Educação Matemática. 1ed.Rio de Janeiro: Editora Autografia, 2016, p. 98-122.
SPINILLO, A. G.; SILVA, J. F. G. ; LAUTERT, S. L. . Ensino e aprendizagem de conceitos matemáticos a partir de explicitação dos princípios invariantes. In: CASTRO FILHO, J. A.; BARRETO, M. C.; BARGUIL, P. M.; MAIA, D.L.; PINHEIRO, J.L. (Orgs.). Matemática, cultura e tecnologia: perspectivas internacionais. 1ed.Curitiba: CRV, 2016, p. 35-47.
SILVA, J. F.G.; SPINILLO, A.G. Relações diretas e inversas em problemas de produto cartesiano: É possível facilitar a compreensão de crianças a partir da explicitação dos princípios invariantes?. In: SANTOS, E.M.; LAUTERT, S.L. (Orgs.). Diálogos sobre o ensino, aprendizagem e a formação de professores: contribuições da Psicologia da Educação Matemática. 1ed.Rio de Janeiro: Editora Autografia, 2016, p. 123-151.
2015
SANTANA, L. E. L.; SILVA, S. H.; CARDOSO, M.B. Estratégias para resolução de problemas aditivos de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. In: LIMA, M.S.L.; CAVALCANTE, M.M.D.; SALES, J.A.M.; FARIAS, I.M.S. (Orgs.). Didática e prática de ensino na relação com a escola. 1ed.Fortaleza: EdUECE, 2015, v. 1, p. 02246-02256.
SANTOS, L. S.; SANTOS, M. C.; ACIOLY-RÉGNIER, N. ; AMARAL, E. M. R. . Professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: Análise das Tendências de Pesquisa no Brasil (2006-2014). In: RÉGNIER, J. C.; SLIMANI, Y.; GRAS, R; TARBOUT, I.B.; DHOUIBI, A. (Org.). Analyse statistique implicative : des sciences dures aux sciences humaines et sociales. 1ed.Radès: ARSA - ISET, 2015, v. 1, p. 326-355.
ISAIA, S.M.A.; BISOGNIN, E.; BISOGNIN, V.; REGNIER, J.C.; ACIOLY-RÉGNIER, N.; SILVEIRA, A. C. Mestrado profissional em ensino de matemática: articulação de competências. In: RÉGNIER, J. C.; SLIMANI, Y.; GRAS, R; TARBOUT, I.B.; DHOUIBI, A. (Orgs.). Analyse statistique implicative: des sciences dures aux sciences humaines et sociales. 1ed.Radès: ARSA - ISET, 2015, v. 1 p. 451-477.
SANTOS, E.M.; ARAÚJO GOMES, C. R.; SANTANA, L.E. L.; SILVA, A.C. Perfil dos professores que ensinam matemática nos anos iniciais: um estudo de caso. In: SANTANA, E.; KATAOCA, V.Y.; ALVES, A. A. (Orgs.). Educação Matemática e contextos da diversidade cultural comunicações orais do eixo: formação do professor de matemática. 1ed.Ilhéus: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2015, v. 2, p. 2-858.
2014
REGNIER, N. Informal Learning in Mathematics Education. In: LEMAN, S. (Org.). Encyclopedia of Mathematics Education. 1ed.London: Springer Netherlands, 2014, v. , p. 289-295.
SANTOS, E. M. Um olhar para o conhecimento matemático sob a ótica cultural. In: JÚNIOR, C. G.S. (Org.). Pesquisas em Ciências e Matemática e a Formação de Professores. 1ed.RECIFE: EDUPE, 2014, v. 01, p. 93-108.
2013
FRADE, C.; ACIOLY-RÉGNIER, N. M.; JUN, L. Beyond Deficit Models of Learning Mathematics: Socio-cultural Directions for Change and Research. In: CLEMENTS, M.A.; BISHOP, A.; KEITEL-KREIDT, C.; KILPATRICK, J.; LEUNG, F.K.-S. (Org.). Third International Handbook of Mathematics Education. 27ed.New York: Springer Science+Business Media, 2013, v. 3, p. 101-144.
MAGINA, S. M.P.; MALASPINA, M.C. A Fração nos Anos Iniciais: uma perspectiva para seu ensino. In: SMOLE, K. S.; MUNIZ, C. A. (Orgs.). A Matemática em Sala de Aula. 1ed.Porto Alegre: Penso Editora, 2013, v. 1, p. 89-114.
SANTANA, L.E. L.; SAMPAIO, S.M. A concepção de fração de pedagogos em formação: contribuições da Teoria dos Registros de Representação Semiótica. In: BARRETO, M. C.; MAIA, D. L.; CARVALHO, R.L.; PINHEIRO, J.L. (Orgs.). Matemática, Aprendizagem e Ensino. 1ed.Fortaleza: EdUECE, 2013, v. 1, p. 33-46.
SILVA, S. H.; SANTANA, L.E. L. Conhecimentos de professoras polivalentes em Geometria. In: BARRETO, M. C.; MAIA, D. L.; CARVALHO, R.L.; PINHEIRO, J. L. (Orgs.). Matemática, Aprendizagem e Ensino. 1ed.Fortaleza: EdUECE, 2013, v. 1, p. 47-66.
SOUSA, A.C.G.; SANTANA, L.E. L.; SILVA, S.H. Contribuições da teoria dos registros de representação semiótica na resolução de problemas: suporte à formação docente em matemática. In: LIMA, I.P. (Orgs.). A formação de professores de matemática sob diferentes perspectivas teóricas. 1ed.Teresina: EDUFPI, 2013, v. 2.
SPINILLO, A. G.; LAUTERT, S.L. As contribuições da pesquisa em psicologia cognitiva para a psicologia da educação matemática. In: BORBA, R.E.S.R.; MONTEIRO C.E.F. (Orgs.). Processos de ensino e aprendizagem em educação matemática. 1ed.Recife: Editora Universitária, 2013, v. 1, p. 205-232.
SPINILLO, A. G. A dimensão social, linguística e cognitiva da compreensão de textos: considerações teóricas e aplicadas. In: MOTA M. M. P. E.; A.G. (Orgs.). Compreensão de textos. 1ed.São Paulo: Casa do Psicólogo, 2013, v.p. 181-208.
2012
ARAÚJO GOMES, C. R.; SILVA, C. P. S.; CORDEIRO, R. M. A. A formação de professores que ensinam matemática: Aspectos psicológicos e didáticos na gestão da sala de aula. In: SPINILLO, A.G.; LAUTERT, S.L. (Orgs.). A pesquisa em Psicologia e suas implicações para a Educação Matemática. 1ª ed.Recife: Editora Universitária da UFPE, 2012, p. 175-224.
BARBOSA, G.S.; MAGINA, S.M.P. A Construção de Conceitos Matemáticos por alunos do curso de Educação de Jovens e Adultos Guarani. In: BARROS, A. M.; SANTOS, F. M.; BARBOSA, G. S. (Orgs.). EJA Guarani: O registro de uma história e perspectivas atuais. 1ed.Rio de Janeiro: E-papers, 2012, v. 1, p. 151-168.
PIRES, R. F.; MAGINA, S.M.P. A fim de estudar função afim: uma modelação bem sucedida. In: SPINILLO, A.G.; LAUTERT, S.L. (Orgs.). A pesquisa em Psicologia e suas implicações para a Educação Matemática. 1ª ed.Recife: Editora Universitária da UFPE, 2012, p. 53-88.
SILVA, S. H.; SANTANA, L.E. L.; BARRETO, M.C. Contribuições do software geogebra para a aquisição de conceitos geométricos. In: LEITE, Y. U.F.; MARIN, A.J.; PIMENTA, S.G.; REALI, A.M.M.R. (Orgs.). Políticas de formação inicial e contínua de professores. 1ª ed.Campinas: Junqueira & Marin Editores, 2012,p. 6109-6120.
SPINILLO, A. ; LAUTERT, S. L. Por uma compreensão conceitual da divisão: uma proposta de intervenção. In: SPINILLO, A.G.; LAUTERT, S.L. (Org.). A pesquisa em Psicologia e suas implicações para a Educação Matemática. 1ª ed.Recife: Editora Universitária da UFPE, 2012, p. 15-52.
2011
SANTANA, E. R.S.; MAGINA, S.M.P. A Teoria dos Campos Conceituais - 2o ano. In: SANTANA, E. CORREIA, D. (Orgs.). Ensinando adição e subtração: experiências de professores do 2º ano. 1ed.Itabuna: VIA LITTERARUM EDITORA, 2011, v. 1, p. 11-20.
SANTANA, E.R.S.; MAGINA, S. M.P. A Teoria dos Campos Conceituais - 3o ano. In: SANTANA, E. CORREIA, D. (Orgs.). Ensinando adição e subtração: experiências de professores do 3º ano. 1ed.Itabuna: VIA LITTERARUM EDITORA, 2011, v. 2, p. 11-20.
SANTANA, E.R.S.; MAGINA, S.M.P. A Teoria dos Campos Conceituais - 4o ano. In: In: SANTANA, E. CORREIA, D. (Orgs.). Ensinando adição e subtração: experiências de professores do 4º ano. 1ed.Itabuna: VIA LITTERARUM EDITORA, 2011, v. 3, p. 11-20.
SANTANA, E.R.S.; MAGINA, S.M.P. A Teoria dos Campos Conceituais - 5o ano. In: SANTANA, E. CORREIA, D. (Orgs.). Ensinando adição e subtração: experiências de professores do 5º ano. 1ed.Itabuna: VIA LITTERARUM EDITORA, 2011,v. 4, p. 11-20.
SANTOS, E. M. Matemática e Direitos Humanos. In: GRAÚNA, M.G.F; SANTOS, E.M.; CARVALHO, W.L. (Orgs.). Direitos Humanos em Movimentos. 1ed.Recife: EDUPE, 2011, v. 01, p. 37-42.
2010
VENDRAMINI, C.; MAGINA, S.M.P. Germinação da Sementes. In: CAZORLA, I.; SANTANA, E. (Orgs.). Do Tratamento da Informação ao letramento estatístico. 1ed.Itabuna: Via Litterarum, 2010, v. 1, p. 94-105.
SILVA, C.B.; MAGINA, S.M.P.; SILVA, E.D. Homem Vitruviano. In: CAZORLA, I.; SANTANA,E. (Orgs.). Do Tratamento da Informação ao Letramento Estatístico. 1ed.Itabuna: Via Literarum, 2010, v. 1, p. 80-94.
2009
SILVA, M. M.; SANTOS, E.M.; SILVA, G. F.O jogo como recurso didático em aulas de matemática: Uma proposta de trabalho com o dominó. In: BEZERRA, B. G.; SILVA, M. M. (Orgs.). Educação, Linguagem e Ciência: práticas de pesquisa. 01ed.Recife: EDUPE, 2009, v. 01, p. 31-42.
SANTOS, E.M.; VILACA, M. M. A busca de relações entre a matemática dos agricultores e a matemática escolar: Um estudo em calçado - PE. In: GOLDFARB, M. C.; FREITAS, V.L.C. (Orgs.). Educação e Ciências: Diálogos Interdisciplinares (Série Educação e Cultura). 1ed.Recife: Editora Universidade de Pernambuco - EDUPE, 2009,p. 235-250.
2008
ARAÚJO GOMES, C. R.; FALCÃO, J. T. R. Cognição, Afetividade, Subjetividade: analisando a construção de significados na sala de aula de matemática. In: LEÃO, M. L.M.C.; CORREIA, M.M. B.; (Orgs.). Psicologia Cognitiva: Construção de Significados em Diferentes Contextos. 1aed.Campinas: Átomo e Alínea, 2008, p. 129-161.
FRADE, C. C.; DA ROCHA FALCÃO, J.T. Tacit knowing and situated learning perspectives in the context of mathematics education. In: WATSON, A.; WINBOURNE, P. (Orgs.). New directions for situated cognition in mathematics education. New York: Springer - Mathematics Education Library, 2008, v. 45, p. 203-230.
SPINILLO, A.; LAUTERT, S. L. Pesquisa de intervenção em psicologia do desenvolvimento cognitivo: reflexões e resultados. In: CASTRO, L. R.; BESSET, V. L. (Orgs.). Pesquisa de Intervenção na infância e adolescência. 1ed.Rio de Janeiro: NAU Editora, 2008, v. 1, p. 294-321.
2007
DA ROCHA FALCÃO, J.T.. Conceptualisation en acte, conceptualisation explicite: quels apports théoriques à offrir à la didactique des mathématiques et des sciences?. In: MERRY, M. (Orgs.). Activité humaine et conceptualisation: questions à Gérard Vergnaud. Toulouse: Presses Universitaires du Mirail, 2007, v. , p. 293-296.
2006
ACIOLY-RÉGNIER, N. M. Quando o pesquisador-psicólogo estuda competências matemáticas: obstáculos epistemológicos e socio-culturais em situações extra-escolares. In: BRITO, M. R. F. (Orgs.). Solução de problemas e a matemática escolar. Campinas: Átomo e Alínea, 2006.
ACIOLY-RÉGNIER, N. M.; FALCAO, L. H. R. A ansiedade na aprendizagem da matemática e a passagem da aritmética para a álgebra. In: Brito, MRF. (Orgs.). Psicologia da Educação: Teoria e Pesquisa. 2°ed.: , 2006, p. 235-261.
ACIOLY-RÉGNIER, N. M. Competências matemáticas: análise de aspectos conceituais e da dimensão sociocultural dos conceitos. In: Brito, M.R.F. (org.). Solução de problemas e a Matemática escolar. Campinas: Editora Alínea, 2006, p. 55-82.
BOTELHO, D; CASTRO, J ; MORGADO, L ; DAYAN, S.P.; SPINILLO, A. G. . Análise do erro na resolução de problemas verbais de estrutura aditiva: Uma perspectiva construtivista. In: SIMÕES, M.C.T.; MACHADO, M.T. S.; DIAS, M.L.V.; LIMA, L.I.N.C (Orgs.). Psicologia do Desenvolvimento: Temas de investigação. 1ed.Coimbra: Edições Almedina SA, 2006, v. 1, p. 53-76.
SANTOS, S.S.; MAGINA, S.M.P. A Manipulação e Interpretação Gráfica na Visão do Professor das Séries Iniciais do Ensino Fundamental: Um Estudo de Caso. In: BRITO, M.R.F. (Org.). Solução de problemas e a matemática escolar. 1ed.Campinas: Editora Alínea, 2006, v. 1, p. 1-286.
SPINILLO, A. G. O sentido de número e sua importância na educação matemática. In: BRITO, M.R.F. (Org.). Solução de problemas e a matemática escolar. 1ed.Campinas: Editora Alínea, 2006, p. 83-111.
SPINILLO, Alina Galvão ; LAUTERT, S. L. . O diálogo entre a psicologia do desenvolvimento cognitivo e a educação matemática. In: MEIRA,L.; SPINILLO, A.G. (Org.) Psicologia Cognitiva: Cultura, desenvolvimento e aprendizagem. 2ed.Recife: Editora Universitaria da UFPE, 2006, v. 1, p. 46-80.