Ouvidoria

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Sobre a Ouvidoria-Geral

Criada em 2012, a Ouvidoria Geral da UFPE se constitui em espaço de acolhida e escuta de Manifestações (sugestão, solicitação, reclamação, denúncia, elogio) por parte da população, garantindo a participação social como exercício de cidadania. Além disso, é setor importante na qualificação do serviço público. Relatórios analíticos sobre os temas trabalhados na rotina da Ouvidoria são apresentados a setores da gestão universitária, com objetivo de inspirar a construção de fluxos, rotinas, processos que otimizem a vida e as relações na UFPE.

Tendo como foco o direito comunicativo, a Ouvidoria Geral deverá ser procurada sempre que forem esgotadas as tentativas de solução da questão junto às unidades administrativas competentes da UFPE

 

Sobre a Seção de Atendimento ao Cidadão (SAC)

A Seção de Atendimento ao Cidadão (SAC) desenvolve atividades relativas à transparência ativa e transparência passiva. Realiza o monitoramento das informações publicadas em transparência ativa, através da página Acesso à Informação e a atualização (sempre que necessária), conforme orientação do Guia de Transparência Ativa para Órgãos e Entidades do Poder Executivo Federal (GTA) da Controladoria-Geral da União (CGU), além de realizar o atendimento às demandas da sociedade, recebidas através do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), que desde agosto de 2020 está integrado à Plataforma Fala.BR.
 
 
Após a regulamentação da LAI em 2012, a UFPE instituiu o Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), que iniciou os atendimentos físicos na Secretaria de Gestão da Informação e Comunicação (SeGIC). Em 2014, a SeGIC foi transformada na Pró-Reitoria de Comunicação, Informação e Tecnologia da Informação (PROCIT).
 
Em virtude da necessidade de adequações da estrutura institucional, em 2020 o SIC passou a compor a Diretoria de Controladoria e, em 2021, passou a fazer parte da Ouvidoria-Geral da UFPE.
 
 

Registre sua Manifestação / Demanda

Se você quer registrar uma manifestação ou realizar uma demanda de Acesso à Informação, não mande por e-mail. O canal oficial para registros é a Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação, a Plataforma Fala.BR. Veja abaixo os tipos de manifestação que você pode fazer:

A Controladoria-Geral da União (CGU) disponibiliza o manual de uso da Plataforma Fala.BR. Caso você precise de ajuda para utilizar o sistema, pode consultar as seguintes seções:

Acessando o Sistema (cadastro / tipos de login / recuperação de senha / funcionalidades)

Nova Manifestação (registro / registro de denúncia ou reclamação anônima)

Minhas Manifestações (acesso / ações)

Manifestação de Denúncia - Portaria dispõe sobre o encaminhamento e o registro de denúncias pelas unidades no âmbito da UFPE.

 

Atendimento

A Ouvidoria-Geral e a Seção de Atendimento ao Cidadão realizam atendimentos presenciais, preferencialmente mediante agendamento.

Para agendar o atendimento com a Ouvidoria-Geral e na Seção de Atendimento ao Cidadão /SIC, acesse atendimento agendado.

 

Painel Resolveu?

O Painel Resolveu? é uma ferramenta que reúne informações sobre manifestações de ouvidoria (denúncias, sugestões, solicitações, reclamações, elogios e pedidos de simplificação) que a Administração Pública recebe diariamente pela Plataforma Fala.BR. A aplicação permite pesquisar examinar e comparar indicadores de forma rápida, dinâmica e interativa. Acesse o Painel Resolveu.

 

Painel LAI

O Painel Lei da Acesso à Informação (Lei 12.527/2011) apresenta um panorama da implementação da norma no Poder Executivo Federal. Há informações sobre números de pedidos e recursos, cumprimento de prazos, perfil de solicitantes, transparência ativa, entre outros aspectos. Os dados são extraídos da Plataforma Fala.BR. Acesse o Painel LAI.

 

Boletim Informativo da Ouvidoria-Geral

O Boletim Informativo (BI), no quadro abaixo clique em Boas Práticas, é mais uma ferramenta da Ouvidoria-Geral da UFPE, que tem como objetivo, manter a comunidade acadêmica, informada sobre os serviços prestados, atualizar sobre as campanhas, eventos e demais atividades, bem como promover a transparência. Nele constão assuntos com temas diversos que, no seu conjunto, formam a base de conhecimentos essenciais à adequada atuação no serviço público. 

 

Guia Lilás

O Guia Lilás: orientações para prevenção e tratamento ao assédio moral e sexual e à discriminação no Governo Federal, instituído pela Portaria Normativa SE/CGU n° 58, de 7 de março de 2023, integra o Plano de Enfrentamento ao Assédio Moral e Sexual e à Discriminação no Poder Executivo Federal, coordenada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. Esta primeira versão será revisada após desenvolvimento das atividades do Grupo de Trabalho Interministerial que debaterá este Plano

 

Ouvidora

Geyza D'Ávila

Currículo Lattes

Portaria de designação de Ouvidora-Geral da UFPE, a partir de 07 de julho de 2022 - nº 3225/2022 - UFPE.

Portaria de Designação como AMLAI a partir de 05 de agosto de 2022 - nº 3515/2022 - UFPE.

Agenda da Ouvidora.

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+55 81 2126 8195
Equipe:
Ouvidora-Geral
Geyza D'Ávila
Ouvidor Substituto
Nestor Alves
Frederico Bruno Cavalcanti de Siqueira
José Geovanni Costa de Almeida
SAC
Mônica Augusta
Talita Torres de Araújo

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