Notícias Notícias

Voltar

Lançada Consulta Pública sobre abertura de dados da UFPE

 

Com o objetivo de ampliar a transparência e fomentar a participação social no desenvolvimento do Plano de Dados Abertos (PDA) da UFPE 2021-2023, a universidade lança a consulta pública sobre Dados Abertos, a qual estará disponível online de 21 junho a 05 julho de 2021 através deste formulário.

Promovida pelo Grupo de Trabalho Multidisciplinar para Criação do PDA, a consulta tem como objetivo incentivar a participação de todos os interessados em consumir os dados institucionais. As respostas ajudarão a identificar as demandas existentes por dados da UFPE, além de contribuir com a priorização das bases a serem abertas.

Plano de Dados Abertos UFPE
 

O Decreto n. 8.777/2016, institui a Política de Dados Abertos do Poder Executivo Federal e fornece as diretrizes para o desenvolvimento do Plano de Dados Abertos bianual das instituições que compõem esta esfera de poder. Dessa forma, a UFPE vem desde 2017 publicitando seu Plano de Dados Abertos, sendo o atual com vigência até agosto de 2021. 

Atualmente está em curso o Grupo de Trabalho para Criação do Plano de Dados Abertos UFPE 2021-2023. Tendo em vista o compromisso institucional com a transparência e a natureza multidisciplinar do tema, diversas unidades administrativas estão envolvidas na construção deste plano,  são elas: PROGEST, PROGEPE, PROGRAD, PROPESQI, PROPG, PROAES e Departamento de Ciência da Informação, sendo as atividades coordenadas pela  Coordenação de Governança e Gestão de TIC - STI. O trabalho está sendo desenvolvido assincronamente e através de encontros virtuais semanais até agosto de 2021

Este PDA retratará o atual contexto institucional acerca da cultura de dados abertos, apresentará o inventário das bases de dados que estão sob a guarda da STI e fomentará a participação da sociedade na priorização dos dados a serem abertos. Além disso, apresentará cronograma para abertura de conjunto de dados e um plano de ação com mecanismos para promoção, fomento e reuso de conjunto de dados entre setembro de 2021 e agosto de 2023.

 

Para mais informações: dadosabertos@ufpe.br


Contatos Contatos

Suporte a demandas de TIC

Abrir chamado/Orientações: Portal da Central de Serviços de TIC
Horário de funcionamento: 7h às 19h

Dúvidas: 81 2126-7777
Secretaria STI

Horário de funcionamento: 8h às 12h e 13h às 17h

81 2126-8391/ PABX: (81) 2126.8000

Localização Localização