Notícias Notícias

Voltar

Secretário geral da SPREAD participa de reunião com a Diretoria do Polo associado Caruaru

Na companhia do Reitor da UFPE, o Secretário da SPREAD também inaugurou a placa de identificação do Polo

 

Parte da equipe da Secretaria de Programas de Educação Aberta e Digital (SPREAD), formada pelo secretário geral, prof. Alberto Poza, a coordenadora administrativa, Claudyvanne Silva, o coordenador pedagógico, Wellinson Vaz, o técnico em T.I, Silvio Barros, o produtor multimídia UAB, Daniel Monteiro, e a comunicadora social UAB, Danielle Lins, se reuniu na última terça-feira (19), com a Diretoria do Centro Acadêmico do Agreste (CAA), na presença do reitor da UFPE, prof. Alfredo Gomes, e do diretor do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG), prof. Afonso de Oliveira.

Na ocasião, o Secretário Geral da SPREAD, que foi recebido pelo diretor do CAA, prof. Manoel Guedes, e o vice-diretor, prof. Gilson Lima, tratou de questões referentes ao acompanhamento das instalações do Polo associado UFPE, em consonância com o Acordo de Cooperação Técnica nº 238/2022; a seleção de coordenador de Polo, que teve o processo seletivo concluído aguardando apenas a indicação efetiva do Reitor; além da inauguração das faixas identificativas (interna e externa), instaladas no dia 12 de julho, conforme exigências da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). 

O reitor, prof. Alfredo Gomes, ressaltou o trabalho desenvolvido pela atual gestão da SPREAD. “De forma bastante consistente, muita negociada, conversando com os professores, coordenadores, já visitou os Polos de maneira geral procurando ver quais as condições de materiais, foi constituído o Fórum de Coordenadores para pensar coletivamente, está fazendo um trabalho vagaroso, mas que já resultou de um salto de matrícula de menos de mil estudantes EAD para três mil, previsão para 2023, um salto expressivo em face da conjuntura que estamos vivendo. Parabéns a todos e nos colocamos à disposição para que possa consolidar os dois Polos associados e fortalecer essa iniciativa”. 

De acordo com o Secretário da SPREAD, a partir de janeiro de 2023, o Polo vai ganhar dois novos cursos de graduação, bem como a renovação do curso de especialização, oriundos do Edital Capes 2022-2025, os quais respondem a demandas das cidades vizinhas de Caruaru, conforme reuniões ocorridas no Fórum de Coordenadores com a participação do coordenador geral da UAB-UFPE, prof. Francisco Kennedy.

Atualmente, o Polo tem 90 alunos distribuídos em três cursos, dois de graduação (Letras – Português e Ciências Biológicas) e um de pós-graduação (Especialização em Ensino de Ciências e Matemática). A previsão é que, em 2023, o quantitativo de novos alunos seja de 140 (230 ao todo), além dos atuais. Isso permitirá, uma vez superado o quantitativo de 100 alunos por Polo, lançar o Edital de Assistente à Docência, implementando assim a gestão e a qualidade de atendimento aos estudantes. 

 “Temos que dar condições de acolhida aos estudantes EAD, um espaço físico apropriado para atividades administrativas do Polo, atendimento aos estudantes e apoio dos funcionários. A SPREAD/UAB agradece ao Reitor da UFPE pelo apoio constante na gestão e, na pessoa do diretor, prof. Manoel Guedes, ao pessoal docente e técnico do CAA pela colaboração e parceria para a interiorização do ensino superior da modalidade a distância da UFPE”, enfatizou o prof. Alberto Poza.

 

Polo associado Caruaru - CAA
O Polo Associado Caruaru foi fundado no segundo semestre de 2018, junto com o Polo Associado Vitória, quando a UFPE participou do Edital Capes - Universidade Aberta do Brasil 2018-2022. Buscando processos de interiorização da Universidade, bem como reforçar os novos centros da UFPE, CAA e CAV, foram implantados os cursos de graduação em Ciências Biológicas, Letras-Português e, pela primeira vez na UFPE, o curso de especialização em Ensino de Ciências e Matemática. Os vestibulares dos cursos elencados apenas ocorreram na gestão do reitor Alfredo, quando a atual coordenação da SPREAD-UAB tomou posse, a partir de abril de 2021. 

 

Mais informações
SPREAD: spread@ufpe.br 
Coordenação UAB/UFPE: coord.uab.ead@ufpe.br  
Polo associado Caruaru: secretariauab.caruaru@gmail.com 

 


Facebook: Educação a Distância - UFPE /ufpeead
Instagram: @ufpeead

Data da última modificação: 09/09/2022, 09:49