Notícias Notícias

Voltar

Portal Capes disponibiliza acesso à base Compendex, com conteúdo especializado em robótica e disciplinas ligadas às Engenharias

O conteúdo oferece mais de 17 milhões de registros, com referências de milhares de revistas científicas especializadas e anais de conferências.

Do "Portal de Periódicos da CAPES"

O segmento robótico vive momentos de destaque no mundo inteiro. No Brasil, segundo dados da Associação Brasileira de Internet Industrial, são instalados em média 1,5 mil robôs por ano – volume considerado ainda baixo em comparação aos países desenvolvidos. Embora liderado pela indústria automobilística, o processo de robotização no país se espalha para outros setores, com realce nas usinas de alimentos e bebidas, eletroeletrônica e química. O uso de robôs em diversas etapas da produção é um importante passo para fazer parte da chamada “Indústria 4.0”, caracterizada pela instalação de fábricas inteligentes, totalmente automatizadas.

O ramo da tecnologia que lida com robôs é apenas um dos campos contemplados pela base referencial Compendex Engineering Index – disponibilizada aos usuários do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A base é acessada pela plataforma Engineering Village e abrange outras disciplinas ligadas às engenharias, ciência da computação e temas correlacionados. O conteúdo oferece mais de 17 milhões de registros, com referências de milhares de revistas científicas especializadas e anais de conferências.

Entre as opções de pesquisa, é possível selecionar os tipos de busca Quick, Expert e Thesaurus, proporcionando respectivamente buscas simples, com termos combinados ou por meio de vocabulário controlado. Os protocolos oferecidos viabilizam ao pesquisador salvar e combinar consultas, além de criar alertas. Os filtros oferecem a possibilidade de refinar os resultados por vocabulário controlado, tipo de documento, ano, autor, afiliação, idioma, tipo de tratamento, código IPC e outros.

A Compendex cobre mais de 120 anos de literatura especializada, com abrangência de registros publicados desde 1884 até a semana atual. Cada registro é selecionado e indexado usando o Engineering Index Thesaurus, que assegura a descoberta e a recuperação de tópicos específicos da engenharia. Os registros de 1884 a 1969 são tratados por meio do Engineering Index Backfile (EI Backfile), que fornece uma visão histórica abrangente do período, com documentos digitalizados a partir dos índices de impressão originais.

O conteúdo é da editora Elsevier e pode ser localizado no Portal de Periódicos por meio do link buscar base, inserindo o nome “Compendex (Engineering Village)” no campo de busca.

Data da última modificação: 28/06/2018, 17:51