Notícias Notícias

Voltar

Propesq apresenta planejamento estratégico às pós-graduações

A pró-reitoria apresentou ações para os próximos meses e ações a médio prazo.

A Pró-Reitoria para Assuntos de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq) realizou uma reunião com os coordenadores e representantes dos programas de pós-graduação para apresentar o calendário de planejamento 2020 das ações da pró-reitoria para o primeiro semestre deste ano e ações a médio prazo, para os próximos três anos. Estiveram presentes para debater projetos para os programas de pós-graduação a Diretoria de Relações Internacionais (DRI) e representantes da Coordenação de Transportes e da Editora. O encontro foi realizado no auditório do Departamento de Hotelaria e Turismo (DHT) na manhã desta quinta (12). 

Confira as apresentações:

Crédito da foto: Allane Silveira 

Pró-reitora Carol Leandro apresenta planejamento para coordenadores e representantes de programas de pós-graduação

A pró-reitora Carol Leandro deu destaque às ações do primeiro semestre que visam à avaliação quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e ao incremento da produção científica dos programas. Foram discutidas propostas de fusão de programas de pós-graduação, apoio e mapeamento de laboratórios multiusuários bem como ações de comunicação para divulgação das pesquisas dos programas.

As ações a médio prazo envolvem a proposta de criação do Centro Nacional de Processamento de Alto Desempenho e a criação de projetos institucionais de apoio à pesquisa transversais e com foco na sustentabilidade nos temas de meio ambiente, tecnologia e comunicação, inovação, educação e sociedade e saúde, dentro da perspectiva dos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU. “Eu considero a reunião muito exitosa com participação massiva dos programas. Isso mostra como a gestão atual está preocupada com a transparência, a participação e o planejamento conjunto para as pós-graduações nos próximos anos”, destacou Carol.

O Diretor de Pesquisa, Pedro Carelli, também apresentou os editais que serão lançados pela diretoria voltados aos pesquisadores. São eles o de Produtividade em Pesquisa, Qualis A, Tradução e Revisão de Manuscritos, Fomento a Laboratórios Institucionais e Cavouco. Carelli ressaltou a importância de os docentes publicarem cada vez mais artigos em revistas internacionais para estimular a internacionalização os programas.

Os diretores de Relações Internacionais Leonor Maia e Madson Góis Diniz também apresentaram os projetos do órgão para os programas. As ações caminham no sentido de ampliar a proficiência linguística dos estudantes de mestrado, dar assistência especializada às pós-graduações em programas como o Programa Institucional de Internacionalização (Print) e o Brafitec, ambos da Capes, orientação em aulas internacionalizadas, unificação de exames de proficiência e a criação de uma agência de tradução e interpretação. 

 

Data da última modificação: 13/03/2020, 15:42