Informes Informes

15/01/2021 Colóquio (WEBINAR) Nanotermometria de luminescência e as anomalias da água líquida - Luís António Dias Carlos (Phantom-g, CICECO-Instituto de Materiais de Aveiro, Departamento de Física, Universidade de Aveiro, 3810-193 Aveiro, Portugal)

Título:

Nanotermometria de luminescência e as anomalias da água líquida

Coloquialista:

Resumo:

Durante a última década, a nanotermometria de luminescência abriu a possibilidade de medir fluxos térmicos a escalas espaciais inferiores a 10 µm, inacessíveis por métodos elétricos convencionais.1 Diversos luminóforos têm mostrado serem capazes de medir a temperatura de forma não evasiva através das suas propriedades de emissão de luz, por exemplo polímeros, sistemas conjugados de DNA ou proteínas, corantes orgânicos, pontos quânticos, e iões de lantanídeos trivalentes (Ln3+) incorporados em híbridos orgânicos-inorgânicos e em nanopartículas. A implementação destes materiais à base de iões Ln3+ como termómetros raciométricos foi extensivamente revista nos últimos cinco anos.1

Nos últimos dois anos, o foco da termometria de luminescência deslocou-se gradualmente do fabrico de novas nanoarquitecturas para a utilização da técnica como ferramenta para a bioimagem térmica e para o estudo de propriedades dos próprios termómetros e do seu ambiente local, como, por exemplo, a velocidade instantânea de nanocristais Brownianos suspensos tanto em solventes aquosos como orgânicos.2

Após uma perspetiva geral do trabalho realizado em nanotermometria de luminescência desde a explosão do campo há uma década atrás, a palestra centrar-se-á num exemplo recente3 que ilustra como as anomalias da água líquida podem ser estudadas utilizando a termometria de luminescência.

Referências:

1. C. D. S. Brites, S. Balabhadra, L. D. Carlos, Adv. Opt. Mater. (2019) 7, 1801239.

2. C. D. S. Brites, X. Xie, M. L. Debasu, X. Qin, R. Chen, W. Huang, J. Rocha, X. Liu, L. D. Carlos, Nature Nanotech. (2016) 11, 851.

3. C. D. S. Brites, B. Zhuang, M. L. Debasu, D. Ding, X. Qin, F. E. Maturi, W. W. Y. Lim, D. W. Soh, J. Rocha, Z. Yi, X. Liu, L. D. Carlos, J. Phys. Chem. Lett. 11 (2020), 6704.

Biografia:

Luís António Dias Carlos é Professor Catedrático no Departamento de Física da Universidade de Aveiro, Portugal. É membro da Academia das Ciências de Lisboa e da Academia Brasileira de Ciências e os seus interesses atuais de investigação incluem nanotermómetros luminescentes, concentradores solares luminescentes, e híbridos orgânicos-inorgânicos para fotónica verde (iluminação em estado sólido e ótica integrada).

Data, horário e local:

15 de janeiro de 2021, (sexta-feira) 16h

Ambiente Virtual: Google Meet

Segue endereço do Webinar:

Orientações:

1. Entrar com o microfone desligado.

2. Entrar de preferência logado com o novo email institucional (@ufpe.br)

Clique aqui para o PDF do cartaz com link do canal

Data da última modificação: 12/01/2021, 17:16