Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE)
Legislações e Documentos
Regimento do PPGEE
- Regimento (para alunos ingressos até 2021.2)
- Regimento (para alunos ingressos a partir de 2022.1)
- Alteração no Regimento (para alunos ingressos a partir de 2023.1)
- Regimento (para alunos ingressos a partir de 2025.1)
Normativas e Resoluções
- Normativa 01/2022 - Estabelece normas para a alocação de bolsas de mestrado e de doutorado oriundas do Progama CAPES / Demanda Social e do Edital CNPq de Apoio a Projetos Institucionais por Meio da Concessão de Bolsas de Mestrado e Doutorado.
- Resolução CEPE 26/2020 - Estabelece normas para realização do Estágio de Docência, para estudantes dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu na UFPE. O estágio é obrigatório para discentes de doutorado que foram beneficiários de bolsa CAPES por qualquer período do seu curso.
Planejamento Estratégico
- Planejamento Estratégico e Autoavaliação do Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Pernambuco para os anos 2021 a 2024.
- Relatório de Acompanhamento de Ações do Planejamento Estratégico do Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Pernambuco para os anos 2021 a 2024.
Orientações para Discentes
Procedimentos e Orientações Relativos a Defesas e Conclusão do Curso
- Modelo de resumo para dissertação e tese
- Template dos elementos pré-textuais, elaborados pela biblioteca central
- Cadastramento no SIPAC de examinadores externos à UFPE para assinatura de ata de defesa
- Procedimento após a defesa de dissertação ou tese
- Depósito de teses e dissertações
- Orientações SIGAA – Biblioteca Central
- Passo a passo para a solicitação de ficha catalográfica pelo SIGAA
Formulários para Discentes
Formulários relacionados à solicitação de auxílio financeiro
- Instrucoes_PROAP2019
- Auxilio Financeiro_Alunos
- Formulario de Solicitacao de Passagens
- Orientacao_Solicitacao de Passagens
- Relatório de Viagem
- Requerimento para solicitar auxílio financeiro
Outros formulários
- Declaração Negativa de Vínculo Empregatício
- Procedimentos para pagamento de taxas da UFPE
- Requerimento Geral
- Requerimento para solicitar equivalência de disciplina
- Requerimento para solicitar integralização de disciplina
- Requerimento para solicitar integralização de disciplinas cursadas no Curso de Mestrado do PPGEE para o Curso de Doutorado do PPGEE
- Requerimento para solicitar matrícula em disciplina isolada
- Requerimento para solicitar prorrogação de prazo
Formulários para Docentes
Critérios do PPGEE para participação de docentes
Cadastramento de Docentes do PPGEE
- Formulário de atuação acadêmica anual
- Formulário para cadastramento de docentes
- Formulário para cadastramento de novos docentes
- Formulário para cadastramento de docentes convidados
Formulários para solicitação de comissão examinadora:
- Formulário para solicitação de comissão examinadora de mestrado
- Formulário para solicitação de comissão examinadora de projeto de tese
- Formulário para solicitação de comissão examinadora de doutorado
- Ficha cadastral de docentes convidados (participantes externos)
O trancamento de matrícula é solicitado pelo discente diretamente no sistema SigaA. A efetivação do trancamento depende de homologação por parte da Secretaria do PPGEE no mesmo sistema. A reabertura da matrícula deve ser solicitada pelo discente, via mensagem de e-mail a ppgee@ufpe.br, num prazo de 05 (cinco) dias antes da data em que a referida reabertura deve ser efetivada. Tal efetivação será realizada pela Secretaria do PPGEE. Logo após a reabertura da matrícula, o discente deve solicitar matrícula em alguma componente curricular (atividade de orientação individual, por exemplo), evitando, assim, a perda do vínculo com o programa.
Cadastramento no SIPAC de examinadores externos à UFPE para assinatura de ata de defesa
Quando da realização de uma defesa, todos os examinadores externos e o candidato devem assinar a ata de defesa no SIPAC. No caso de examinadores externos à UFPE, deve-se utilizar a funcionalidade "assinantes externos no SIPAC" (dentro do módulo "Protocolo"); vide Of. Circular No. 21/2022 - CPG (12.69.06).
Instruções (devem ser repassadas aos examinadores externos à UFPE pelo orientador do trabalho a ser defendido):
1. O examinador externo deve ser orientado a realizar o cadastro no site sipac.ufpe.br, na aba "Assinantes Externos".
2. Após a realização, o PPGEE enviará um e-mail para "protocolo@ufpe.br" informando a pendência de autorização do respectivo usuário.
3. Para o cadastro de assinantes terceitizados ou aposentados, é necessária a comunicação junto à Divisão de Tecnologia da Informação por meio de ofício, e, neste caso, o PPGEE envia.
IMPORTANTE: sem as assinaturas na ata de defesa, o concluinte não depositará seu trabalho na Biblioteca.
Procedimentos após a defesa de dissertação ou tese
Após a defesa da dissertação ou tese, o docente orientador deve enviar para a Secretaria do PPGEE os pareceres da banca avaliadora. Dentro de um prazo máximo de 02 (dois) dias úteis, a Secretaria providenciará a geração da ata de defesa. A partir disso, todos os procedimentos de conclusão do curso, incluindo o procedimento de solicitação de diploma, devem ser executados pelo docente orientador, pelo discente e pela Secretaria do PPGEE conforme descrito no documento disponível neste link.