Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica - PPGEdumatec
EDUMATEC
SOBRE O PROGRAMA
O Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica tem por finalidade proporcionar ao estudante graduado um aprofundamento na área de Educação Matemática e Tecnológica, que lhe permita atingir alto padrão de competência matemática e técnico-profissional e desenvolver uma visão sólida e abrangente da Educação Matemática e Tecnológica, além de instrumentos didáticos eficientes que lhe permitam ligar esses conhecimentos à prática docente ou ao desenvolvimento de tecnologias educativas. Busca-se também oferecer, dentro da Universidade, ambiente e recursos adequados para que se desenvolva a investigação nas áreas de Educação Matemática e Tecnológica, mais especificamente relativa ao estudo dos fenômenos cognitivos, psicológicos, pedagógicos e didáticos ligados ao processo de ensino-aprendizagem da matemática e do uso de tecnologias na educação.
1. Didática da Matemática: Estudos relativos ao funcionamento da sala de aula de matemática buscando compreender os fenômenos didáticos relacionados ao ensino aprendizagem de matemática, para todos os níveis de ensino e para formação inicial e continuada do professor de matemática que irá atuar na educação básica.
Docentes:
- Iranete Maria da Silva Lima
- Jadilson Almeida
- Kátia Maria de Medeiros
- Marilene Rosa dos Santos
- Paula Baltar Bellemain
- Rosinalda Aurora de Melo Teles
2. Educação Tecnológica: Busca investigar as relações entre a comunicação e a educação; os artefatos tecnológicos (TV, Vídeo, Software, Internet) e a educação; as abordagens de ensino e de aprendizagem que se utilizam destes artefatos tecnológicos e o papel do professor, o aluno e o conteúdo de referência; e sobre a relação entre os programas de ensino on-line e ensino a distância e a avaliação destes programas.
Docentes:
- Ana Beatriz Gomes Pimenta de Carvalho
- Andiara Valentina Freitas e Lopes
- Cristine Martins Gomes de Gusmão
- Franck Gilbert René Bellemain
- Marcelo Sabbatini
- Patrícia Smith Cavalcante
- Sérgio Paulino Abranches
- Thelma Panerai Alves
3. Processos de Ensino Aprendizagem em Educação Matemática: Investigação sobre o desenvolvimento sócio-psicológico, sócio-cognitivo e epistemológico dos sujeitos considerando o processo de ensino aprendizagem da Matemática e das Ciências no âmbito da educação infantil, das séries iniciais do ensino fundamental e da Educação de Adultos.
Docentes:
- Ana Coelho Vieira Selva
- Carlos Eduardo Ferreira Monteiro
- Cristiane Azevêdo dos Santos Pessoa
- Gilda Lisbôa Guimarães
- Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão Santos
- Juliana Azevedo Montenegro
- Liliane Maria Teixeira Lima de Carvalho
Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica da UFPE
Centro de Educação\EDUMATECAvenida Acadêmico Hélio Ramos s/n, Cidade Universitária, Recife - PE CEP: 50670-901
edumatec@ufpe.br 81-2126.8952