Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA)
Sobre o Programa
O PPGA-UFPE tem como principal objetivo produzir e disseminar conhecimentos em antropologia, ao tempo em que forma profissionais com uma visão critica da realidade sociocultural. É composto pelo Curso de Mestrado, que oferece formação teórica e metodológica de base; e pelo Curso de Doutorado com vistas a desenvolver instrumentos aprofundados de pesquisa, promovendo formação intelectual e profissional mais sólida.

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Estágio

Disciplinas
Disciplinas
Código | Nome das Disciplinas Obrigatórias |
PGA-910 | História e Teoria Antropologica I (Mestrado e Doutorado) |
PGA-911 | Historia e Teoria Antropológica II (Mestrado e Doutorado) |
PGA-915 | Metodologia e Técnicas de Pesquisa Antropologica (Mestrado e Doutorado) |
PGA-916 | Seminário Avançado em História e Teoria Antropológica (Doutorado) |
PGA-917 | Seminario Avançado em Metodologia (Doutorado) |
Código | Nome das Disciplinas Eletivas |
PGA-921 | Antropologia da Religião |
PGA-920 | Antropologia Econômica |
PGA-942 | Antropologia da Saúde |
PGA-926 | Organização Social e Parentesco |
PGA-925 | Sistemas Simbólicos |
PGA-943 | Antropologia Indigena |
PGA-944 | Antropologia Linguística |
PGA-922 | Antropologia Política |
PGA-945 | Antropologia Urbana |
PGA-990 | Cultura e Cognição |
PGA-946 | Cultura Popular |
PGA-923 | Etnologia Brasileira |
PGA-949 | Sociedades Camponesas |
PGA-950 | Família e Gênero |
PGA-970 | Leituras Dirigidas |
PGA-981 | Seminários Temáticos 1 |
PGA-982 | Seminários Temáticos 2 |
PGA-983 | Seminários Temáticos 3 |
PGA-960 | Tópicos Especiais 1 |
PGA-961 | Tópicos Especiais 2 |
PGA-962 | Tópicos Especiais 3 |

Seleção
Seleção
Seleção Mestrado/Doutorado 2020/2021
Resultado final optantes e não optantes - mestrado
Respostas aos recursos da Etapa II - Mestrado
Resultado final optantes - doutorado
Resultado final não optantes - doutorado
Respostas aos recursos da Etapa II - Doutorado
Cronograma defesa de projeto de mestrado
Cronograma defesa de projeto de doutorado
Respostas aos recursos da I Etapa - Doutorado
Respostas aos recursos da I Etapa - Mestrado
Classificados projeto de mestrado pós recursos da I Etapa 2020/2021
Classificados projeto de doutorado pós recursos da I Etapa 2020/2021
Desclassificados mestrado pós recursos da I Etapa 2020/2021
Desclassificados doutorado pós recursos da I Etapa 2020/2021
Homologações inscrições PPGA 2020/2021
Anexos edital de mestrado 2020/2021
Modelo Projeto de pesquisa de Mestrado
Anexos edital de doutorado 2020/2021
Processo Seletivo Para Bolsista de Pós-Doutorado 2020
- Edital do Processso Seletivo Pós-Doutorado(Nova Retificação)
- Resultado Processo Seletivo Pós-Doutorado
Seleção Mestrado/Doutorado 2019/2020
- Edital de Mestrado
- Formulário Proposta de Projeto de Mestrado
- Nova Retificação Edital Mestrado 29/08/2019
- Edital de Doutorado
- Nova Retificação Edital Doutorado 03/09/2019
- Ficha de Inscrição
- Requerimento de Isenção
- Resultado Primeira Etapa Mestrado
- Resultado Primeira Etapa Doutorado
- Recurso Alexandra de Lima Cavalcanti
- Recurso Valcileide de Oliveira
- Recurso Clara Leolpodino
- Defesa de Projeto de Mestrado
- Defesa de Projeto de Doutorado
- Resultado Seleção Mestrado
- Resultado Seleção Doutorado
- Informação Importante !!! (Recursos)
- Resultado Final Seleção Mestrado (Após os Recursos)
- Resultado Recurso Demócrito José
- Resultado Recurso Elisângela Pereira
- Resultado Recurso Fagner José
- Resultado Recurso Flavius Vinícius
- Resultado Recurso Gabriel Góes
- Resultado Recurso Maria José
- Resultado Recurso Waldson de Souza
- Resultado Final Seleção Doutorado (Após os Recursos)
Seleção Mestrado/Doutorado 2018/2019
Notícias Notícias
- Antropologia
Imagens, Patrimônio, Museus e Contemporaneidade
A partir das dinâmicas da contemporaneidade, desenvolve análises sobre fenômenos e categorias como: consumo, globalização, migrações transnacionais, identidades, interculturalidade, direitos culturais, espaços e processos de musealização, performance, estética e arte; além de relações entre cultura, estado, poder e políticas de patrimônio. A circulação, econômica ou não, de objetos e de imagens, cujos critérios estéticos e performáticos desdobram-se para uma classificação como arte ou bens culturais, assim como os processos socioculturais de criatividade ritual e demais formas de expressão, se tornam experiências de percepção e de re-significação da contemporaneidade. Enfim, a interface entre turismo, políticas culturais e identidade implica em uma reflexão sobre os processos de comoditização.
Etnologia, Etnicidade e Processos Identitários
Desenvolve estudos etnográficos e teóricos a respeito da Etnologia dos povos indígenas nas Terras Baixas da América do Sul, grupos étnicos diferenciados e outras instanciações de identificações coletivas, tais como as “comunidades tradicionais” e as “comunidades quilombolas”. Entre os seus tópicos de pesquisa, destacam-se as relações interétnicas e o fenômeno da etnicidade em geral; o processo social de construção identitária e de territorialização; a organização sociocultural e política, e as distintividades socioculturais e cosmológicas. O campo político, onde estão inseridos os povos indígenas e as outras “comunidades”, com as tensões e conflitos presentes nos processos de disputas dentro de sociedades nacionais, tem recebido uma atenção especial.
Família, Gênero e Saúde
Desenvolve a produção e difusão de conhecimento sobre famílias, dinâmicas das unidades domésticas, gênero e/ou saúde, no campo e na cidade, em diálogo com o debate feminista. Atenta aos processos da organização social, suas tensões e desigualdades, especialmente nos temas de saúde, trabalho, migrações, sexualidade, geração, educação, direitos humanos, violência, raça e constituição das subjetividades. As investigações consideram as interseções entre classe, geração, raça, etnia, orientação sexual, desvendando novas facetas na constituição do poder por meio das produções de significados culturais. Promove o debate sobre a dialética natureza-cultura, a partir dos enfoques feminista e antropológico.
Religião, Sociedade e Cultura:
Desenvolve pesquisas sobre as diferentes religiosidades, suas práticas e crenças. Propõe-se a contribuir com debates recentes, sobretudo, no campo da fenomenologia e da cosmologia, articulando com questões como experiência, emoções, corpo, ritualidades, performance, materialidade, moralidades. Promove discussões teórico-metodológicas que envolvem o fazer antropológico e a experiências/práticas/subjetividades dos sujeitos envolvidos no fazer etnográfica. Desenvolve ainda reflexões sobre aspectos organizacionais, políticos e econômicos das religiões, salientando a ligação delas com normas culturais e com a estruturação e processos de mudanças na sociedade global.
Poder, Desigualdade e Educação:
O objetivo principal desta linha de pesquisa é combinar os olhares para diferenças e desigualdades, articuladas principalmente por pesquisas vinculadas a subáreas como a Antropologia Política, Antropologia Jurídica, Antropologia do Desenvolvimento e Antropologia da Educação, tendo em vista a pluralidade e desigualdades características das sociedades pós-coloniais. Atenção especial é dada à atuação do estado, seus órgãos e instituições, bem como a processos e estruturas nos contextos em que são articulados poderes políticos e desigualdades sociais. Há interesse em questões relacionadas a corrupção, poderes, direitos e empreendimentos locais, regionais e globais, projetos e programas de desenvolvimento, correlações entre questões ou práticas educacionais e diferenças e/ou desigualdades, seus deslocamentos, entrecruzamentos e/ou interseccionalidades.
Núcleos, Laboratórios e Observatórios:
FAGES - Núcleo de Família, Gênero e Sexualidade
Grupo multidisciplinar que realiza pesquisa, ações, cursos, capacitações e assessorias, contribuindo para o conhecimento e promoção dos direitos múltiplos da população em relação a estes temas. Forma-se, a partir do grupo "A Família no Nordeste", fundado em 1983, e da incorporação das linhas de "gênero" e "sexualidade", mudando o seu nome para FAGES nos anos noventa. As suas linhas de pesquisa incluem 1) Estudos de Família e Parentesco, 2) Estudos de Gênero, 3) Estudos de Sexualidade, 4) Estudos sobre Equidade e Desenvolvimento, 5) Estudos de Saúde; 6) Antropologia da educação, interseccionalidades e desigualdades, e 7) naturezas, técnicas, culturas.
GEAD – Grupo de Pesquisa Educação, Alteridades e Desigualdades
Propõe-se a refletir sobre o diálogo entre Antropologia e Educação, promovendo discussões, cursos, ações, capacitações e assessorias que contribuam para o conhecimento antropológico e a promoção de direitos humanos a partir das correlações entre questões ou práticas educacionais e diferenças e/ou desigualdades de gênero, sexualidade, raça, etnia, geração, idade, e outros marcadores, seus deslocamentos, entrecruzamentos e/ou interseccionalidades. O ensino de Antropologia e os processos de ensino-aprendizagem são alguns dos temas importantes para este debate. Linhas de pesquisa: a) Gênero, feminismo e educação; b) educação indígena; c) interculturalidade e educação; d) ensino de antropologia e formação de professores.
LAV – Laboratório de Antropologia Visual
O Laboratório de Antropologia visual, LAV, criado em 1999, inicialmente como parte do Núcleo de Imagem e Som & Ciências Humanas do CFCH da UFPE, tem por objetivo principal agrupar pesquisadores que atuam no campo da antropologia visual em suas produções audiovisuais, apoiando as atividades docentes das disciplinas vinculadas ao LAV e possibilitando o debate acadêmico nesse campo disciplinar.
LECC – Laboratório de Estudos Avançados de Cultura Contemporânea
Desenvolve pesquisas e ferramentas de reflexão sobre os fenômenos e processos de mutações aceleradas que vêm atravessando a sociedade e cultura brasileira. A força centrífuga da globalização, orientada tanto pela economia de mercado como pelas novas tecnologias, tem favorecido a emergência de novos atores sociais, fronteiras transculturais, deslocamentos, estilos de vida, formas de sociabilidade que convivem com configurações histórico-culturais diversas. As pesquisas e discussões desenvolvidas pretendem centrar-se na abordagem teórica da crescente complexidade das sociedades contemporâneas. A pluralidade de enfoques, enquanto estratégia metodológica, é uma das exigências fundamentais do seu caráter multifacetário.
NEPE – Núcleo de Etnologia e Etnicidade de Pernambuco
Fundado em 1990, dentro de uma perspectiva interdisciplinar, objetiva promover a discussão sobre os temas da identidade, etnicidade, relações interétnicas, e racialidade, tanto quanto da Etnologia dos povos indígenas das Terras Baixas da América do Sul e da antropologia mais geral de “comunidades tradicionais”. Suas iniciativas têm subsidiado a produção de conhecimento nas áreas da antropologia dos povos indígenas, etnologia brasileira, etnohistória, direito dos povos indígenas e “comunidades tradicionais”, antropologia das populações afro-brasileiras e minorias étnicas. No campo da educação, da memória, da saúde e do direito, promove o diálogo entre pesquisa e extensão universitária.
NERP – Núcleo de Estudo das Religiões Populares
O NERP é um dos núcleos fundadores do PPGA, tendo seu início em 1977, sob a liderança dos Professores Roberto Motta e René Ribeiro. Tem por objetivo promover e desenvolver pesquisas e debates sobre os fenômenos religiosos e seus correlatos, numa perspectiva sócio-antropológica. Estrutura-se nas seguintes linhas de pesquisa: 1. Religião, Cultura e Identidade; 2. Religião e Desenvolvimento; 3. Religião e Migração; 4. Religiões Afro-Brasileiras e Inserção Social; 5. Sócio-Antropologia do Protestantismo Brasileiro; 6. Transformações do Catolicismo: Liberação e Carisma.
OBSERVAMUS – Observatório de Museus, Imagem e Patrimônio
É um espaço de estudos, pesquisas e debates, interdisciplinar e interinstitucional, sobre questões e problemas relacionados aos processos de musealização, valorização, difusão e preservação de patrimônios culturais em suas múltiplas dimensões: usos sociais, apropriações, políticas, práticas e metodologias. Objetiva ainda ampliar o debate sobre museus e patrimônios nos campos das políticas públicas de culturas, da cadeia produtiva da cultura e da gestão de bens culturais. Para tanto, propõe atividades sistemáticas por meio de fóruns, conferências, cursos, pesquisas, exposições e publicações que promovam o diálogo entre os diversos pesquisadores que se dedicam a esses campos temáticos.
OCRE – Observatório de Cultura, Religião e Emoções
O Observatório de Cultura, Religiosidades e Emoções é a realização de um projeto conjunto entre a professora Roberta Campos, demais pesquisadores e seus estudantes de pós-graduação e graduação. O OCRE está ancorado no LECC do PPGA da UFPE. A proposta do OCRE é a investigação sócio-antropológica das religiosidades na sua interface com a cultura e as emoções. Neste âmbito, destacam-se a dimensão corporal, material, territorial e temporal das religiões. Seus eixos investigativos: Homem-natureza-sagrado; Secular e religioso/ciência e religião/ciência e política; Religião, ética e moral; Religião, corpo e emoções; Sócio-historiografia da antropologia da religião no Brasil.
O Catálogo de Teses & Dissertações do PPGA é uma plataforma que armazena todas as Dissertações e Teses defendidas no PPGA, desde 1981 até o momento atual. São mais de 380 Dissertações e 70 Teses disponíveis para consulta e download. O Catálogo possui ainda uma ferramenta de busca que acessa todo o acervo, podendo ser realizada através de: Palavras-chave, Autor, Título, Orientador.
CALENDÁRIO E HORÁRIO DE OFERTA DE DISCIPLINAS – PPGA – 2021.1
| H/A | Curso | 2ª feira | 3ª feira | 4ª feira | 5ª feira | 6ª feira | Professor |
Disciplinas Obrigatórias | ||||||||
PGA-910 – História e Teoria Antropologica I | 60 | D/M |
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| 14h00-17h00 |
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| Hugo Menezes |
PGA – 915 – Métodos e técnicas de Pesquisa | 60 | D/M |
| 14h00-17h00 |
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| Antônio Motta |
PGA-911 – História e Teoria Antropológica II | 60 | D/M |
| 09h00-12h00 |
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| Peter Schröder |
PGA – 916 – Seminários Avançados em Antropologia | 60 | D/M |
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| 08h00-11h00 |
| Mísia Reesink |
Disciplinas Eletivas | ||||||||
PGA-960 Tópicos Especiais 1.* Tema: Modernismo, identidade nacional e cultura popular. | 60 | D/M |
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| 14h00-17h00 |
| Carlos Sandroni |
PGA-961 Tópicos Especiais 2.* Tema: Antropologia Urbana. | 60 | D/M | 14h00-17h00 |
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| Francisco Sá Barreto e Roberto Efrem Filho |
PGA- 962 Tópicos Especiais 3.* Tema: Antropologia e Ecologia Politica. | 60 | D/M |
|
| 09h00-12h00 |
|
| Pedro Silveira e Vânia Fialho |
*Não pode haver choques de horário entre disciplinas cursadas no PPGA e estágio docência. * Os encontros serão marcados previamente em acordo entre docente e discentes matriculados. |
Os alunos que encerraram as disciplinas eletivas e obrigatórias e já obtiveram os 24 créditos exigidos para o mestrado e os 36 créditos exigidos para o doutorado deverão se matricular nas disciplinas de orientação no período de matrículas em disciplinas de .
Disciplinas de orientação do 1º semestre – Mestrado | Disciplinas de orientação do 1º semestre - Doutorado | |||||||
Disciplina | H/A | Curso | Professor | Disciplinas | H/A | Curso | Professor | |
PGA 964 - Seminário de pesquisa 1 (para alunos do 1º semestre do 2º ano) | 30 | M | Orientador | PGA 965 – Seminário de Pesquisa 2 (p/ alunos 1º semestre do 3º ano) | 30 | D | Orientador | |
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| PGA 9 68 – Seminário de tese 1 (p/ alunos 1º semestre do 4ª ano) | 30 | D | Orientador | |
Legenda: (D – Doutorado / M – Mestrado); (H/A – Hora aula)
Aos alunos do PPGA é obrigatória a participação sem créditos em atividades promovidas pelo PPGA.
Cronograma de matrícula:
Importante:
Alunos de outras pós/ ouvintes / especiais não poderão se matricular nas disciplinas de orientação.
Início de aulas: a partir do 05.04.2021.
As matrículas são realizadas online através do SIGAA.
OBS: Os dias e horários das disciplinas ainda podem sofrer alterações, a critério da Coordenação do PPGA.
Para solicitar declarações, históricos e demais documentos preencha o formulário através do link abaixo:
Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Departamento de Antropologia e MuseologiaRua Acadêmico Hélio Ramos - s/n - 13º andar Cidade Universitária - Recife, PE - Brasil CEP: 50.670-901
antropologiappgaufpe@gmail.com (81)2126-8286/8282