Destaques Destaques

Voltar

Informativo UFPE 2 | Covid-19

Resultados parciais de Ações de Pesquisa desenvolvidas no âmbito do Projeto Institucional de Ações para o Enfrentamento da Covid-19 e do Edital Propesq nº 06/2020 - Edital emergencial de credenciamento e fomento de projetos, visando ações para o diagnóstico e prevenção da Covid-19.

APRESENTAÇÃO: Com projetos em diversas áreas do conhecimento, a UFPE vira modelo de eficiência no enfrentamento da COVID-19

 

No final de dezembro de 2019, as autoridades chinesas de saúde relataram à OMS a ocorrência de um surto de pneumonia na cidade de Wuhan, na província de Hubei. A doença, posteriormente denominada de Coronavírus-19 – COVID-19, pode evoluir para Síndrome Respiratória Aguda Grave. O agente causador desta doença foi reconhecido, graças ao sequenciamento do seu genoma, como sendo um novo coronavírus, denominado de SARS-CoV-2 (família Coronaviridae, gênero Betacoronavirus). Comumente associados a infecções respiratórias agudas em humanos, os coronavírus podem infectar várias espécies de vertebrados. Pelo menos seis coronavírus são relatados como causadores de síndromes respiratórias em humanos, destacando-se os agentes etiológicos da síndrome respiratória aguda grave (SARS-CoV) e da síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS-CoV).

Embora o modo de transmissão seja o princípio central da epidemiologia das doenças infecciosas, o mecanismo da transmissão do novo coronavírus ainda permanece desconhecido. Até o momento, 16.540.137 casos da COVID-19 e 655.300 óbitos foram confirmados em 188 países/regiões. No Brasil, foram registrados até esta mesma data 2.442.375 e 87.618 casos e óbitos, respectivamente, em todos os Estados da Federação.

Em Pernambuco, por sua vez, foram oficialmente registrados, até o presente momento, 89.132 casos e 6.376 óbitos, distribuídos em todos os seus municípios, inclusive em Fernando de Noronha. Diante do forte impacto da pandemia na saúde pública e economia pernambucanas, a UFPE deflagrou uma mobilização sem precedentes da sua comunidade acadêmica, com o intuito de gerar, no menor intervalo de tempo possível, informações, produtos e processos que servissem para o delineamento de estratégias de controle da COVID-19 cientificamente embasadas e condizentes com a gravidade da doença.

Para viabilizar a execução das dezenas de projetos formulados pelos seus pesquisadores, a instituição firmou parcerias com diversos órgãos públicos e privados, a exemplo do Ministério Público do Trabalho de Pernambuco e do Ministério da Educação. Os frutos deste enorme esforço coletivo têm se materializado diariamente através da divulgação dos resultados das pesquisas de ponta que estão sendo conduzidas na UFPE, fazendo da instituição o principal centro investigativo da COVID19 na Região Nordeste. 

 

Clique aqui para ler o informativo na íntegra. 

Data da última modificação: 12/08/2020, 18:23